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[AJUDA] Problema ao Ligar BMW F800GS 2016 – Barulho Alto e Estranho
#1
Estou enfrentando um problema estranho na minha BMW F800GS 2016 e gostaria muito da ajuda e opinião de quem já passou por algo parecido ou entende mais do assunto.
Recentemente, a moto começou a apresentar oscilações na aceleração, principalmente em marcha lenta. Após pesquisar bastante, encontrei vários relatos apontando para o sensor TPS (sensor de posição da borboleta) como possível causa.
Decidi então substituir o sensor TPS por um novo, mas após a troca, a moto passou a fazer um barulho muito alto e estranho ao tentar dar a partida. Parece algo mecânico, como se estivesse forçando algo dentro do motor, e a moto não liga.
Gostaria de saber se alguém já passou por algo semelhante, se existe algum procedimento de calibração do TPS após a troca, ou se há alguma possibilidade de erro na instalação que possa ter causado esse problema.
Agradeço muito qualquer ajuda ou dica que puderem dar. ?
Obrigado desde já!

SEGUE VIDEO DO PROBLEMA 
https://www.youtube.com/shorts/l4DU2ELqoAE

MODELO DO SENSOR

MARCA : GAUSS
MODELO : GS7456 - 13631721456  83088
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#2
TPS precisa ser calibrado para a posição de borboleta fechada. Sem isso é uma loteria.
Para isso é necessário scanner, GS900 ou Motoscan.

Antes de comprar peças de acordo com relatos da web, tente fazer um diagnóstico correto do que há no motor e/ou na moto.
Se você não pretende ter um scanner, leve a uma oficina de confiança, o que mais tem no mercado é curioso e pilantra.

Você está em que cidade?
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
#3
(, 08:03)Gnegraes Escreveu: TPS precisa ser calibrado para a posição de borboleta fechada. Sem isso é uma loteria.
Para isso é necessário scanner, GS900 ou Motoscan.

Antes de comprar peças de acordo com relatos da web, tente fazer um diagnóstico correto do que há no motor e/ou na moto.
Se você não pretende ter um scanner, leve a uma oficina de confiança, o que mais tem no mercado é curioso e pilantra.

Você está em que cidade?
Bom dia !
Eu estou na cidade do Rio de Janeiro! Obrigado pela contribuição no tópico, realmente faz toda a diferença ter um diagnóstico correto antes de sair trocando peças. Aproveitando, você chegou a assistir ao vídeo que deixei no link? Queria saber sua opinião sobre ele.
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#4
(29-05-2025, 20:02)Junior008 Escreveu: Estou enfrentando um problema estranho na minha BMW F800GS 2016 e gostaria muito da ajuda e opinião de quem já passou por algo parecido ou entende mais do assunto.
Recentemente, a moto começou a apresentar oscilações na aceleração, principalmente em marcha lenta. Após pesquisar bastante, encontrei vários relatos apontando para o sensor TPS (sensor de posição da borboleta) como possível causa.
Decidi então substituir o sensor TPS por um novo, mas após a troca, a moto passou a fazer um barulho muito alto e estranho ao tentar dar a partida. Parece algo mecânico, como se estivesse forçando algo dentro do motor, e a moto não liga.
Gostaria de saber se alguém já passou por algo semelhante, se existe algum procedimento de calibração do TPS após a troca, ou se há alguma possibilidade de erro na instalação que possa ter causado esse problema.
Agradeço muito qualquer ajuda ou dica que puderem dar. ?
Obrigado desde já!

SEGUE VIDEO DO PROBLEMA 
https://www.youtube.com/shorts/l4DU2ELqoAE

MODELO DO SENSOR

MARCA : GAUSS
MODELO : GS7456 - 13631721456  83088

Cara que estranho esse barulho, faz o seguinte reseta a ECU da F800

Primeiro tente isso:

https://www.youtube.com/shorts/OrRhTuxR3eQ

Depois isso:

BMW TPS Reset Rotina de redefinição de TPS:
1) Desconecte a bateria por cerca de 30 segundos e depois reconecte (faza com que a ECU perca a memória do Sensor de Posição do Acelerador).
2) Ligue a ignição, mas NÃO ligue o motor.
3) Abra lentamente o acelerador totalmente para fechar completamente, repita isso três vezes.
4) Desligue a ignição. (A ECU agora armazena dados de posição TPS na memória).
5) Aguarde 5 segundos.
6) Ligue a ignição novamente e ligue a bicicleta. Antes de fazer isso, eu verificaria se a fiação para o próprio TPS não foi chutada ou perturbada, é a unidade elétrica na entrada de ar na frente do seu pé esquerdo.
  Responder
#5
(, 10:51)shw Escreveu:
(29-05-2025, 20:02)Junior008 Escreveu: Estou enfrentando um problema estranho na minha BMW F800GS 2016 e gostaria muito da ajuda e opinião de quem já passou por algo parecido ou entende mais do assunto.
Recentemente, a moto começou a apresentar oscilações na aceleração, principalmente em marcha lenta. Após pesquisar bastante, encontrei vários relatos apontando para o sensor TPS (sensor de posição da borboleta) como possível causa.
Decidi então substituir o sensor TPS por um novo, mas após a troca, a moto passou a fazer um barulho muito alto e estranho ao tentar dar a partida. Parece algo mecânico, como se estivesse forçando algo dentro do motor, e a moto não liga.
Gostaria de saber se alguém já passou por algo semelhante, se existe algum procedimento de calibração do TPS após a troca, ou se há alguma possibilidade de erro na instalação que possa ter causado esse problema.
Agradeço muito qualquer ajuda ou dica que puderem dar. ?
Obrigado desde já!

SEGUE VIDEO DO PROBLEMA 
https://www.youtube.com/shorts/l4DU2ELqoAE

MODELO DO SENSOR

MARCA : GAUSS
MODELO : GS7456 - 13631721456  83088

Cara que estranho esse barulho, faz o seguinte reseta a ECU da F800

Primeiro tente isso:

https://www.youtube.com/shorts/OrRhTuxR3eQ

Depois isso:

BMW TPS Reset Rotina de redefinição de TPS:
1) Desconecte a bateria por cerca de 30 segundos e depois reconecte (faza com que a ECU perca a memória do Sensor de Posição do Acelerador).
2) Ligue a ignição, mas NÃO ligue o motor.
3) Abra lentamente o acelerador totalmente para fechar completamente, repita isso três vezes.
4) Desligue a ignição. (A ECU agora armazena dados de posição TPS na memória).
5) Aguarde 5 segundos.
6) Ligue a ignição novamente e ligue a bicicleta. Antes de fazer isso, eu verificaria se a fiação para o próprio TPS não foi chutada ou perturbada, é a unidade elétrica na entrada de ar na frente do seu pé esquerdo.
Certo, vou tentar isso e retorno com mais informações, de antemão já te agradeço meu amigo.
  Responder
#6

Júnior,

Moto com dificuldade na partida pode ser bobina de ignição, bicos injetores, bomba de gasolina, regulador de pressão de combustível, etc,...
No vídeo, o ruído me pareceu ser problemas no motor de arranque.
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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