27-11-2014, 07:45
Bom dia, eu também tinha duvidas sobre quem acontece com a corrente com carga e sem carga, o seja se fazemos a regulagem assim como recomendado no manual (35-45 mm de folga) sem carga, depois carregar a moto, quanto esta folga pode mudar. Então fiz uma simulação replicando a geometria da cinemática da suspensão traseira.
O objetivo era ver como muda a distancia entre o eixo da coroa e o eixo do pinhão da corrente, isso determina a variação de folga da corrente respeito a regulagem inicial.
Fiz o calculo teórico baseado sobre os dados geométricos que medi diretamente na moto e verificai resultados fazendo a simulação do sistema utilizando um CAD 3D. Resulta que a variação da distancia do eixo da coroa respeito o eixo do pinhão (no setor determinado do curso da suspensão, pegando como referencia a linha que conecta o fulcro do garfo com o eixo do pinhão), varia de -0,61 mm e – 1,18 mm (!), esta distancia atinge o valor máximo quando o eixo do pinhão, o fulcro e o eixo da coroa são alinhados. A conseguinte variação de folga da corrente è imperceptível.
Então, o assunto de medir a folga com carga ou sem carga, è nada mas que uma lenda metropolitana.
O objetivo era ver como muda a distancia entre o eixo da coroa e o eixo do pinhão da corrente, isso determina a variação de folga da corrente respeito a regulagem inicial.
Fiz o calculo teórico baseado sobre os dados geométricos que medi diretamente na moto e verificai resultados fazendo a simulação do sistema utilizando um CAD 3D. Resulta que a variação da distancia do eixo da coroa respeito o eixo do pinhão (no setor determinado do curso da suspensão, pegando como referencia a linha que conecta o fulcro do garfo com o eixo do pinhão), varia de -0,61 mm e – 1,18 mm (!), esta distancia atinge o valor máximo quando o eixo do pinhão, o fulcro e o eixo da coroa são alinhados. A conseguinte variação de folga da corrente è imperceptível.
Então, o assunto de medir a folga com carga ou sem carga, è nada mas que uma lenda metropolitana.