09-01-2019, 14:18
Iceman Escreveu:Claudio, na verdade a durabilidade dos pneus depende muito da tocada e do tipo de uso que você faz da moto.
No meu caso (R1200GS), uso a moto todo dia para trabalhar ou seja, uso urbano, percursos curtos, constante acelera/freia.
Meu PNEU traseiro (antes que apareça um engraçadinho...) foi pro saco com uns 10~12k, o dianteiro ainda estava bom (ambos Michellin ANAKEE II originais da moto).
Coloquei outro ANAKEE II na roda traseira e toquei a bola pra frente.
Com pouco mais de 20k, troquei os dois, mas desta vez pelo Pirelli Scorpion II.
Estou achando o Pirelli muito superior ao Anakee (barulhento demais), mas isso porque não passo nem perto de terra ou seja, ando só no asfalto.
Não sei o desempenho de um Pirelli na terra ou mesmo ripio.
Creio que se o uso for mais para viagens longas em asfalto, a durabbilidade deve ser bem maior.
Se a sua está com 20k e ainda com os pneus originais eu diria que você está no lucro.
No final das contas, o que manda é o TWI (Tire Wear Indicator), aquela tira transversal dentro dos sulcos do pneu.
Se estiver no mesmo nivel do resto da banda, é hora de trocar (ou já passou da hora).
Minha experiência com pneus Pirelli é que tem desempenho muito bom, mas se desgastam muito rapidamente, composto de borracha mole.
Só de brincadeira, comprei na Alemanha um súbito digital (instrumento de medição) para medir o sulco de pneus, assim dá para saber o desgaste nas laterais e no centro do pneu, se andando muito em linha reta (pneu quadradão e padrão nas Harley Davidson, que sabemos que não fazem curva.... kkkk) ou uso mais balanceado reta x curvas.