21-04-2015, 00:33
É o seguinte: de 2008 a 2009 no manual das bmw f800r era especificado o oleo 10w40 ou 15w40 mesmo sendo ele mineral (motul 5000 por exemplo)
[ATTACH=CONFIG]7134[/ATTACH]
Já de 2010 a 2011 no manual retiraram a especificação de óleo mineral mantendo apenas o com base sintética ou sintético puro ainda 10w40 ou 15w40 (motul 5100 e mutul 7100)
[ATTACH=CONFIG]7133[/ATTACH]
O problema começou qdo a BMW começou a comercializar suas motos em países tropicais como o Brasil que em dias quentes chega a 42 Graus. Nestes casos o óleo muito fino não era muito eficaz... então nos manuais la fora a partir de 2012 a especificação geral passou a ser 15w50 para todas as motos com exceção de alguns modelos 4cc como S1000RR.
BMWHighPerformanceOil-2.jpg (Tamanho: 45.65 KB / Downloads: 154)
Resumindo: se você mora no brasil não hesite em colocar o Motul 5100 15w50! Eu particularmente troco oleo com 4k e filtro com 8k (ficando dentro do limite especificado no manual q seria 5k e 10k). Uso filtro k&n (que particularmente achei ter um fluxo melhor que o original para o oleo 15w50) que parece ter reduzido bastante o barulho "tec tec tec" característico do motor rotax.
E ainda sobre o motul 7100 penso o seguinte: se for pra gastar 90 reais neste óleo então gastaria logo 98 no 300v. O que na verdade não vale a pena nenhum e nem o outro. Usando o 5100 já é o suficiente.
[ATTACH=CONFIG]7134[/ATTACH]
Já de 2010 a 2011 no manual retiraram a especificação de óleo mineral mantendo apenas o com base sintética ou sintético puro ainda 10w40 ou 15w40 (motul 5100 e mutul 7100)
[ATTACH=CONFIG]7133[/ATTACH]
O problema começou qdo a BMW começou a comercializar suas motos em países tropicais como o Brasil que em dias quentes chega a 42 Graus. Nestes casos o óleo muito fino não era muito eficaz... então nos manuais la fora a partir de 2012 a especificação geral passou a ser 15w50 para todas as motos com exceção de alguns modelos 4cc como S1000RR.

Resumindo: se você mora no brasil não hesite em colocar o Motul 5100 15w50! Eu particularmente troco oleo com 4k e filtro com 8k (ficando dentro do limite especificado no manual q seria 5k e 10k). Uso filtro k&n (que particularmente achei ter um fluxo melhor que o original para o oleo 15w50) que parece ter reduzido bastante o barulho "tec tec tec" característico do motor rotax.
E ainda sobre o motul 7100 penso o seguinte: se for pra gastar 90 reais neste óleo então gastaria logo 98 no 300v. O que na verdade não vale a pena nenhum e nem o outro. Usando o 5100 já é o suficiente.