O maior problema não é falta de altura. Tenho 1,72 e nunca tive problema com moto alta, inclusive com moto de trilha bem mais alta que as gs, mesmo porque quando uma moto com mais de 200 kg deita, dificilmente dá para segurar em uma perna.
Quando a moto está andando, o problema de pender é anulado pela giroscópica (as rodas girando suas massas geram forças angulares que mantêm as rodas em pé. Rodas que nesse estado seguram o resto da massa moto/piloto/atrito ar. Observe que apesar de parecer, quando se faz uma curva não se pende a moto, mas se tira a roda dianteira de seu equilíbrio giroscópico (vide contraesterço) fazendo com que a moto penda para dentro da curva, mesmo que você não perceba isso e pense que fez força para a moto pender, pois na realidade você pendeu a moto para virar a roda dianteira para o lado contrário da curva, ou seja, empurrou a alavanca do jeito mais difícil e menos controlável).
O que realmente resolve o problema de cair parado/parando é ter habilidade em manter a moto no eixo e rapidez para deslocar o corpo para o lado de escora (técnica da meia-bunda). Imagino que para pessoas mais altas seja um pouco mais fácil, pois podem manter os dois pés no chão, não havendo necessidade de escolher o lado, mas só funciona bem no início do desequilíbrio.
Eu jamais mudaria uma suspensão de uma moto BMW. Outro dia um amigo fez o tal serviço de tunagem na suspensão da MX e quebrou os dois pulsos quando ela deu no fundo no salto.
Quando a moto está andando, o problema de pender é anulado pela giroscópica (as rodas girando suas massas geram forças angulares que mantêm as rodas em pé. Rodas que nesse estado seguram o resto da massa moto/piloto/atrito ar. Observe que apesar de parecer, quando se faz uma curva não se pende a moto, mas se tira a roda dianteira de seu equilíbrio giroscópico (vide contraesterço) fazendo com que a moto penda para dentro da curva, mesmo que você não perceba isso e pense que fez força para a moto pender, pois na realidade você pendeu a moto para virar a roda dianteira para o lado contrário da curva, ou seja, empurrou a alavanca do jeito mais difícil e menos controlável).
O que realmente resolve o problema de cair parado/parando é ter habilidade em manter a moto no eixo e rapidez para deslocar o corpo para o lado de escora (técnica da meia-bunda). Imagino que para pessoas mais altas seja um pouco mais fácil, pois podem manter os dois pés no chão, não havendo necessidade de escolher o lado, mas só funciona bem no início do desequilíbrio.
Eu jamais mudaria uma suspensão de uma moto BMW. Outro dia um amigo fez o tal serviço de tunagem na suspensão da MX e quebrou os dois pulsos quando ela deu no fundo no salto.
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