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Vacuômetros para sincronização de corpos injetores
#1
All,

Os motores de 2 ou mais cilindros possuem corpos injetores ou carburadres para cada cilindro. Existem motores de 1 cilindro e 2 carburadores, por exemplo o caso da F650GS com motor Rotax austríaco.

Para que o motor funcione corretamente, é imprescindível que os corpos injetores estejam com suas borboletas sincronizadas e injetando a mesma quantidade de ar e combustível.
A posição de abertura da borboleta determina a vazão de ar que entrará no cilindro. O TPS está montado no eixo da borboleta e ao se movimentar a borboleta, o TPS manda um sinal elétrico para a ZFE do motor, que determina a quantidade exata de combustível a ser injetada naquele corpo injetor.

Para manter esse sincronismo entre cilindros é necessário verificar e ajustar as borboletas e para isso é necessário ter-se Vacuômetros para aferição das vazões. Isso se faz indiretamente medindo-se o vácuo em cada corpo injetor e comparando os cilindros entre eles.

Resolví fazer o meu e a relação de materiais segue abaixo com os preços:

- Vacuômetro Salvi Casagrande, faixa de <-1,0bar a 0,0bar>, mostrador de aço carbono diâmetro 63mm com flange - R$84,00 cada
- Válvula de agulha diâmetro 1/4" BSP x espigão 1/4" - R$20,00 cada (Mercado Livre)
- Tubo de silicone diâmetro 1/4" 2 pedaços 1,0 metro - R$10,00 / metro
- Caixa de MDF 31cm x 28cm x 9,5cm - R$24,00 ( Artefatos de madeira Suely)

A válvula de agulha funciona como amortecedor de oscilações de pressão, a vazão de ar em qualquer regime de rotação pulsa dentro do venturi de ar.

Devemos conectar os tubos de silicone nos pontos de tomada de pressão nos corpos injetores como mostrado na foto abaixo:

Corpo injetor direito
[ATTACH=CONFIG]11083[/ATTACH]

1-retirar a tampa de borracha 2-conectar a mangueira do vacuômetro

Modo de verificação:

Deve-se ter o motor na temperatura de funcionamento normal.
- conectar as mangueiras aos pontos de tomada de pressão e dar partida no motor.
- ainda em marcha lenta, abrir devagar as válvulas de agulha até que os ponteiros comecem a oscilar, feche um pouco até a oscilação desaparecer.
- acelerar devagar até 1400 - 1800rpm e fazer as leituras de vácuo. Não deve haver diferença maior que 15mbar entre os cilindros.
- acelerar até 2.500rpm e verificar se as pressões são iguais.
- caso haja diferença maiores que 15mbar entre cilindros, deve-se fazer o ajuste na regulagem do comprimento de cabo do corpo injetor que tenha vácuo maior. Este ajuste deve ser feito com cuidado, pois é sensível.
- depois que as pressões estejam iguais nos dois vacuômetros, apertar as porcas com cuidado e verificando se não movimentou o cabo e as pressões permanecem iguais.
- desligar o motor, retirar as mangueiras e recolocar as tampas de borracha.

Abaixo fotos e detalhes do equipamento:

[ATTACH=CONFIG]11084[/ATTACH]

[ATTACH=CONFIG]11085[/ATTACH]

[ATTACH=CONFIG]11086[/ATTACH]

[ATTACH=CONFIG]11087[/ATTACH]


Para motores de 3 ou 4 cilindros, deve-se ter 1 vacuômetro para cada cilindro.


Arquivo(s) anexado(s)
.jpg   Corpo injetor direito.JPG (Tamanho: 28.43 KB / Downloads: 53)
.jpg   V1.JPG (Tamanho: 33.38 KB / Downloads: 50)
.jpg   V2.JPG (Tamanho: 30.41 KB / Downloads: 50)
.jpg   V3.JPG (Tamanho: 33.31 KB / Downloads: 49)
.jpg   V4.jpg (Tamanho: 33.24 KB / Downloads: 49)
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
#2
Gnegraes Escreveu:All,

Os motores de 2 ou mais cilindros possuem corpos injetores ou carburadres para cada cilindro. Existem motores de 1 cilindro e 2 carburadores, por exemplo o caso da F650GS com motor Rotax austríaco.

