09-03-2016, 22:16
Vicenzo,
Concordo integralmente com seu texto.
Sou Engenheiro Mecânico, com certa experiência em Motores de Combustão Interna dos tempos em que trabalhei na VOLVO.
Fico intrigado em como é possível o manual da GS800 recomendar uma gasolina com octanagem de 95 ROZ/RON, equivalente à nossa gasolina comum, num motor com taxa de compressão de 12:1?
Sem considerar os efeitos nocivos dos 27% de etanol, quando o manual recomenda 10% no máximo...
À rigor, um motor com esta taxa de compressão deveria usar uma gasolina com pelo menos 103 RON, ou seja, nossa gasolina Podium, da BR Distribuidora, que bate perto, nos 102 RON de octanagem.
Provavelmente a injeção eletrônica deve alterar drasticamente o ponto de ignição do motor ROTAX da GS800, quando o sensor de detonação identifica a presença da gasolina comum. Talvez por isto, alguns proprietários da GS relatam problemas quando mudam repentinamente de gasolina. Algumas injeções gravam um histórico e levam tempo para alterar o set-up.
Há algum tempo, o que as CC faziam, ao receber proprietários com esses relatos, era zerar a memória das injeções, obrigando-as a recalcular imediatamente o set-up com a gasolina atualmente em uso. Não sei dizer se isso ainda é usual, nem se as injeções atuais permitem/demandam tal procedimento.
De qualquer forma, eu acho que o artifício de alterar o ponto de ignição é POUCO para previnir detonações em motores com 12:1 de compressão rodando com gasolina comum, tal como recomendado no manual da GS.
Mas posso estar ultrapassado!
Fica a dúvida.....
Abraço,
Paulo
Concordo integralmente com seu texto.
Sou Engenheiro Mecânico, com certa experiência em Motores de Combustão Interna dos tempos em que trabalhei na VOLVO.
Fico intrigado em como é possível o manual da GS800 recomendar uma gasolina com octanagem de 95 ROZ/RON, equivalente à nossa gasolina comum, num motor com taxa de compressão de 12:1?
Sem considerar os efeitos nocivos dos 27% de etanol, quando o manual recomenda 10% no máximo...
À rigor, um motor com esta taxa de compressão deveria usar uma gasolina com pelo menos 103 RON, ou seja, nossa gasolina Podium, da BR Distribuidora, que bate perto, nos 102 RON de octanagem.
Provavelmente a injeção eletrônica deve alterar drasticamente o ponto de ignição do motor ROTAX da GS800, quando o sensor de detonação identifica a presença da gasolina comum. Talvez por isto, alguns proprietários da GS relatam problemas quando mudam repentinamente de gasolina. Algumas injeções gravam um histórico e levam tempo para alterar o set-up.
Há algum tempo, o que as CC faziam, ao receber proprietários com esses relatos, era zerar a memória das injeções, obrigando-as a recalcular imediatamente o set-up com a gasolina atualmente em uso. Não sei dizer se isso ainda é usual, nem se as injeções atuais permitem/demandam tal procedimento.
De qualquer forma, eu acho que o artifício de alterar o ponto de ignição é POUCO para previnir detonações em motores com 12:1 de compressão rodando com gasolina comum, tal como recomendado no manual da GS.
Mas posso estar ultrapassado!
Fica a dúvida.....
Abraço,
Paulo