25-07-2018, 11:01
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-07-2018, 11:06 por alexandrej.)
FCRUZ17 Escreveu:Aos amigos mais experientes do fórum, preciso de uma opinião sincera...Fiz ushuaia agora em 2018 com a minha esposa. Ela pegou avião de Salvador até Buenos Aires. Assim penso q evitei q ela pegasse a pior parte do caminho (Brasil com suas estradas congestionadas, cheias de caminhão, radares, chuva e delinquentes), trecho o qual fiz sem a esposa.
Em abril deste ano estava com minha viagem fechada para Ushuaia + um colega, descendo pela Carretera Austral e retornando pela Ruta3. Fiz todo o planejamento necessário, todas as aquisições,enfim, era abastecer e ir, contudo, a vida resolveu mudar um pouco os planos...
Algumas semanas antes da viagem minha esposa foi dignosticada com um câncer e desde então vem fazendo tratamento com previsão de término em outubro. Todos os planos foram cancelados e as prioridades mudaram desde então, mas o sonho de ir para Ushuaia ainda existe.
Inicialmente estou reprogramando a viagem para o mês de março de 2019. Pensava em ir sozinho, mas tenho pensado bastante em proporcionar essa experiência para minha esposa. Tenho certeza que ela toparia e seria algo incrível, porém, entra toda a insegurança de fazer uma viagem desse tamanho com garupa.
O que mais me preocupa são os trechos de rípio da Carretera que atualmente não tenho a mínima ideia de como estão. Lembro que na época tinha calculado algo em torno de 957kms de rípio utilizando o Ruta 0.
A grande dúvida é a seguinte: é possível fazer essa viagem com garupa sem sacrificar nossa segurança, considerando todos os riscos envolvidos?
Seria melhor cortar a carretera e manter apenas ida e volta por alfalto?
Gostaria de fazer a proposta de viagem pra ela, mas não antes estar seguro de que será uma viagem possível sem aumentar nosso risco.
Obrigado pela ajuda.
Felipe
De Buenos Aires, agora com garupa seguimos ao Ushuaia sem qualquer problema importante - fora o vento excessivo pós bariloche, mas priorizei os trechos de asfalto. Segui via Santa Rosa, Neuquen, San Martin de Los Andes, Bariloche, (Gobernador Gregores para reduzir o trecho de ripio)***, El Chanten, El Calafate, de la fui pro Chile para conhecer torres del paine, mas por ser ripio e pelo tempo curto resolvi ir pro um trecho alternativo de asfalto á altura de Puerto Natales. Numa bifurcação ja no Chile onde a direita seguia a Puerto Natales e a esquerda seguia a Punta Arenas segui a Punta Arenas igualmente pela pressa. Péssima escolha, era longe, era noite, era frio, tinha pegado chuva pouco antes e estava molhado. Cheguei as 02 da madruga em Punta Arenas quase hiportermico, a preocupação era a patroa, mas na verdade na garupa ela se protegeu do vento mais q eu e disse q não sentiu tanto frio, disse até q dormiu - a estrada ela está, boa, por ser noite fui mais devagar... A opcao tbm em adentrar ao Chile foi para evitar os trechos de ripio da 40 no sul da argentina. De puntas areas tem duas opcoes para terra do fogo, (1) via barco uma longa travessia seguindo dps por ripio (descartei); e (2)via asfalto pegando pequeno trecho de barco (estreito de magalhaes) e uns 30 km de típico bom o resto asfalto. A priori não considerei a carretera justamente por estar com passageira. Mas esse trecho todo, de Buenos Aires a Ushuaia, com no máximo 100 km de ripio, problema quase nenhum.
Os *** ali são referentes ao ripio após Governador Gregores sentido sul.. Ripio muito perigoso, solto, camadas de predras muito profundas, ainda com vento. Meu colega foi na frente com a esposa na garupa, ele acelera forte, uma hora o pneu afundou nas pedras, ele deu mao, o pneu furou. Mas sempre passa alguém pra ajudar. Foi o maior trabalho pra chegar em El calafate. Colocamos uma câmara em El Chaten q ele tinha levado. Eu já fui neste trecho muito devagar pq achei muito perigoso. Não tive maiores problemas, embora uma hora q acelerei um pouco mais forte, por pouco não vi o chão - num trecho as pedras iam puxando pro lado, vinha um carro sentido oposto, tive q forçar o retorno a direita e senti a moto perder o equilibrio... Mas por algum milagre apoiou em solo duro e estabilizou. Pensei em mim? Q nada... só na patroa. Depois deste susto segui em baixa velocidade. Cerca de 70 km de ripio horrível, q cruzei em duas horas com algumas paradas pra descansar os braços.
Fora isto o roteiro foi super tranquilo. Ponto alto em El calafate, Sete lagos. Além de Bariloche tem bons lugares pra conhecer tbm. ..
A carretera quero fazer um dia. Acredito q a resposta entre se sozinho ou com a esposa se dara pela variável tempo. Indo devagar, sem pressa, acreditp da pra ir com garupatroa tranquilo. Com mais pressa melhor ir só e reservar um roteiro mais seguro pra patroa.
Te passei o trecho q fiz pq eventualmente se vc optar por levar ela e quiser garantir a segurança este trecho q fiz é uma bela opção.
Qto ao retorno a minha esposa fez do ushuaia pra Salvador de volta de avião. É eu fiz via Ruta 3 sozinho. Priorizei o retorno com paradas só para abastecer e dormir. Quero um dia fazer a ruta 03 com mais tempo podendo conhecer as belezas do lugar q são mais escondidas.
E claro, desde já as minhas estimar por uma bela viagem e pela recuperação completa de sua esposa.
Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk