• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Óleo Suspensão Dianteira
#1
Bom Dia Pessoal,

Pretendo trocar o óleo da suspensão dianteira da minha motoca uma F800 GS 2011,tenho perguntado pra alguns colegas a respeito de qual óleo colocar e qual a quantidade correta em cada bengala,mas observei que ninguém a quem perguntei tem a informação correta.
Por isso peço auxilio a quem tiver essa informação pois será de grande valia para mim e para futuras consultas dos participantes deste Forum.

Abração a todos.
PAULISTA
CANOAS/RS
MOTOS: CINQUENTINHA / RS125 / RDZ135 / 180 CUSTON / RD350 LC / CBR400 / CB750 F / SUZUKI 1100 R / TRANSALP / F 800 GS.

PORQUE DEUS É BOM.
  Responder
#2
Santo google rsrsrs. Marcio, de fabrica a viscosidade é 7,5W, na pesquisa falaram de 10W um pouco mais dura, e 15W dura. A quantidade de óleo é medida pelo nível, tira a mola fora, comprime até o talo e coloca óleo até chegar 60mm do gargalo, medida de fábrica.
Mas pelo que lí pode variar pra mais sem perda de amortecimento. A Hiperpro, assunto de outro tópico, recomenda 120mm para as molas progressivas comuns e 60mm para as progressivas heavy duty.
  Responder
#3
M.Fonseca Escreveu:Santo google rsrsrs. Marcio, de fabrica a viscosidade é 7,5W, na pesquisa falaram de 10W um pouco mais dura, e 15W dura. A quantidade de óleo é medida pelo nível, tira a mola fora, comprime até o talo e coloca óleo até chegar 60mm do gargalo, medida de fábrica.
Mas pelo que lí pode variar pra mais sem perda de amortecimento. A Hiperpro, assunto de outro tópico, recomenda 120mm para as molas progressivas comuns e 60mm para as progressivas heavy duty.

Carai Fonseca,tem jeito mais facil não?hehehe.....tipo põe 700 ml e pronto?
PAULISTA
CANOAS/RS
MOTOS: CINQUENTINHA / RS125 / RDZ135 / 180 CUSTON / RD350 LC / CBR400 / CB750 F / SUZUKI 1100 R / TRANSALP / F 800 GS.

PORQUE DEUS É BOM.
  Responder
#4
Fonseca, é melhor voce desenhar pro PAULISTA.

Ele ainda tá meio zoado do tombo e tá dificil de entender kkkkkkk :p
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
  Responder
#5
Não entendo como poderia variar o nível.
Deixando mais baixo não completaria totalmente o amortecedor, sendo que com ar dentro perde-se a função de amortecimento.
Meu pouco conhecimento é disso
[video=youtube;HNJy7kreK90]http://www.youtube.com/watch?v=HNJy7kreK90[/video]

Então, na minha cabeça completaria o nível do amortecedor, ficando a decidir em qual posição fecharia.

Estou acompanhando o tópico pra aprender também.

Paulista, quando o fizer, coloque fotos por favor!
TWISTER 04/FALCON 05/SHADOW 05/XT660R 08/F800GS 11/F800GS 14
  Responder
#6
PAULISTA Escreveu:Carai Fonseca,tem jeito mais facil não?hehehe.....tipo põe 700 ml e pronto?

Iceman Escreveu:Fonseca, é melhor voce desenhar pro PAULISTA.

Ele ainda tá meio zoado do tombo e tá dificil de entender kkkkkkk :p

kkkk A fabrica e os mecânicos medem assim, tem até ferramenta pra isso, olha só
http://www.motionpro.com/motorcycle/partno/08-0121/
[ATTACH=CONFIG]3992[/ATTACH]


Arquivo(s) anexado(s)
.jpg   310m986TtBL._SL500_.jpg (Tamanho: 8.53 KB / Downloads: 124)
  Responder
#7
nbjr Escreveu:Não entendo como poderia variar o nível.
Deixando mais baixo não completaria totalmente o amortecedor, sendo que com ar dentro perde-se a função de amortecimento.
Meu pouco conhecimento é disso

Então, na minha cabeça completaria o nível do amortecedor, ficando a decidir em qual posição fecharia.

Estou acompanhando o tópico pra aprender também.

Paulista, quando o fizer, coloque fotos por favor!

Nelson, a medição do nível é feita sem a mola, acredito que os 60mm sejam o equivalente ao volume ocupado pela mola. Se completar, quando colocar a mola não haverá espaço para o ar e o óleo na compressão máxima, ocorrendo calço hidráulico, arruinando os retentores.

Veja que no amortecedor montado no vídeo, de carro R/C, ele coloca um pedaço de espuma dentro do amortecedor, se ele não colocar a espuma e encher até o talo quando for movimentar a haste, vai ocorrer calço hidráulico tbm.
  Responder
#8
Sim, na verdade é um diafragma que ele coloca, que comprime a espuma ocupando o volume da haste que entra no amortecedor. No da moto tem algo parecido?
TWISTER 04/FALCON 05/SHADOW 05/XT660R 08/F800GS 11/F800GS 14
  Responder
#9
nbjr Escreveu:Sim, na verdade é um diafragma que ele coloca, que comprime a espuma ocupando o volume da haste que entra no amortecedor. No da moto tem algo parecido?

Na traseira se usa um reservatório de expansão separado, mas na frente nunca vi.
  Responder
#10
Sempre pensei que a troca de óleo das bengalas fossem uma coisa simples, pelo menos na minha sahara drena-se o óleo por baixo pelo parafuso de dreno e enche a bengala de óleo e medida especificadas por cima, fecha-se e pronto. Será que a gs é tao diferente?
  Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Barulho na suspenção dianteira f800 Sandrof 9 14,167 04-09-2023, 07:21
Última Mensagem: Gnegraes
  Troca do fluido de Suspensão f750 LG Gustavo 2 5,920 12-10-2022, 22:29
Última Mensagem: LG Gustavo
  Óleo de motor F 700 ValF700 8 5,292 30-07-2020, 20:13
Última Mensagem: ValF700
  Vazamento óleo bengala glessa 18 25,816 17-05-2020, 15:11
Última Mensagem: glessa
  Suspensão dianteira rebaixada!!! Zé Renato 59 74,260 26-07-2018, 21:10
Última Mensagem: jjcmaciel
  Ajuda, comprando um F800GSA, riscos suspensão traseira mysyfy 9 7,450 26-05-2018, 14:17
Última Mensagem: mysyfy
  Óleo para suspensão dianteira Aprubem 3 4,104 12-12-2017, 07:58
Última Mensagem: rodpcastro
  F 800 GS nova e ja vazando oleo na bengala Dersao 13 9,793 24-08-2017, 11:39
Última Mensagem: zepedro
  Oleo e filtro 10.000 KM é mesmo confiável? Andre, AL. 12 11,068 02-03-2017, 08:38
Última Mensagem: jmferreira
  Diferencas Suspensao ESA GS1200 x Nova GS800 rafolipes 26 16,208 07-07-2016, 16:14
Última Mensagem: Alex Oli

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: