22-01-2020, 13:24
Reiner Escreveu:Eu entendo que o valor é definido por lei. Isto para atender a oferta de álcool em determinada epoca em que a lei foi feita. Pergunto?
esta determinação é a ideal?
tenho um carro que se alimenta com gasolina hehehe....a cada mexida da lei o consumo aumenta um pouco....
Nao seria este o nosso "problema" ..que nos diferencia do exterior?
Com a gasolina 90 x 10, o consumo é muito menor que a gasolina 73 x 27. Nao cito potência e torque do motor....só consumo.
O mesmo motor com uma gasolina 90x10 no Chile vai rodar mais km, talvez com menos potência, que no Brasil com a gasolina 73x27....teórica, pois pode ser batizada com a adição de mais alcool para aumentar o lucro do revendedor.
A qualidade da nossa gasolina é otima, a TDM rodou 13 anos sem nunca fazer revisao na injecao. E sem alteracoes de funcionamento. Apenas o consumo cresceu na medida que aumentavam a % de alcool por forca de lei....
penso eu....
Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
Reiner,
Que me lembre, o teor de álcool está no mesmo valor há bastante tempo. Quem decide o teor é a ANP.
Na Alemanha, o último dado que me passaram era de 10%. Para eles tudo é importado, já aqui há interesse em termos teor maior de álcool e assim diminuir a importação de petróleo.
Os valores tanto da gasolina pura quanto do álcool, dependem de condições de mercado: barril de petróleo em US$, produção de cana (chuva muita ou pouca), preço do açúcar ( se está bom, produzem menos álcool..), contratos de exportação, etc...
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...