• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Manobra evasiva com tombamento de motocicleta
O meu tio foi gerente do departamento de testes da Daimler-Benz (aka Mercedes-Benz) na Alemanha durante muitos anos (já se aposentou) e uma das atribuições dele era preparar cursos de pilotagem defensiva para motoristas de "celebridades" ou "V.I.P.s", tendo inclusive treinado os motoristas do então ainda vivo Xá Reza Pahlavi do Irã.

Com carros, eu sei que a técnica correta é encostar a sua frente na traseira do outro veículo, pressionar sua frente contra a lateral do outro veículo e ai freiar bruscamente.
Ao ser tocado na traseira e deslocado para um lado, o motorista do veiculo da frente irá automaticamente girar o volante no sentido contrário, tentando manter o veículo alinhado com o sentido de movimento.
Ao freiar bruscamente, a acão sessa, pois o contato entre os veículos é interrompido, mas a reação do veículo da frente não (o volante ainda estará virado no sentido contrario).
Neste momento o veículo da frente será jogado violentamente para o lado que você estava tocando, provocando a derrapagem e perda do controle do veículo.
Pude experimentar esta técnica na prática, no campo de provas da Daimler, em Untertürkheim - Alemanha, e posso garantir que com carros funciona.

O problema é que com motos a dinamica é outra, então não sei dizer se funcionaria ou não.
De qualquer modo, acho que na opção 2 frontal (fechada) as duas motos iriam para o chão e o resultado seria o oposto do desejado.
Se tivesse que escolher, ficaria com a opção 1.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
  Responder

Mensagem neste Tópico
Manobra evasiva com tombamento de motocicleta - por Iceman - 17-08-2017, 00:47

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Ergonomia na motocicleta Gnegraes 0 1,012 23-01-2022, 09:55
Última Mensagem: Gnegraes
  A motocicleta não injeta. Vilmar Rib 5 6,835 05-02-2018, 12:57
Última Mensagem: Iceman

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)