17-08-2017, 00:47
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-08-2017, 00:49 por Iceman.)
O meu tio foi gerente do departamento de testes da Daimler-Benz (aka Mercedes-Benz) na Alemanha durante muitos anos (já se aposentou) e uma das atribuições dele era preparar cursos de pilotagem defensiva para motoristas de "celebridades" ou "V.I.P.s", tendo inclusive treinado os motoristas do então ainda vivo Xá Reza Pahlavi do Irã.
Com carros, eu sei que a técnica correta é encostar a sua frente na traseira do outro veículo, pressionar sua frente contra a lateral do outro veículo e ai freiar bruscamente.
Ao ser tocado na traseira e deslocado para um lado, o motorista do veiculo da frente irá automaticamente girar o volante no sentido contrário, tentando manter o veículo alinhado com o sentido de movimento.
Ao freiar bruscamente, a acão sessa, pois o contato entre os veículos é interrompido, mas a reação do veículo da frente não (o volante ainda estará virado no sentido contrario).
Neste momento o veículo da frente será jogado violentamente para o lado que você estava tocando, provocando a derrapagem e perda do controle do veículo.
Pude experimentar esta técnica na prática, no campo de provas da Daimler, em Untertürkheim - Alemanha, e posso garantir que com carros funciona.
O problema é que com motos a dinamica é outra, então não sei dizer se funcionaria ou não.
De qualquer modo, acho que na opção 2 frontal (fechada) as duas motos iriam para o chão e o resultado seria o oposto do desejado.
Se tivesse que escolher, ficaria com a opção 1.
Com carros, eu sei que a técnica correta é encostar a sua frente na traseira do outro veículo, pressionar sua frente contra a lateral do outro veículo e ai freiar bruscamente.
Ao ser tocado na traseira e deslocado para um lado, o motorista do veiculo da frente irá automaticamente girar o volante no sentido contrário, tentando manter o veículo alinhado com o sentido de movimento.
Ao freiar bruscamente, a acão sessa, pois o contato entre os veículos é interrompido, mas a reação do veículo da frente não (o volante ainda estará virado no sentido contrario).
Neste momento o veículo da frente será jogado violentamente para o lado que você estava tocando, provocando a derrapagem e perda do controle do veículo.
Pude experimentar esta técnica na prática, no campo de provas da Daimler, em Untertürkheim - Alemanha, e posso garantir que com carros funciona.
O problema é que com motos a dinamica é outra, então não sei dizer se funcionaria ou não.
De qualquer modo, acho que na opção 2 frontal (fechada) as duas motos iriam para o chão e o resultado seria o oposto do desejado.
Se tivesse que escolher, ficaria com a opção 1.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso
(pensa numa criança feliz... :o)
