• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[AJUDA] Problema ao Ligar BMW F800GS 2016 – Barulho Alto e Estranho
Estou enfrentando um problema estranho na minha BMW F800GS 2016 e gostaria muito da ajuda e opinião de quem já passou por algo parecido ou entende mais do assunto.
Recentemente, a moto começou a apresentar oscilações na aceleração, principalmente em marcha lenta. Após pesquisar bastante, encontrei vários relatos apontando para o sensor TPS (sensor de posição da borboleta) como possível causa.
Decidi então substituir o sensor TPS por um novo, mas após a troca, a moto passou a fazer um barulho muito alto e estranho ao tentar dar a partida. Parece algo mecânico, como se estivesse forçando algo dentro do motor, e a moto não liga.
Gostaria de saber se alguém já passou por algo semelhante, se existe algum procedimento de calibração do TPS após a troca, ou se há alguma possibilidade de erro na instalação que possa ter causado esse problema.
Agradeço muito qualquer ajuda ou dica que puderem dar. ?
Obrigado desde já!

SEGUE VIDEO DO PROBLEMA 
https://www.youtube.com/shorts/l4DU2ELqoAE

MODELO DO SENSOR

MARCA : GAUSS
MODELO : GS7456 - 13631721456  83088
  Responder
TPS precisa ser calibrado para a posição de borboleta fechada. Sem isso é uma loteria.
Para isso é necessário scanner, GS900 ou Motoscan.

Antes de comprar peças de acordo com relatos da web, tente fazer um diagnóstico correto do que há no motor e/ou na moto.
Se você não pretende ter um scanner, leve a uma oficina de confiança, o que mais tem no mercado é curioso e pilantra.

Você está em que cidade?
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
(, 08:03)Gnegraes Escreveu: TPS precisa ser calibrado para a posição de borboleta fechada. Sem isso é uma loteria.
Para isso é necessário scanner, GS900 ou Motoscan.

Antes de comprar peças de acordo com relatos da web, tente fazer um diagnóstico correto do que há no motor e/ou na moto.
Se você não pretende ter um scanner, leve a uma oficina de confiança, o que mais tem no mercado é curioso e pilantra.

Você está em que cidade?
Bom dia !
Eu estou na cidade do Rio de Janeiro! Obrigado pela contribuição no tópico, realmente faz toda a diferença ter um diagnóstico correto antes de sair trocando peças. Aproveitando, você chegou a assistir ao vídeo que deixei no link? Queria saber sua opinião sobre ele.
  Responder
(29-05-2025, 20:02)Junior008 Escreveu: Estou enfrentando um problema estranho na minha BMW F800GS 2016 e gostaria muito da ajuda e opinião de quem já passou por algo parecido ou entende mais do assunto.
Recentemente, a moto começou a apresentar oscilações na aceleração, principalmente em marcha lenta. Após pesquisar bastante, encontrei vários relatos apontando para o sensor TPS (sensor de posição da borboleta) como possível causa.
Decidi então substituir o sensor TPS por um novo, mas após a troca, a moto passou a fazer um barulho muito alto e estranho ao tentar dar a partida. Parece algo mecânico, como se estivesse forçando algo dentro do motor, e a moto não liga.
Gostaria de saber se alguém já passou por algo semelhante, se existe algum procedimento de calibração do TPS após a troca, ou se há alguma possibilidade de erro na instalação que possa ter causado esse problema.
Obrigado desde já!

SEGUE VIDEO DO PROBLEMA 

MODELO DO SENSOR

Cara que estranho esse barulho, faz o seguinte reseta a ECU da F800

Primeiro tente isso:

https://www.youtube.com/shorts/OrRhTuxR3eQ

Depois isso:

BMW TPS Reset Rotina de redefinição de TPS:
1) Desconecte a bateria por cerca de 30 segundos e depois reconecte (faza com que a ECU perca a memória do Sensor de Posição do Acelerador).
2) Ligue a ignição, mas NÃO ligue o motor.
3) Abra lentamente o acelerador totalmente para fechar completamente, repita isso três vezes.
4) Desligue a ignição. (A ECU agora armazena dados de posição TPS na memória).
5) Aguarde 5 segundos.
6) Ligue a ignição novamente e ligue a bicicleta. Antes de fazer isso, eu verificaria se a fiação para o próprio TPS não foi chutada ou perturbada, é a unidade elétrica na entrada de ar na frente do seu pé esquerdo.
  Responder
(, 10:51)shw Escreveu:
(29-05-2025, 20:02)Junior008 Escreveu: Estou enfrentando um problema estranho na minha BMW F800GS 2016 e gostaria muito da ajuda e opinião de quem já passou por algo parecido ou entende mais do assunto.
Obrigado desde já!

SEGUE VIDEO DO PROBLEMA 

MODELO DO SENSOR

Cara que estranho esse barulho, faz o seguinte reseta a ECU da F800

Primeiro tente isso:

https://www.youtube.com/shorts/OrRhTuxR3eQ

Depois isso:

BMW TPS Reset Rotina de redefinição de TPS:
1) Desconecte a bateria por cerca de 30 segundos e depois reconecte (faza com que a ECU perca a memória do Sensor de Posição do Acelerador).
2) Ligue a ignição, mas NÃO ligue o motor.
3) Abra lentamente o acelerador totalmente para fechar completamente, repita isso três vezes.
4) Desligue a ignição. (A ECU agora armazena dados de posição TPS na memória).
5) Aguarde 5 segundos.
6) Ligue a ignição novamente e ligue a bicicleta. Antes de fazer isso, eu verificaria se a fiação para o próprio TPS não foi chutada ou perturbada, é a unidade elétrica na entrada de ar na frente do seu pé esquerdo.
Certo, vou tentar isso e retorno com mais informações, de antemão já te agradeço meu amigo.
  Responder

Júnior,

Moto com dificuldade na partida pode ser bobina de ignição, bicos injetores, bomba de gasolina, regulador de pressão de combustível, etc,...
No vídeo, o ruído me pareceu ser problemas no motor de arranque.
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Vídeo: barulho motor f800 GS ADVENTURE 2015 Havoc 0 1,459 05-03-2025, 03:44
Última Mensagem: Havoc
  Qual o modelo de conector para a F800 GS ADV 2016? leonardg50 1 1,003 24-01-2025, 16:17
Última Mensagem: FCRUZ17
  Barulho ao ligar a F900 GS Adventure IqsMulo 0 548 22-01-2025, 16:46
Última Mensagem: IqsMulo
  Instalação de controle portão rossi no farol alto. Amilcar23 4 20,095 07-10-2024, 08:55
Última Mensagem: Amilcar23
  Barulho no cabeçote Márcio Lim 77 130,143 20-09-2024, 15:42
Última Mensagem: luiz baum
  F800gs 2012 Dúvida redbeatle 3 14,844 09-01-2024, 21:39
Última Mensagem: EvertonM
  barulho na F 800 siqueira66 29 46,069 05-09-2023, 18:10
Última Mensagem: daltonras
  Barulho na suspenção dianteira f800 Sandrof 9 14,261 04-09-2023, 07:21
Última Mensagem: Gnegraes
  F800gs 2009 diego87 3 2,087 09-08-2022, 17:24
Última Mensagem: Gnegraes
  Problema com painel da F800GS rodpcastro 4 6,233 31-03-2022, 20:30
Última Mensagem: Reiner

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)