06-01-2017, 21:54
ACD Escreveu:https://youtu.be/M0NcyEFDrSsSou muito grato aos amigos que postaram estes filmes, pois, como dizia um general Inglês: "você pode correr qualquer risco, desde que saiba o risco que está correndo".
Nesse video aqui o cara cai varias vezes e depois resolve acelerar pra valer. O problema é que ele estava inseguro e colocando o peso pra frente, tentando controlar a frente. Fiquei esperando a tragédia mas o cara não caiu mais. Na minha opinião foi por sorte, mas confirma o que foi dito: precisa acelerar para "deslizar por cima" da areia e não afundar.
Minha experiência com a GS, depois de erros e acertos:
- pneus com 20 lbs. dar mais tração, pneu adequado (tipo Karoo3 no mínimo, TKC80 de preferencia)
- em pé na pedaleira o tempo todo, bunda pra trás. A frente tem que ficar leve, a roda dianteira quase não influencia na direção que a moto vai tomar.
- acelerar até uma velocidade que permita a moto "flutuar" sobre a areia, e manter o acelerador.
- depois de algum tempo a gente vai cansando, vai perdendo a posicao e ficando mais ereto, transferindo peso para a frente, apoiando no guidão. Nesse caso, uma areia mais fofa vai querer desestabilizar a frente. É nessa hora que você tem que agir contra o instinto, que é o de "matar" o acelerador e agarrar firme no guidão: o certo é voltar para a posição (bunda pra trás) e manter o acelerador. A moto se estabiliza.
Na teoria é uma beleza, mas na GS carregada com as malas de aluminio e outras amarradas em cima, posso dizer que não é mole. Você precisa ter a convicção de que sabe o que está fazendo. Certo mesmo é comecar nas 250, depois nas 450, e depois de muito enduro e trilhas vai brincar de Dakar nas GSs kkkkkkk Pena que eu nao tive chance de fazer essa escadinha de aprendizado...
Sent from my iPad using Tapatalk
Como eu, somente, viajo com minha esposa, fico imaginando deixá-la ir andando e depois eu levar a moto, ou no caso de um tombo onde o pé seja prensado entre o motor e a areia (que não é tão fofa assim). Detalhe, tenho duas platinas e uma broca (quebrou durante a cirurgia) em meu tornozelo, não que isto me desencoraje, mas...
Eu adoro ver pessoas dominando suas motos em terrenos acidentados ou fazendo belas curvas e sigo disposto a aprender a fazê-lo, em boa parte graças ao estímulo da esposa e dos amigos que aqui postam dicas.
Grato.
Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk