05-01-2017, 11:37
Nobre colega Roberto, esse assunto areia junto com a Brita(Ripio) tira o sono de muitos motociclistas de Aventura rs. Já pesquisei muito sobre o assunto e nunca chego a um denominador comum. Primeiramente acho que experiência e pratica são fundamentais, mas nossas motos, principalmente as LCs ADV, não são as melhores para esse tipo de terreno, são pesadas demais e dependendo do tipo da areia (são varias) a gigante afunda ou se descontrola com facilidade ocasionando a queda do piloto, que não tem muito a fazer. Como os colegas abaixo já citaram, a melhor maneira de se pilotar na areia é entrar com motor cheio e acelerar, de preferencia em pé jogando o corpo levemente para traz. Mas ai que vem o problema, quanto mais velocidade maior sera o tombo e as chances da Aventura se acabar(pior se estiver solo).Um pneu 50 off ajuda um pouco, mas o ideal seria um 100%.Baixar a calibragem dos pneus também ajuda, mas se pegar um trecho com cascalho pode ter o pneu furado ,rasgado ou não encontrar um posto com calibrador funcionando para voltar ao asfalto(comprar um compressor?).Vamos lá, coloque um karoo 3,se for em trechos pequenos de areia, ou mete a mão e passa rasgando e assume o risco de se machucar ou vai caranguejando com cuidado e se cair não se machuca kkkkk. Se o trecho for longo deixe para os pilotos de rally e coloque a moto encima de uma caminhonete traçada, outra opção é comprar uma CG, essas passam em qualquer lugar e com pneus lisos kkkkkk.Valeu