• 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ajuda para escolher pneus
Bom dia amigos.
Estou preparando a moto pra ir em janeiro/19 fazer a carretera austral. Preciso por pneu dianteiro na minha LC1200 (o traseiro posso trocar mas não é necessário).
Minha questão é: qual pneu escolher?
Estou usando o ANAKEE III. Fiz Ushuaia em 2016 com este modelo e não tive problemas.
Ouvi falar do Metzeler Tourance Next e do Heidenau.
Qual a opinião dos parceiros sobre esse assunto? O que já experimentaram?
Obrigado.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  Responder
Wbornelli Escreveu:Bom dia amigos.
Estou preparando a moto pra ir em janeiro/19 fazer a carretera austral. Preciso por pneu dianteiro na minha LC1200 (o traseiro posso trocar mas não é necessário).
Estou usando o ANAKEE III. Fiz Ushuaia em 2016 com este modelo e não tive problemas.
Obrigado.

Na minha experiência achei que o anakee III economizava mais gasolina q o metzeler. O anakee3 tem um desenho mais limpo. Desempenho achei igual. Rodei 21k km com o anakee 3. Pneu muito durável.

Acabei colocando o metzeler pq era o q tinha na concessionaria, mas pro on/ não vejo nenhum melhor q o anakee3 ...

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk
  Responder
Oi Wagner,
A escolha do pneu deve levar em conta os piores trechos da viagem. No caso da carretera austral, e de outras estradas da Patagônia Argentina, ha terra e Ripio.
Assim, são recomendáveis pneus 50/50, como o Heidenau K60 e o Karoo 3.
Fiz neste ano a Rota 40 de ponta a ponta e depois Ushuaia com o Heidi, e ele foi um bom pneu. Dura mais que os outros do mesmo tipo.
No asfalto molhado perde um pouco de grip, mas afinal, trata-se de um 50/50.
Abs,
We must be willing to get rid of the life we’ve planned, so as to have the life that is waiting for us. —JOSEPH CAMPBELL
  Responder
Estou com planos de fazer a Carretera no começo de 2019 também, provavelmente irei com os Heidenau
K60, mas não descarto os K 76, que são mais ou menos 30% off e 70% on.

Concordo com o colega Henri, tem que levar em conta os piores trechos da viagem.
  Responder
Então... vou trazer meu ponto de vista.
Eu consideraria o conjunto da viagem e não apenas os piores trechos para determinar qual tipo de pneu usar.
Penso que as condições do asfalto também podem oferecer riscos a serem considerados (ex: chuva, vento, buracos), além de exigir uma condição diferente de manobrabilidade da motocicleta (que normalmente estará mais rápida do que em terra ou terreno ruim), o que pode ser facilitado com o pneu mais ON.
Além disso, normalmente o desgaste do OFF no asfalto é maior - e isso exige que se pense em troca durante o percurso, se for o caso.
Numa viagem com 90% de estrada de asfalto, penso que o desgaste e a falta de segurança de um modelo 50/50 não valeria a pena. Nesse caso eu optaria por, no máximo, 70/30, se não o 90/10.
Mas, cadum, cadum.
Bons ventos a todos.
  Responder
EvertonM Escreveu:Então... vou trazer meu ponto de vista.
Eu consideraria o conjunto da viagem e não apenas os piores trechos para determinar qual tipo de pneu usar.
Penso que as condições do asfalto também podem oferecer riscos a serem considerados (ex: chuva, vento, buracos), além de exigir uma condição diferente de manobrabilidade da motocicleta (que normalmente estará mais rápida do que em terra ou terreno ruim), o que pode ser facilitado com o pneu mais ON.
Além disso, normalmente o desgaste do OFF no asfalto é maior - e isso exige que se pense em troca durante o percurso, se for o caso.
Numa viagem com 90% de estrada de asfalto, penso que o desgaste e a falta de segurança de um modelo 50/50 não valeria a pena. Nesse caso eu optaria por, no máximo, 70/30, se não o 90/10.
Mas, cadum, cadum.
Bons ventos a todos.

Este é o meu pensamento também. Em 2016 fizemos Ushuaia e subindo pela 40. Optei pelo Anakee 3 e foi ótimo pois a durabilidade do pneu foi perfeita.
Meu questionamento é exatamente neste sentido, se os colegas que estão usando pneus mais off tem conseguido boa durabilidade e dirigibilidade em viagens longas onde 90% da kilometragem é em asfalto.

Responder
Fui para o Atacama com Karoo... ti e que trocar em Santiago !

Se for com 50/50 vá com.o Heidenau k60 ou com o Scorpion Rally...

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk
  Responder
Wbornelli Escreveu:Bom dia amigos.
Obrigado.

Wagner, eu também pretendo viajar para o Atacama em 2019, e hoje eu uso o conjunto Anakee III, que hoje está com 8k, mas pretendo sair com um conjunto novo, e por isso também estou pesquisando, e achei esse vídeo bem interessante, da uma olhada.

PNEU PARA BIG TRAIL DICAS QUAL USAR AVON X HEIDENAU BMW GS 1200*

https://m.youtube.com/watch?v=U4AqR08E3K...e=youtu.be

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk
  Responder
Já estou no terceiro par do K60, totalizando 55 mil km.
  Responder
K60 sem dúvida, vai e volta e sobra, ainda mais para o ripio da Carretera Austral.
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Novo recall para R1250GS, GS Adv, R e RS . Gnegraes 2 7,464 16-07-2023, 15:42
Última Mensagem: Gnegraes
  Recomendação de oficinas top para revisão - adicione sua recomendação aqui! Sisti 6 6,694 02-06-2022, 16:54
Última Mensagem: Rromagnani
  Ajuda para aquisição de R 1200 GS tiago-lima 11 4,933 19-02-2022, 09:29
Última Mensagem: adriel
  Graxa correta para coifa do carda mapamotos 68 26,876 05-12-2021, 20:23
Última Mensagem: Rromagnani
  Ajuda para encontrar antigo Dono Lenin100 5 2,719 30-11-2020, 18:32
Última Mensagem: Lenin100
  Calibragem dos Pneus Golias 49 98,313 01-06-2020, 01:14
Última Mensagem: M@uro
  Melhor custo benefício em pneus para R1200GS. mlbonfim 14 36,837 26-04-2020, 13:56
Última Mensagem: Sapi
  Pneus 120/70 e 170/60 na R1200adv AC D. Tolfo 6 3,289 26-04-2020, 13:22
Última Mensagem: Sapi
  UP - GSA AC para GSA LC. FCRUZ17 14 5,344 11-05-2019, 20:02
Última Mensagem: profCarlos
  Escolher a MOTO MarceloYo 11 22,446 11-06-2018, 13:40
Última Mensagem: Iceman

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)