André M. Escreveu:Tem que descobrir se a coroa é aço 1045; 1049... acredito que o mesmo fabricante possa ter mais de uma opção de aço.
Henri,
Na minha opinião a F 800 gs vem com a relação final muito curta para estrada, já que visa também atender a turma do off road. Como ela tem muito torque em baixa, alongar um pouquinho a relação final privilegiado as estradas, acaba sendo vantajoso ao meu ver. ( lembrando que eu viajo sem garupa, sem bauleto e sou bem leve)
Eu optei na época em diminuir somente um dente da coroa, para não comprometer subidas de serra e passeios um pouco mais off que possam surgir em uma viagem.
Na prática a moto ficou um pouco mais econômica, a vibração em velocidade cruzeiro diminuiu um pouco também. Na cidade o toque em baixa da f 800 da conta de sobra.
Abraços
Oi Andre,
Tb acho que cada um deve escolher a melhor opção para si.
Entretanto, depois de rodar mais de 50 mil km de estradas no Brasil e 5 países da A. Sul com a GS 800, eu temeria ter uma relação mais longa.
Os ventos de 70 km/h na Patagônia, os passos de 5 mil metros de altitude na cordilheira dos Andes, bem como o ripio solto e grosso da Ruta 40 exigem mais torque e menos giro, e a relação alongada pediria uma marcha mais baixa, prejudicando o rendimento da moto - não apenas o consumo - na estrada.
Na minha, coloquei a relação de correia (mas com os dentes originais), depois que minha corrente original, com 20 mil km, foi danificada pelo ripio boliviano.
A correia já tem 30 mil km, e mesmo com 2 mil km de ripio, está como nova. Deve durar 100 mil.
Abs,

We must be willing to get rid of the life we’ve planned, so as to have the life that is waiting for us. —JOSEPH CAMPBELL