08-01-2017, 09:44
Rromagnani Escreveu:Pessoal é o seguinte...
Quarta feira em um rolê off road (Caminho do Sol), me deparei com longos trechos de areia fofa, exatamente iguais aquelas encontradas em dunas!
Nem preciso falar que sofri para atravessar e em determinado momento, acabei perdendo o controle da moto e a gravidade exerceu sua força... kkk Tombo besta, sem nenhuma gravidade, exceto pelo orgulho ferido!
Como não gosto de cair, fiquei rememorando tudo o que fiz, bem como assistindo uma infinidade de vídeos de como pilotar na areia fofa que me possibilitaram chegar à uma conclusão lógica... Faltava velocidade!
Sim, eu estava a 10/20 kms/hora e a frente afundou, tornando o controle impossível.
Pergunto aos amigos experientes nessa situação...
1) Existe uma velocidade padrão para atravessar areiões?
2) Segurar o guidão firmemente ou de forma suave para a moto escolher o percurso?
3) De pé ou sentado?
4) Com motor "cheio", certo?
Pode parecer questões simples, mas estou com dificuldade de achar as respostas corretas!
Valeu pela ajuda pessoal!
Roberto,
A única coisa que lhe derruba na areia é a frente afundar e fazer alvanca.
Existe sim uma velocidade ideal para passar, mas varia de moto para moto., e também profundidade da areia. Geralmente é uma segundinha "meio do caminho" pra mim. Precisa ter torque suficiente para deixar a frente leve, e se for preciso vai aumentando e diminuindo a velocidade, sempre se aproveitando de pedaços mais "rasos" para diminuir a velocidade (que sempre afunda a frente).
Outra coisa é não só ficar em pé na moto, mas ficar com os braços esticados e colocar o peso o máximo possível na roda traseira..
Esquece a roda dianteira. Ela vai balançar, mas desde que você esteja com o peso na traseira e com a moto "em pé" ela não cai (porque assim não afunda a frente).
Para treinar, vale a pena ir para ilha comprida andar nas dunas ou para Quadra/Guareí em épocas de seca.
Klaus
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Youtube: https://www.youtube.com/klausheinrichkiwi
Motos Atuais: Triumph Tiger 800 XCx e Suzuki DR-400E
Anteriores: KTM 990 Supermoto R, Husaberg FS570 Supermoto, Yamaha YZ 426F, RMX 250, Tornado 250, GRXR 750, DT200, DT180
Motos Atuais: Triumph Tiger 800 XCx e Suzuki DR-400E
Anteriores: KTM 990 Supermoto R, Husaberg FS570 Supermoto, Yamaha YZ 426F, RMX 250, Tornado 250, GRXR 750, DT200, DT180