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Óleo do motor
#1
Meu nome é Luis Fernando comprei uma f750 GS queria saber qual Óleo usar obrigado

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#2
Seja bem vindo Luis.

A minha é a R1200GS, então não saberia responder sobre a F750GS, mas no manual do proprietário com certeza tem a informação relativa à especificação do óleo recomendado pela BMW.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
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#3
Basta identificar no manual do proprietário.
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#4
Manual brother
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#5
Cordiais saudações,
Gostaria de ouvir outros pareceres sobre o texto transcrito abaixo:

"Gostaria de dar outra perspectiva ao assunto óleo do motor, de acordo com o curso que fiz na Motul e outras pesquisas.


Assim como há o incorreto entendimento que o friso dos pneus das motos é para “jogar água pra fora” e evitar aquaplanagem, quando na verdade ele é para facilitar que o pneu “dobre” e gere temperatura (que é isto que faz a borracha grudar no asfalto), também o óleo sua principal função não é lubrificar, mas sim refrigerar o motor, ou seja, retirar temperatura.


Exemplifico pela Militec-1 que tem um teste padrão de demonstração de seu produto. Esvazia-se o carter de um carro e percorre nunca mais que 500m com ele a seco (sem óleo). Para quem não conhece, Militec-1 é um condicionador de metais que minimiza o atrito entre metais.


Por que não o fazem em maior distância ou por que não se elimina de vez o óleo? Simplesmente porque o motor sem óleo sobre-aquece, as peças se dilatam, e o motor trava, não pelo atrito, mas sim porque o pistão fica maior que o cilindro.


No caso das motos, pela característica dos motores, a sensibilidade à temperatura é muito maior que em carros.


Por este motivo (retirar temperatura) é que é muiiiiito importante manter-se o nível do óleo.

Quanto mais óleo tem no carter, mais tempo demora para ele voltar a circular pelo motor e tem mais tempo de resfriar. E ao contrário, quanto menos óleo no carter, mais rápido ele volta a circular no motor e menos tempo tem para se esfriar.. Em teste não trava o motor, mas diminui a vida útil das peças.


A Motul especificamente tras uma informação interessante.

Recomendam que, seja o óleo de boa marca ou não, use sempre o mesmo.

Cada fabricante e cada tipo de óleo possui aditivos variados para limpeza, evitar bolhas, etc, etc. Quando se “esvazia” o carter, uma quantidade significativa de óleo fica ainda no motor. Ao se abastecer com outra marca/tipo esse resíduo, em função da sua composição química, pode comprometer ou neutralizar alguns atributos do novo óleo.


Me recomendaram que para se trocar de óleo/marca faça-se o primeiro uso do novo óleo trocando-o na metade do tempo/km, ou seja, se é óleo para 5000 km, faça a primeira troca aos 2500 km. Com isso, o resíduo de óleo no motor em maioria já será da nova marca/tipo e sem incompatibilidade quimica"





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#6
SAE 5W-40, API SJ / JASO MA2, Aditivos (por exemplo, a base de molibdênio) não são permiti- dos, pois estes podem atacar os componentes re- vestidos do motor, A BMW Motorrad recomenda o óleo BMW Motorrad ADVANTEC Ultimate.
Imagino que seja o mesmo óleo para qualquer moto da marca.

A REPSOL tem um óleo que supera essa especificação pois é Jaso SN.

A CASTROL (Power 1 Racing 4t) tb atende exatamente a especificação citada acima, copiada do manual.
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#7
Bom dia obrigado pelas informações outra pergunta sabes dizer como se vê o nível de óleo é só quando o motor estiver quente obrigado

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#8
Luis Rosa Escreveu:Bom dia obrigado pelas informações outra pergunta sabes dizer como se vê o nível de óleo é só quando o motor estiver quente obrigado

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Luis,

A BMW orienta que o nível de óleo deve ser verificado com o motor quente, depois de rodar.
Desligar o motor e aguardar 5 minutos para fazer a leitura.
Isso tem três motivos importantes:
- o óleo precisa estar na temperatura de operação normal do motor.
- os 5 minutos garantem que o óleo que está nas partes altas do motor possam retornar ao cárter.
- a temperatura média do óleo no cárter é de 140 graus C. A expansão volumétrica do óleo entre 25 graus C (ambiente) e 140 graus C é da ordem de 15%. Portanto se fizer a leitura de nível com o óleo frio, haverá um erro bastante considerável.
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#9
Obrigado pela orientação [Imagem: 4ab2d832ac8e155cd224f49c0d317a48.jpg]

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#10
Gnegraes Escreveu:Luis,

A BMW orienta que o nível de óleo deve ser verificado com o motor quente, depois de rodar.
Desligar o motor e aguardar 5 minutos para fazer a leitura.
Isso tem três motivos importantes:
- o óleo precisa estar na temperatura de operação normal do motor.
- os 5 minutos garantem que o óleo que está nas partes altas do motor possam retornar ao cárter.
- a temperatura média do óleo no cárter é de 140 graus C. A expansão volumétrica do óleo entre 25 graus C (ambiente) e 140 graus C é da ordem de 15%. Portanto se fizer a leitura de nível com o óleo frio, haverá um erro bastante considerável.

Seja bem vindo Luis Rosa! E obrigado Guilherme pelo comentário sobre como verificar o nível de óleo, valeu!
Anderson Rabelo
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