07-04-2015, 12:03
Na verdade a BMW recomenda gasolina com etanol max.10% e se a gente deveria seguir esta recomendação deveria ira abastecer na Argentina.
Sobre o assunto que o motor da BMW é um motor de baixa compressão não concordo, a relação de compressão 12/1 não é estrema mas não pode ser considerada baixa.
O etanol tem um n° de octanagem 113 então aumenta o poder antidetonante do combustível, o problema do etanol então não è isso.
O problema maior do etanol e que tem um poder calorífico de 5.950 Kcal/Kg contra 10.370 Kcal/Kg da gasolina, então se misturamos 10% de volume de etanol na gasolina, considerando o peso especifico, vamos obter um poder calorífico de 7.669 Kcal/litro (atenção pra litro, não pra kg), com a gasolina pura esse poder seria 7.985, enfim com 27% de etanol vamos obter 7.132 Kcal/litro, o seja uma redução de poder calorífico de 537 Kcal/litro (-7%) respeito ao valor obtido com 10% de etanol (que pegamos como referencia sendo esse valor o máximo recomendado pela BMW e provavelmente utilizado pra medir a potencia), isso se traduz em uma redução de potencia e um aumento de consumo equivalente.
Depois, o etanol è corrosivo, sobretudo se o combustível entra em contacto com peças em magnésio e isso pode comportar problemas a longo prazo na bomba e no sistema se alimentação. Certo que o motor funciona, mas alguém sabe algo sobre a durabilidade a longo prazo? Depois acontecer o aumento de % de etanol de 25 a 27% a revista Motociclismo perguntou aos departimento de engenharia de BMW, Triumph e outras se este aumento da % de etanol pode ter efeito, a responsa foi que ainda não se sabe e estão pesquisando sobre o assunto.
Certo que também em África o motor funciona, a gasolina pode ter areia (mas isso se pode filtrar), com certeza na África a gasolina è mas pura daquela brasileira porque è roubada diretamente do cano da refinaria e não è adulterada com água que lá e mas preciosa da gasolina. Depois quem faz um raid africano se importa com a durabilidade do motor?
Isso e que eu penso, simplesmente gostaria pagar gasolina pra abastecer com gasolina e não com uma mistura de gasolina, álcool, água e aditivos.
Saludes a todos
Sobre o assunto que o motor da BMW é um motor de baixa compressão não concordo, a relação de compressão 12/1 não é estrema mas não pode ser considerada baixa.
O etanol tem um n° de octanagem 113 então aumenta o poder antidetonante do combustível, o problema do etanol então não è isso.
O problema maior do etanol e que tem um poder calorífico de 5.950 Kcal/Kg contra 10.370 Kcal/Kg da gasolina, então se misturamos 10% de volume de etanol na gasolina, considerando o peso especifico, vamos obter um poder calorífico de 7.669 Kcal/litro (atenção pra litro, não pra kg), com a gasolina pura esse poder seria 7.985, enfim com 27% de etanol vamos obter 7.132 Kcal/litro, o seja uma redução de poder calorífico de 537 Kcal/litro (-7%) respeito ao valor obtido com 10% de etanol (que pegamos como referencia sendo esse valor o máximo recomendado pela BMW e provavelmente utilizado pra medir a potencia), isso se traduz em uma redução de potencia e um aumento de consumo equivalente.
Depois, o etanol è corrosivo, sobretudo se o combustível entra em contacto com peças em magnésio e isso pode comportar problemas a longo prazo na bomba e no sistema se alimentação. Certo que o motor funciona, mas alguém sabe algo sobre a durabilidade a longo prazo? Depois acontecer o aumento de % de etanol de 25 a 27% a revista Motociclismo perguntou aos departimento de engenharia de BMW, Triumph e outras se este aumento da % de etanol pode ter efeito, a responsa foi que ainda não se sabe e estão pesquisando sobre o assunto.
Certo que também em África o motor funciona, a gasolina pode ter areia (mas isso se pode filtrar), com certeza na África a gasolina è mas pura daquela brasileira porque è roubada diretamente do cano da refinaria e não è adulterada com água que lá e mas preciosa da gasolina. Depois quem faz um raid africano se importa com a durabilidade do motor?
Isso e que eu penso, simplesmente gostaria pagar gasolina pra abastecer com gasolina e não com uma mistura de gasolina, álcool, água e aditivos.
Saludes a todos