09-01-2017, 15:44
Também tive o problema com a seta que não desligava. Fiquei um tempo usando o artifício de ligar e desligar o alerta, para conseguir desligar a seta.
Como a seta desligava através do botão de alerta, deduzi que o problema estava no botão de desligar a seta. Acabei desmontando todo o mecanismo, como foi feito neste post, porém não testei i chicote da moto, e me concentrei em achar o problema no botão de desligar a seta.
De cara, percebi que a peça é bastante complexa. Nota-se que é bem construída e que há muita engenharia aplicada ali.
Como meu irmão é engenheiro eletrônico, solicitei uma ajuda grátis no processo de recuperação da peça. Começamos tentando descobrir para que servia os oito. pinos do conector principal.
No meu caso, tenho uma F800R 2011, e a peça não vem com nenhum botão extra, apenas as posições para montagem dos mesmos.
No meu teste, descobri que o pino 6, era o positivo e os demais, eram os retornos dos comandos dos botões.
Fomos testando um a um até descobrir qual era pino do botão de desligar a seta. No processo, acabamos danificando o botão de acesso ao computador de bordo (INFO). Então, tínhamos os pinos 5 e 8 sem sinal.
Começamos então a retirar a resina que cobre a peça, e usamos uma haste de metal aquecido para retirar a resina, que sai com certa facilidade, mas tem que ter muito cuidado, pois a peça é feita de plástico, com as trilhas eletrônicas impressas, que se danificam com facilidade.
Ao retirar a resina junto aos botões, descobrimos que, no caso da seta, a trilha havia se rompido, pois a resina estava trincada, e acabou rompendo a trilha.
No caso do botão INFO, o problema estava debaixo do próprio botão, pois não vimos nenhum dano na trilha, que passa por baixo do mesmo.
Como soldar a trilha, usando equipamento amador de solda seria difícil, decidimos fazer a ligação direta da saída do sinal dos botões, direto nos conectores da peça, conforme pode ser visto nas fotos.
Para refazer o isolamento dos pontos onde retiramos a resina, usamos silicone para não entrar água.
O resultado final foi que todos os comandos estão funcionando perfeitamente.
Fica apenas uma decepção por parte da BMW, que, apesar de ter investido uma grana no projeto da peça, parece que utiliza materiais pouco duráveis na fabricação.
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Como a seta desligava através do botão de alerta, deduzi que o problema estava no botão de desligar a seta. Acabei desmontando todo o mecanismo, como foi feito neste post, porém não testei i chicote da moto, e me concentrei em achar o problema no botão de desligar a seta.
De cara, percebi que a peça é bastante complexa. Nota-se que é bem construída e que há muita engenharia aplicada ali.
Como meu irmão é engenheiro eletrônico, solicitei uma ajuda grátis no processo de recuperação da peça. Começamos tentando descobrir para que servia os oito. pinos do conector principal.
No meu caso, tenho uma F800R 2011, e a peça não vem com nenhum botão extra, apenas as posições para montagem dos mesmos.
No meu teste, descobri que o pino 6, era o positivo e os demais, eram os retornos dos comandos dos botões.
Fomos testando um a um até descobrir qual era pino do botão de desligar a seta. No processo, acabamos danificando o botão de acesso ao computador de bordo (INFO). Então, tínhamos os pinos 5 e 8 sem sinal.
Começamos então a retirar a resina que cobre a peça, e usamos uma haste de metal aquecido para retirar a resina, que sai com certa facilidade, mas tem que ter muito cuidado, pois a peça é feita de plástico, com as trilhas eletrônicas impressas, que se danificam com facilidade.
Ao retirar a resina junto aos botões, descobrimos que, no caso da seta, a trilha havia se rompido, pois a resina estava trincada, e acabou rompendo a trilha.
No caso do botão INFO, o problema estava debaixo do próprio botão, pois não vimos nenhum dano na trilha, que passa por baixo do mesmo.
Como soldar a trilha, usando equipamento amador de solda seria difícil, decidimos fazer a ligação direta da saída do sinal dos botões, direto nos conectores da peça, conforme pode ser visto nas fotos.
Para refazer o isolamento dos pontos onde retiramos a resina, usamos silicone para não entrar água.
O resultado final foi que todos os comandos estão funcionando perfeitamente.
Fica apenas uma decepção por parte da BMW, que, apesar de ter investido uma grana no projeto da peça, parece que utiliza materiais pouco duráveis na fabricação.



