29-07-2015, 11:43
RicBoris Escreveu:Pois é... continuo ressabiado com essa possibilidade, pois os motores aqui são desenvolvidos para rodar com essa determina mistura de álcool e a relação de ar necessária à combustão depende da quantidade de etanol na mistura, considerando que o etanol já possui oxigênio em sua composição, o que faria com que o motor que usa a gasolina pura sem que tenha sido preparado pra isso corra o risco de "bater pino", ou seja, a explosão ocorrer antes do tempo, danificando pistões, camisas, seguimentos, válvulas, etc.
Eu teria muito cuidado e prudencia com essa "novidade", já que esse processo de separação desses líquidos é manjado (é assim que se testa o percentual de alcool na gasolina nos postos) e tão pouco divulgado como a salvação da lavoura para nossos motores.
Vc tem razão em ter cuidado com as informações que postam na internet. Essas soluções aparentemente muito simples podem esconder armadilhas.
Primeiro água da torneira tem cloro, melhor usar água mineral ou destilada (o que já encarece o experimento). Outra coisa, nossa gasolina tem álcool justamente pra corrigir a baixa octanagem dela. Tirando-se o álcool, há risco de pré-detonacao . Uma opção pra corrigir isso é adicionar um aditivo que aumenta a octanagem.
Resumindo: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.