10-05-2013, 10:07
Ric,
O o semi-sintético já é produzindo com a base dos dois tipos, mineral e sintético.
O sintético é obtido através de reação química, e a mistuda da base sintética com a mineral, pode ocorrer a perda de lubrificação e a formação de borra, o que aconteceu com meu amigo, o óleo virou uma espécia de pasta e graxa e entupiu várias partes do motor, deixando de lubrificar e bateu o motorzão da XT.
Pelo que sei, do semi para o mineral dá pra voltar sim.
O grande lance ao usar o sintético, e fazer uma viagem, é se precisar completar por algum motivo o óleo, se não tiver o sintético, já era.
O o semi-sintético já é produzindo com a base dos dois tipos, mineral e sintético.
O sintético é obtido através de reação química, e a mistuda da base sintética com a mineral, pode ocorrer a perda de lubrificação e a formação de borra, o que aconteceu com meu amigo, o óleo virou uma espécia de pasta e graxa e entupiu várias partes do motor, deixando de lubrificar e bateu o motorzão da XT.
Pelo que sei, do semi para o mineral dá pra voltar sim.
O grande lance ao usar o sintético, e fazer uma viagem, é se precisar completar por algum motivo o óleo, se não tiver o sintético, já era.
RicBoris Escreveu:Excelentes informações, amorlin! Valeu, cara!
Muito oportuna também a advertência de não misturar mineral com sintético.
Porém, mais dúvidas:
- se o Motul 5100 é semi-sintético, e isso eu entendo como uma mistura do sintético com o mineral, porque não ocorre essa reação ("engraxamento" do óleo)?
- o uso do 5100 (semi-sintético), ao contrário do sintético, possibilitaria voltar ao mineral?
Valeu, amigo!
[]'s
A. Morlin
Ex-XTZ 250 Lander Preta 08/08
Ex-XT660R Preta 08/08 :p
Ex-XT660R Vermelha 09/09
Ex-BMW F800GS Triple Black 12/13
Atual BMW F800GS Triple Black 12/12
A. Morlin
Ex-XTZ 250 Lander Preta 08/08

Ex-XT660R Preta 08/08 :p
Ex-XT660R Vermelha 09/09