Pretendo trocar o óleo da suspensão dianteira da minha motoca uma F800 GS 2011,tenho perguntado pra alguns colegas a respeito de qual óleo colocar e qual a quantidade correta em cada bengala,mas observei que ninguém a quem perguntei tem a informação correta.
Por isso peço auxilio a quem tiver essa informação pois será de grande valia para mim e para futuras consultas dos participantes deste Forum.
Abração a todos.
PAULISTA
CANOAS/RS
MOTOS: CINQUENTINHA / RS125 / RDZ135 / 180 CUSTON / RD350 LC / CBR400 / CB750 F / SUZUKI 1100 R / TRANSALP / F 800 GS.
Santo google rsrsrs. Marcio, de fabrica a viscosidade é 7,5W, na pesquisa falaram de 10W um pouco mais dura, e 15W dura. A quantidade de óleo é medida pelo nível, tira a mola fora, comprime até o talo e coloca óleo até chegar 60mm do gargalo, medida de fábrica.
Mas pelo que lí pode variar pra mais sem perda de amortecimento. A Hiperpro, assunto de outro tópico, recomenda 120mm para as molas progressivas comuns e 60mm para as progressivas heavy duty.
M.Fonseca Escreveu:Santo google rsrsrs. Marcio, de fabrica a viscosidade é 7,5W, na pesquisa falaram de 10W um pouco mais dura, e 15W dura. A quantidade de óleo é medida pelo nível, tira a mola fora, comprime até o talo e coloca óleo até chegar 60mm do gargalo, medida de fábrica.
Mas pelo que lí pode variar pra mais sem perda de amortecimento. A Hiperpro, assunto de outro tópico, recomenda 120mm para as molas progressivas comuns e 60mm para as progressivas heavy duty.
Carai Fonseca,tem jeito mais facil não?hehehe.....tipo põe 700 ml e pronto?
PAULISTA
CANOAS/RS
MOTOS: CINQUENTINHA / RS125 / RDZ135 / 180 CUSTON / RD350 LC / CBR400 / CB750 F / SUZUKI 1100 R / TRANSALP / F 800 GS.
Não entendo como poderia variar o nível.
Deixando mais baixo não completaria totalmente o amortecedor, sendo que com ar dentro perde-se a função de amortecimento.
Meu pouco conhecimento é disso
[video=youtube;HNJy7kreK90]http://www.youtube.com/watch?v=HNJy7kreK90[/video]
Então, na minha cabeça completaria o nível do amortecedor, ficando a decidir em qual posição fecharia.
Estou acompanhando o tópico pra aprender também.
Paulista, quando o fizer, coloque fotos por favor!
nbjr Escreveu:Não entendo como poderia variar o nível.
Deixando mais baixo não completaria totalmente o amortecedor, sendo que com ar dentro perde-se a função de amortecimento.
Meu pouco conhecimento é disso
Então, na minha cabeça completaria o nível do amortecedor, ficando a decidir em qual posição fecharia.
Estou acompanhando o tópico pra aprender também.
Paulista, quando o fizer, coloque fotos por favor!
Nelson, a medição do nível é feita sem a mola, acredito que os 60mm sejam o equivalente ao volume ocupado pela mola. Se completar, quando colocar a mola não haverá espaço para o ar e o óleo na compressão máxima, ocorrendo calço hidráulico, arruinando os retentores.
Veja que no amortecedor montado no vídeo, de carro R/C, ele coloca um pedaço de espuma dentro do amortecedor, se ele não colocar a espuma e encher até o talo quando for movimentar a haste, vai ocorrer calço hidráulico tbm.
Sim, na verdade é um diafragma que ele coloca, que comprime a espuma ocupando o volume da haste que entra no amortecedor. No da moto tem algo parecido?
nbjr Escreveu:Sim, na verdade é um diafragma que ele coloca, que comprime a espuma ocupando o volume da haste que entra no amortecedor. No da moto tem algo parecido?
Na traseira se usa um reservatório de expansão separado, mas na frente nunca vi.
Sempre pensei que a troca de óleo das bengalas fossem uma coisa simples, pelo menos na minha sahara drena-se o óleo por baixo pelo parafuso de dreno e enche a bengala de óleo e medida especificadas por cima, fecha-se e pronto. Será que a gs é tao diferente?