06-12-2014, 15:52
Ao contrário dos pneus sem câmara, nos quais todas as vezes que se troca o pneu é praxe (eu diria obrigatório) trocar a válvula também, a mesma coisa não acontece com as câmaras de ar, que normalmente são muito duráveis.
Como regra geral, eu faço o seguinte com pneus com câmara:
- Prazo máximo para troca das câmaras de ar ==> na 2a troca de pneu
- Se já houve algum furo durante a vida útil da câmara ==> troco a câmara, no máximo, na próxima troca de pneu (na verdade eu procuro trocar a câmara o mais rápido possível, embora um bom conserto/vulcanizaÇào não traga riscos maiores do que um provável desbalanceamento)
Recomendo também uma inspeção detalhada no corpo inteiro da câmara de ar, no momento da troca do pneu, inflando-a, para então identificar possíveis locais de elasticidade não homogênea (um caroço vai aparecer ) ou locais onde possívelmente a borracha já possa estar apresentando as primeiras "rachaduras". Se a câmara tiver "costura", é também importantíssimo segui-la em toda a circunferência durante a inspeção. E, por fim, outro ítem de extrema importância é inspecionar o corpo da válvula - este, pode sofrer cortes / rachaduras se por acaso o conjunto andou alguma vez com pressão baixa, pois ficará se movimentando no furo da roda e também a válvula propriamente dita - peça ao borracheiro para retirá-la (desaparafusando-a com a ferramenta adequada) para ver se ela está inteira ou se o anel de vedação - que é colorido - por casualidade não está deteriorado, afinal de contas, é este anel que garante a vedação.
Finalmente, olhe com atenção o furo da roda onde fica a válvula - por dentro e por fora, para identificar possíveis pontos de ferrugem, pois por ali pode entrar sujeira, areia, etc.
Como regra geral, eu faço o seguinte com pneus com câmara:
- Prazo máximo para troca das câmaras de ar ==> na 2a troca de pneu
- Se já houve algum furo durante a vida útil da câmara ==> troco a câmara, no máximo, na próxima troca de pneu (na verdade eu procuro trocar a câmara o mais rápido possível, embora um bom conserto/vulcanizaÇào não traga riscos maiores do que um provável desbalanceamento)
Recomendo também uma inspeção detalhada no corpo inteiro da câmara de ar, no momento da troca do pneu, inflando-a, para então identificar possíveis locais de elasticidade não homogênea (um caroço vai aparecer ) ou locais onde possívelmente a borracha já possa estar apresentando as primeiras "rachaduras". Se a câmara tiver "costura", é também importantíssimo segui-la em toda a circunferência durante a inspeção. E, por fim, outro ítem de extrema importância é inspecionar o corpo da válvula - este, pode sofrer cortes / rachaduras se por acaso o conjunto andou alguma vez com pressão baixa, pois ficará se movimentando no furo da roda e também a válvula propriamente dita - peça ao borracheiro para retirá-la (desaparafusando-a com a ferramenta adequada) para ver se ela está inteira ou se o anel de vedação - que é colorido - por casualidade não está deteriorado, afinal de contas, é este anel que garante a vedação.
Finalmente, olhe com atenção o furo da roda onde fica a válvula - por dentro e por fora, para identificar possíveis pontos de ferrugem, pois por ali pode entrar sujeira, areia, etc.