12-12-2018, 13:24
Na verdade a ideia desse sistema não tem nada a ver com o tipo de combustível, embora em tese poderia ajudar a mitigar este problema também.
A ideia da INFINITY foi criar um motor que combinase a potencia dos motores turbo com a economia dos motores aspirados de alta taxa de compressão, de acordo com a necessidade de pilotagem.
Motores turbo geram um alto torque e potência, através da injeção forçada de mais mistura ar/combustível na câmara de combustão (é isso que o turbo faz).
Porém, mais mistura significa uma propenção maior a ter pré-ignições indesejadas, que podem até destruir o motor.
A maneira de mitigar este problema é reduzindo a taxa de compressão, evitando assim as pré-ignições indesejadas.
Porém, a potência e torque diminuem com a diminuição da taxa de compressão, o que não é problema com motores turbo, mas é com motores aspirados.
Quanto maior a taxa de compressão, maior a eficiência térmica do motor.
Com estes conceitos em mente, o que este motor faz é o seguinte:
- Quando o motorista solicita torque/potência (p. ex.: durante uma subida ou ultrapassagem), o sistema diminui a taxa de compressão e maximiza a pressão do turbo, atinjindo o pico de potência do motor, as custas de um aumento de consumo.
- Quando o motorista está em uma velocidade de cruzeiro constante, requerento pouco torque/potência, o sistema aumenta a taxa de compressão e diminui a pressão do turbo, maximizando a eficienca em detrimento da potência.
Em resumo, você tem o melhor dos dois mundos: A potência de um motor turbo com a eficiência (economia) de um motor aspirado de alta taxa de compressão, sempre de acordo com a sua necessidade.
A ideia da INFINITY foi criar um motor que combinase a potencia dos motores turbo com a economia dos motores aspirados de alta taxa de compressão, de acordo com a necessidade de pilotagem.
Motores turbo geram um alto torque e potência, através da injeção forçada de mais mistura ar/combustível na câmara de combustão (é isso que o turbo faz).
Porém, mais mistura significa uma propenção maior a ter pré-ignições indesejadas, que podem até destruir o motor.
A maneira de mitigar este problema é reduzindo a taxa de compressão, evitando assim as pré-ignições indesejadas.
Porém, a potência e torque diminuem com a diminuição da taxa de compressão, o que não é problema com motores turbo, mas é com motores aspirados.
Quanto maior a taxa de compressão, maior a eficiência térmica do motor.
Com estes conceitos em mente, o que este motor faz é o seguinte:
- Quando o motorista solicita torque/potência (p. ex.: durante uma subida ou ultrapassagem), o sistema diminui a taxa de compressão e maximiza a pressão do turbo, atinjindo o pico de potência do motor, as custas de um aumento de consumo.
- Quando o motorista está em uma velocidade de cruzeiro constante, requerento pouco torque/potência, o sistema aumenta a taxa de compressão e diminui a pressão do turbo, maximizando a eficienca em detrimento da potência.
Em resumo, você tem o melhor dos dois mundos: A potência de um motor turbo com a eficiência (economia) de um motor aspirado de alta taxa de compressão, sempre de acordo com a sua necessidade.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso
(pensa numa criança feliz... :o)