Para que o motor funcione corretamente, é imprescindível que os corpos injetores estejam com suas borboletas sincronizadas e injetando a mesma quantidade de ar e combustível.
A posição de abertura da borboleta determina a vazão de ar que entrará no cilindro. O TPS está montado no eixo da borboleta e ao se movimentar a borboleta, o TPS manda um sinal elétrico para a ZFE do motor, que determina a quantidade exata de combustível a ser injetada naquele corpo injetor.

Para manter esse sincronismo entre cilindros é necessário verificar e ajustar as borboletas e para isso é necessário ter-se Vacuômetros para aferição das vazões. Isso se faz indiretamente medindo-se o vácuo em cada corpo injetor e comparando os cilindros entre eles.

Resolví fazer o meu e a relação de materiais segue abaixo com os preços:

- Vacuômetro Salvi Casagrande, faixa de <-1,0bar a 0,0bar>, mostrador de aço carbono diâmetro 63mm com flange - R$84,00 cada
- Válvula de agulha diâmetro 1/4" BSP x espigão 1/4" - R$20,00 cada (Mercado Livre)
- Tubo de silicone diâmetro 1/4" 2 pedaços 1,0 metro - R$10,00 / metro
- Caixa de MDF 31cm x 28cm x 9,5cm - R$24,00 ( Artefatos de madeira Suely)

A válvula de agulha funciona como amortecedor de oscilações de pressão, a vazão de ar em qualquer regime de rotação pulsa dentro do venturi de ar.

Devemos conectar os tubos de silicone nos pontos de tomada de pressão nos corpos injetores como mostrado na foto abaixo:

Corpo injetor direito
[ATTACH=CONFIG]11083[/ATTACH]

1-retirar a tampa de borracha 2-conectar a mangueira do vacuômetro

Modo de verificação:

Deve-se ter o motor na temperatura de funcionamento normal.
- conectar as mangueiras aos pontos de tomada de pressão e dar partida no motor.
- ainda em marcha lenta, abrir devagar as válvulas de agulha até que os ponteiros comecem a oscilar, feche um pouco até a oscilação desaparecer.
- acelerar devagar até 1400 - 1800rpm e fazer as leituras de vácuo. Não deve haver diferença maior que 15mbar entre os cilindros.
- acelerar até 2.500rpm e verificar se as pressões são iguais.
- caso haja diferença maiores que 15mbar entre cilindros, deve-se fazer o ajuste na regulagem do comprimento de cabo do corpo injetor que tenha vácuo maior. Este ajuste deve ser feito com cuidado, pois é sensível.
- depois que as pressões estejam iguais nos dois vacuômetros, apertar as porcas com cuidado e verificando se não movimentou o cabo e as pressões permanecem iguais.
- desligar o motor, retirar as mangueiras e recolocar as tampas de borracha.

Abaixo fotos e detalhes do equipamento:

Para motores de 3 ou 4 cilindros, deve-se ter 1 vacuômetro para cada cilindro.
Parabéns, belo trabalho, ficou muito bom.

Eraldo Telles

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#3
Muito bom o trabalho, mas, no caso de acelerador eletrônico ou sem fio como proceder a regulagem?
É o caso das LC....

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#4
Reiner Escreveu:Muito bom o trabalho, mas, no caso de acelerador eletrônico ou sem fio como proceder a regulagem?
É o caso das LC....

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Reiner,

Acho que os corpos injetores das LCs possuem um servomotor para atuar na borboleta.
Talvez o scanner GS911 faça o reset de posição e faça o ajuste, assim como faz com os TPSs.
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#5
Gnegraes Escreveu:Reiner,

Acho que os corpos injetores das LCs possuem um servomotor para atuar na borboleta.
Talvez o scanner GS911 faça o reset de posição e faça o ajuste, assim como faz com os TPSs.
Sim com certeza a Ecu gerência tudo e se houver alguma coisa fora do padrão acende um alerta e funciona em modo de segurança, aí o scanner acusa a falha, se for apenas um erro, a proxima partida vai zerar as memórias e volta ao início de fabrica. Se persistir o erro acende um alerta no painel.

