27-03-2016, 10:46
Anibal Escreveu:A pressão dos pneus definidas no manual, sejam 36/42 ou 42/42 conforme o modelo, devem ser calibrados pelo que os manômetros dos calibradores dos postos de gasolina (ou o que se tem disponível) e não até atingir essas pressões pelo display da moto. O display da moto tem somente a função indicativa de segurança quanto a acusar a ocorrência de vazamentos ou baixa calibragem como alerta ao piloto tão somente e não para ser a referência de calibragem para ser atingida as pressões indicados para os pneus. Por sorte o engenheiro de qualidade/segurança da BMW esteve aqui em Brasília na sexta-feira passada e o gerente da loja daqui abordou essa questão levantada por mim, portanto, essa orientação por mim escrita foi a resposta passada pelo engenheiro da BMW. Assim, vou continuar a calibrar os pneus da minha moto pela indicação de 42 libras do manômetro do meu compressor/calibrador, ou seja, vou rodar com o display da minha moto indicando na ordem de 37 ou 38 libras como referência para meu monitoramento apenas.
Levantei essa questão devido ter um compressor/calibrador portátil em casa que está com certificado de calibração de Laboratório pertencente a RBC e que difere na ordem de 4 libras do display da motocicleta. Quem calibrar os pneus até atingir a pressão pelo display da motocicleta vai estar rodando com pressões acima do recomendado, assim, comprometendo a vida útil dos pneus e estar contra a segurança.
Meu colega,
Se fosse assim as CC não usariam aparelho para medir junto ao bico ou com medidor portatil, todas fazem assim, nenhuma seta o valor da calibragem no painel e insere o bico da mangueira diretamente na roda, sempre fazem uma checagem por outro meio de aferição, eu uso um aferidor quando chego em casa, mas faço isso quando o pneu esta totalmente frio. Sempre existe as controversias, não é mesmo ?
Abs.