06-11-2018, 20:11
Iceman Escreveu:Para quem gosta de tecnologia, a empresa americana INFINITI desenvolveu um novo conceito de motor de 4 cilindros, com taxa de compressão variável.
O vídeo abaixo oferece uma boa idéia de como o motor funciona, mesmo para quem não fala inglês.
[video=youtube;A6H66xfEZC4]https://www.youtube.com/watch?v=A6H66xfEZC4[/video]
Já imaginaram um desses em uma moto?
Ice,
Isso vem a resolver o problema crônico dos motores flex aqui no Brasil. Gasolina e álcool necessitam de taxas de compressão bem diferentes. A solução que encontraram aqui foi fazer uma taxa de compressão intermediária entre a taxa para gasolina (mais baixa) e a taxa requerida para álcool (mais alta). Em outra palavras, o motor flex é uma "merda" só com gasolina pura ou só com álcool puro, falando em rendimento. A melhor situação para o motor flex é adotar uma mistura de gasolina e álcool, para que funcione com a taxa de compressão do motor, que é fixa. Mas ao fazer a mistura, não se deve esquecer que a gasolina já tem álcool e isso deve ser levado em conta no balanço entre os dois combustíveis. Em outras palavras, devemos colocar menos "álcool" que gasolina para obter uma mistura 50% + 50%... se a mistura atual for de 25% de álcool dentro da gasolina, a proporção de equilíbrio será 4 litros de gasolina para 3 litros de álcool. O álcool foi adotado para fazer as correções de octanagem na gasolina, que antes só eram possíveis com a aditivação de tetraetila de chumbo e outras cositas bem tóxicas e poluentes. Mas não se iludam que álcool não polui. Polui e até mais que a gasolina, essa foi a balela contada a todos no lançamento do Proálcool... O tadinho do diesel leva a fama, mas o seu maior problema é quase só material particulado (visível), enquanto que na gasolina e no álcool não se vê a química tóxica e poluente.... mas dentro em pouco tudo isso vai acabar, vamos andar de motos elétricas....