12-02-2018, 17:40
Rromagnani Escreveu:Revisão dos 70k feita na oficina FS Motos.
A FS é uma oficina multimarcas que conheço desde a época da Vstrom, mas nunca havia usado os serviços que tem ótimos comentários, além de uma lavagem especial onde a moto é desmontada praticamente inteira e até a sujeira futura é limpa! kkk
Deixei a moto na segunda feira, dia 5 e peguei agora a pouco. O que foi feito...
Amortecedor de direção que havia vazado - Foi substituído à base de troca por outro. Problema resolvido!
Sensor de pressão do pneu traseiro que não funcionava - Trocado a bateria e tudo está funcionando corretamente.
Cardã - Este foi o ponto assustador... pelos vários relatos que li a respeito, pedi que abrissem e lubrificassem o eixo cardã e hoje vi o vídeo da desmontagem que logo logo estará no youtube... Muito assustador... Minha sugestão aos proprietários de motos com cardã é que peçam para abrir e verificar o sistema pelo menos cada 10/20k. O custo é baixo e evitará um problema bem mais sério. Para vcs. terem uma idéia não tinha nenhuma graxa e estava bem oxidado, além de água no interior e ferrugem. Tudo foi lubrificado e devidamente engraxado. Esta é uma manutenção que farei em todas as revisões.
Embreagem - com a primeira engatada e a embreagem totalmente acionada, eu sentia um "pulsar" quando acelerava... Com a troca do óleo e lubrificação do sistema, tudo voltou ao normal.
Pastilhas - As dianteiras havia trocado aos 50k e estavam novas. As traseiras que havia trocado aos 10k foram substituídas. Duraram 60k e ainda rodariam mais um pouco.
Óleo - Foi colocado o Motul 7100 e tocado o filtro.
Filtro de Ar - Estava ótimo. Apenas limpou.
Foi ainda trocado o fluído de freio, de embreagem, óleo do cardã.
Lavagem - aqui é um capítulo à parte... Fiz a chamada "Lavagem pós expedição" onde a moto é desmontada e até os escapes ficam brilhando. Essa lavagem é bem carinha (R$ 600,00), mas nada me foi cobrado de mão de obra da revisão (que seria R$ 300,00). No fim, acho que foi muito vantajoso.
A conta final...
Óleo Motul 700 - 4 litros x R$ 98,00 = 392,00
Filtro HF - R$ 75,00
Lavagem + Revisão - R$ 600,00
Cardã - limpeza/manutenção - R$ 200,00
Fluídos Freios / Embreagem - R$ 105,00
Óleo Cardan - R$ 70,00
Amortecedor de Direção - R$ 1.050,00
Sensor roda traseira - R$ 120,00
Pastilha traseira - EBC - R$ 190,00
Total - 2.802,00!
Criei este album compartilhado para as imagens, já que estranhamente tudo ficou de ponta cabeça...
Clique aqui
E aí, o que acham?
Muito bom o alerta, Roberto!
Não sei se há alguma diferença para as GS ar/óleo, mas o princípio geral da manutenção vale pra tudo.
Agora, me lembro de vários relatos aqui no Fórum sobre problemas na coifa. Será que isso não aconteceu com a sua tb, ainda que em menor extensão? Enfim.
Sobre a lavagem pós expedição, embora seja uma providência cara, acho que deve ser feita periodicamente. Acho que é investimento, desde que bem feita, com confiança e reapertos medidos no torquímetro, etc.
Fiz uma na minha em julho do ano passado foi detectada a perda de um parafuso que prende o motor, bem como o desgaste excessivo em outros dois, que estavam sem aperto adequado. Isso só foi constatado pq tiraram o tanque e verificaram. A solução foi fazer um helicoil, uma molinha que serve pro parafuso ter aperto. Sem querer mudar o rumo do tópico, dou esse exemplo concreto da importância de uma lavagem mais detalhada, de vez em quando, a menos que baixe o mesmo santo do Eraldo (rsrs!!! Eu chego lá...) aqui e essas paradas apareçam pra gente resolver ...
Abs!
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