03-08-2015, 10:08
ACD Escreveu:Nunca fiz viagem grande com moto sem cardã, mas tive uma Kawa Z750 e a recomendação do manual era limpar e lubrificar a cada 400km, ou seja, em 19.000km tinha que dar manutenção umas trocentas vezes. Indo direto de Brasília a SP teria que parar para lubrificar duas vezes e mais uma na chegada!
Numa viagem ao fim do mundo as condições são piores, tem a areia, o vento, o calor, tudo conspira contra a corrente. Não sei como os viajantes experientes fazem. Eu provavelmente colocaria aquele gotejador de óleo na corrente pelo menos para garantir que não rodasse seco, e faria a manutenção completa sempre que possivel. Relação e corrente reserva são essenciais na bagagem. Um amigo ficou uma semana no sul do Chile esperando por relação e corrente da VStrom dele chegarem pelo correio. Ferrou o planejamento todo dele. Por enquanto vou me arriscando de cardã!
Estou com o ACD, não sou muito experiente, mas tenho algumas viagens longas com motocicletas de transmissão por corrente e acho que se estivesse com a mesma moto tentaria esse gotejador, pois o incomodo de lubrificar e limpar é um saco eu limpei a minha com querosene 2 vezes e foi pouco, além do mais um jogo de transmissão para estas BT são uma facada. Vamos lá, se for andar no ripio,fique esperto, o pó do ripio é excelente para ressecar e corroer a corrente. Lubrificar a corrente com ventos patagônicos é uma tarefa quase impossível, eu tentei e não consegui, quase que a moto caiu sobre minha esposa, urinar então é pior ainda rsrs vai ter que virar o Jebersom para o lado da estrada kkkkk. Ainda bem que lá não tem muito movimento rs. Ah, tinha esquecido da chuva, tem gente que leva 2 tubos de lubrificantes, além de lambrecar o chão do hotel e sair de lá como porco rs. Vou testar o Cardã,depois falo pra vocês.