12-11-2015, 13:34
JPonte Escreveu:Med, nas R 1200 GS mais novas (desconheço se nas anteriores a 2013 era assim), com o sistema ABS em funcionamento, ou seja, não desconectado, ao acionar o freio dianteiro, o próprio sistema da moto faz a distribuição da intensidade entre as rodas dianteira e traseira, considerando a dinâmica de peso distribuído em cada roda. Ao acionar o pedal de freio traseiro apenas o freio da roda traseira é acionado, neste caso não existe a distribuição pelo sistema.
Quem tem o GPS original da BMW consegue visualizar todas as principais estatísticas de utilização da moto através do aparelho, tais como temperatura média do motor, posição média de abertura do acelerador, e, neste caso, especialmente acionamento do freio dianteiro e traseiro. Os dados aos quais tive acesso, mostravam a seleção automática do sistema de frenagem 50% maior na roda traseira em relação a dianteira. Me recordo de outra discussão neste ponto em especifico neste forum cuja atribuição desta proporção estaria vinculada a talvez um opção do fabricante em oferecer maior conforto ao piloto.
Espero ter ajudado.
Abraço e bons km´s
Rapaz,
Muito interessante essa informação !!! :o
Se entendi corretamente, na configuração normal a roda traseira recebe uma pressão 50% maior que a roda dianteira no momento da frenagem ?
Isso poderia explicar o desgaste maior das pastilhas traseiras ou estou enganado ?
Vou pesquisar a respeito aqui no Fórum...
Existe alguma forma de alterar essa configuração ?
Até onde sei, a maior eficiência na frenagem é obtido atuando principalmente os freios dianteiros (se não me engano coisa de 70% na dianteira e 30% na traseira)...