08-05-2018, 14:21
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-05-2018, 14:24 por Iceman.)
Henri, sei da sua experiencia em estradas e respeito muito a sua opinião.
Tembém concordo que economizar em troca de pneus, troca de óleo, manutenção, capacete, botas, jaquetas, em fim, tudo que pode prejudicar nossa segurança na estrada, é uma economia que não vale a pena.
Com certeza não recomendaria iniciar uma viagem longa com um pneu faltando apenas 1 mm para atingir o TWI.
Por outro lado, a profundidade do TWI é definida pelos engenheiros das fábricas de pneu (inclusíve sou amigo pessoal de um ex-diretor técnico da Bridgestone) em uma condição que o pneu ainda ofereca segurança, seja no quesito da profundidade dos sulcos (para efeito de drenagem de água) quanto na espessura da camada borracha.
Com certeza, os fabricantes de pneus não colocariam o TWI em uma condição na qual o pneu já oferecesse risco ao usuário, até porque eles querem mais é que você compre um pneu novo o mais rápido possível.
Colocar o TWI no limite crítico de segurança iria contra os interesses dos fabricantes.
Acidentes com pneus acontecem, mesmo com pneus bem mais novos (não sei a condição do pneu do seu colega em El Calafate).
Eu pessoalmente também costumo trocar os pneus antes que cheguem no TWI.
Mas no caso do colega, ele deixou claro que é uma situação excepcional.
Ele ganhou os pneus e não pretende ficar com a moto muito tempo (logo deduzo que não esteja planejando uma viagem longa com esta moto).
Nestas condições eu não vejo problemas em ele usar os pneus que ganhou, só pelo fato de já estarem "perto" do TWI.
Se fosse ficar com a moto por mais tempo, com certeza também recomendaria a troca.
Abraços.
Tembém concordo que economizar em troca de pneus, troca de óleo, manutenção, capacete, botas, jaquetas, em fim, tudo que pode prejudicar nossa segurança na estrada, é uma economia que não vale a pena.
Com certeza não recomendaria iniciar uma viagem longa com um pneu faltando apenas 1 mm para atingir o TWI.
Por outro lado, a profundidade do TWI é definida pelos engenheiros das fábricas de pneu (inclusíve sou amigo pessoal de um ex-diretor técnico da Bridgestone) em uma condição que o pneu ainda ofereca segurança, seja no quesito da profundidade dos sulcos (para efeito de drenagem de água) quanto na espessura da camada borracha.
Com certeza, os fabricantes de pneus não colocariam o TWI em uma condição na qual o pneu já oferecesse risco ao usuário, até porque eles querem mais é que você compre um pneu novo o mais rápido possível.
Colocar o TWI no limite crítico de segurança iria contra os interesses dos fabricantes.
Acidentes com pneus acontecem, mesmo com pneus bem mais novos (não sei a condição do pneu do seu colega em El Calafate).
Eu pessoalmente também costumo trocar os pneus antes que cheguem no TWI.
Mas no caso do colega, ele deixou claro que é uma situação excepcional.
Ele ganhou os pneus e não pretende ficar com a moto muito tempo (logo deduzo que não esteja planejando uma viagem longa com esta moto).
Nestas condições eu não vejo problemas em ele usar os pneus que ganhou, só pelo fato de já estarem "perto" do TWI.
Se fosse ficar com a moto por mais tempo, com certeza também recomendaria a troca.
Abraços.

CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso
(pensa numa criança feliz... :o)