Eraldo Telles


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#6
Eraldo Tel Escreveu:Sim com certeza a Ecu gerência tudo e se houver alguma coisa fora do padrão acende um alerta e funciona em modo de segurança, aí o scanner acusa a falha, se for apenas um erro, a proxima partida vai zerar as memórias e volta ao início de fabrica. Se persistir o erro acende um alerta no painel.

Eraldo Telles


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Eraldo,

A falta de sincronismo entre os corpos injetores não gera alerta no painel.
O não sincronismo leva a perda de performance do motor, havendo descompasso de carga térmica entre os cilindros. Um cilindro estará recebendo mais mistura ar-combustível que o outro.
Em casos extremos pode afetar até mesmo a marcha lenta.
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

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#7
Gnegraes Escreveu:Reiner,

Acho que os corpos injetores das LCs possuem um servomotor para atuar na borboleta.
Talvez o scanner GS911 faça o reset de posição e faça o ajuste, assim como faz com os TPSs.


Reiner,

Claramente a borboleta é acionada por servomotor, vaja a figura abaixo:

[ATTACH=CONFIG]11088[/ATTACH]


Arquivo(s) anexado(s)
.jpg   Borboleta.JPG (Tamanho: 19.22 KB / Downloads: 41)
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

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#8
Meu pai tinha um dispositivo que era um tipo de caneca com um tubo de vidro na vertical.
Você encaixava essa caneca encima do carburador dos motores das Variant e um indicador "flutuava" dentro do tubo de vidro, que tinha uma escala.
Ai vc alternava entre um carburador e outro, até que o indicador marcasse a mesa coisa nos dois.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
  Responder
#9
Gnegraes Escreveu:Eraldo,

A falta de sincronismo entre os corpos injetores não gera alerta no painel.
O não sincronismo leva a perda de performance do motor, havendo descompasso de carga térmica entre os cilindros. Um cilindro estará recebendo mais mistura ar-combustível que o outro.
Em casos extremos pode afetar até mesmo a marcha lenta.
Caro Guilherme.
Não sou especialista no assunto, mas em sistemas sem o cabo do acelerador são introduzidos mais sensores que vão reproduzir os mesmos efeitos da regulagem dos corpos de injeção distintos, nesses casos a Ecu gerência tudo com uma margem calculada de segurança e eficiência reproduzindo fielmente o sistema de cabos de acelerador na melhor condição possível, filtros de ar e combustível limpos, sensores vários de temperatura, sensores de vácuo, temperatura da mistura etc. Quando algum componente começa a sair fora da medida ideal, tem se as diferenças entre os cilindros e o rendimento final começa a ser impactado. Como sempre prefiro o mais simples, contínuo nos sistemas com cabo e de preferência a ar, como minha estimada Gsa 1200 2012, ou suas antecessores. Sempre haverá condições para desvio da média que seria a melhor condição, mas com as manutenções nas quilometragens certas isso fica próximodo ideal projetado pro funcionamento dos motores.

Eraldo Telles.


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#10
Iceman Escreveu:Meu pai tinha um dispositivo que era um tipo de caneca com um tubo de vidro na vertical.
Você encaixava essa caneca encima do carburador dos motores das Variant e um indicador "flutuava" dentro do tubo de vidro, que tinha uma escala.
Ai vc alternava entre um carburador e outro, até que o indicador marcasse a mesa coisa nos dois.

Olá Thomas,

Também usei muito este sincronizador de carburadores, nas Variants (2) e Fuscão (1).
Usei um outro sistema que funciona exatamente como um manômetro diferencial em U. É uma caixa com um diafragma no centro e cada tubo vai para uma câmara lateral ao diafragma, conforme o diafragma se movimenta para o lado de maior "vácuo", deflete o ponteiro no mostrador. Mas só funciona para 2 carburadores....

Essa possibilidade de manômetro de coluna U também é possível nas nossas BMWs pré 2013.
O custo é semelhante ao dos vacuômetros, cheguei a aventar essa possibilidade, mas é mais delicado que o sistema de Bourdon.

Estamos ficando mais "experientes" Thomas..... Wink
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

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