Estou enfrentando um problema estranho na minha BMW F800GS 2016 e gostaria muito da ajuda e opinião de quem já passou por algo parecido ou entende mais do assunto.
Recentemente, a moto começou a apresentar oscilações na aceleração, principalmente em marcha lenta. Após pesquisar bastante, encontrei vários relatos apontando para o sensor TPS (sensor de posição da borboleta) como possível causa.
Decidi então substituir o sensor TPS por um novo, mas após a troca, a moto passou a fazer um barulho muito alto e estranho ao tentar dar a partida. Parece algo mecânico, como se estivesse forçando algo dentro do motor, e a moto não liga.
Gostaria de saber se alguém já passou por algo semelhante, se existe algum procedimento de calibração do TPS após a troca, ou se há alguma possibilidade de erro na instalação que possa ter causado esse problema.
Agradeço muito qualquer ajuda ou dica que puderem dar. ?
Obrigado desde já!
SEGUE VIDEO DO PROBLEMA
https://www.youtube.com/shorts/l4DU2ELqoAE
MODELO DO SENSOR
MARCA : GAUSS
MODELO : GS7456 - 13631721456 83088
, 08:03
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: , 08:04 por Gnegraes.)
TPS precisa ser calibrado para a posição de borboleta fechada. Sem isso é uma loteria.
Para isso é necessário scanner, GS900 ou Motoscan.
Antes de comprar peças de acordo com relatos da web, tente fazer um diagnóstico correto do que há no motor e/ou na moto.
Se você não pretende ter um scanner, leve a uma oficina de confiança, o que mais tem no mercado é curioso e pilantra.
Você está em que cidade?
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
(, 08:03)Gnegraes Escreveu: TPS precisa ser calibrado para a posição de borboleta fechada. Sem isso é uma loteria.
Para isso é necessário scanner, GS900 ou Motoscan.
Antes de comprar peças de acordo com relatos da web, tente fazer um diagnóstico correto do que há no motor e/ou na moto.
Se você não pretende ter um scanner, leve a uma oficina de confiança, o que mais tem no mercado é curioso e pilantra.
Você está em que cidade? Bom dia !
Eu estou na cidade do Rio de Janeiro! Obrigado pela contribuição no tópico, realmente faz toda a diferença ter um diagnóstico correto antes de sair trocando peças. Aproveitando, você chegou a assistir ao vídeo que deixei no link? Queria saber sua opinião sobre ele.
(29-05-2025, 20:02)Junior008 Escreveu: Estou enfrentando um problema estranho na minha BMW F800GS 2016 e gostaria muito da ajuda e opinião de quem já passou por algo parecido ou entende mais do assunto.
Recentemente, a moto começou a apresentar oscilações na aceleração, principalmente em marcha lenta. Após pesquisar bastante, encontrei vários relatos apontando para o sensor TPS (sensor de posição da borboleta) como possível causa.
Decidi então substituir o sensor TPS por um novo, mas após a troca, a moto passou a fazer um barulho muito alto e estranho ao tentar dar a partida. Parece algo mecânico, como se estivesse forçando algo dentro do motor, e a moto não liga.
Gostaria de saber se alguém já passou por algo semelhante, se existe algum procedimento de calibração do TPS após a troca, ou se há alguma possibilidade de erro na instalação que possa ter causado esse problema.
Obrigado desde já!
SEGUE VIDEO DO PROBLEMA
MODELO DO SENSOR
Cara que estranho esse barulho, faz o seguinte reseta a ECU da F800
Primeiro tente isso:
https://www.youtube.com/shorts/OrRhTuxR3eQ
Depois isso:
BMW TPS Reset Rotina de redefinição de TPS:
1) Desconecte a bateria por cerca de 30 segundos e depois reconecte (faza com que a ECU perca a memória do Sensor de Posição do Acelerador).
2) Ligue a ignição, mas NÃO ligue o motor.
3) Abra lentamente o acelerador totalmente para fechar completamente, repita isso três vezes.
4) Desligue a ignição. (A ECU agora armazena dados de posição TPS na memória).
5) Aguarde 5 segundos.
6) Ligue a ignição novamente e ligue a bicicleta. Antes de fazer isso, eu verificaria se a fiação para o próprio TPS não foi chutada ou perturbada, é a unidade elétrica na entrada de ar na frente do seu pé esquerdo.
(, 10:51)shw Escreveu: (29-05-2025, 20:02)Junior008 Escreveu: Estou enfrentando um problema estranho na minha BMW F800GS 2016 e gostaria muito da ajuda e opinião de quem já passou por algo parecido ou entende mais do assunto.
Obrigado desde já!
SEGUE VIDEO DO PROBLEMA
MODELO DO SENSOR
Cara que estranho esse barulho, faz o seguinte reseta a ECU da F800
Primeiro tente isso:
https://www.youtube.com/shorts/OrRhTuxR3eQ
Depois isso:
BMW TPS Reset Rotina de redefinição de TPS:
1) Desconecte a bateria por cerca de 30 segundos e depois reconecte (faza com que a ECU perca a memória do Sensor de Posição do Acelerador).
2) Ligue a ignição, mas NÃO ligue o motor.
3) Abra lentamente o acelerador totalmente para fechar completamente, repita isso três vezes.
4) Desligue a ignição. (A ECU agora armazena dados de posição TPS na memória).
5) Aguarde 5 segundos.
6) Ligue a ignição novamente e ligue a bicicleta. Antes de fazer isso, eu verificaria se a fiação para o próprio TPS não foi chutada ou perturbada, é a unidade elétrica na entrada de ar na frente do seu pé esquerdo. Certo, vou tentar isso e retorno com mais informações, de antemão já te agradeço meu amigo.
, 14:26
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: , 14:30 por Gnegraes.)
Júnior,
Moto com dificuldade na partida pode ser bobina de ignição, bicos injetores, bomba de gasolina, regulador de pressão de combustível, etc,...
No vídeo, o ruído me pareceu ser problemas no motor de arranque.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
|