• 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Apontando para o Sul
#61
Rromagnani Escreveu:Viajar pela Patagonia é fantástico... A estrada é excelente, muito bem sinalizada e com pouco tráfego além de paisagens sensacionais e pessoas bastante amáveis e prestativas.

Os problemas estão diretamente relacionados com a natureza... Um frio de congelar os ossos, ventos bem fortes que tornam a piltagem difícil e aumenta ainda mais a sensação de frio e os Guanacos na beira da pista que vez por outra resolvem atravessar... Não contei aqui, mas tive talvez o maior susto da vida sobre duas rodas com um bicho desses que pulou de um barranco ao lado da pista bem na minha direção... Por um milagre consegui desviar e não aconteceu nada...

As aduanas Chile/Argentina são burocráticas e demoradas, principalmente se estiverem cheias!

Em regra não há problemas de abastecimento e pelo.menos a cada 200 kms há postos de combustível... O problema está quando se sai das rotas principais... Assim, se sua moto não tiver uma autonomia de ao menos 400 kms eu sugiro levar um tanque reserva de gasolina.

A gasolina na Patagonia custa menos de 2 Reais o litro e nas outras regiões por volta de 3 isso a gasolina Super de 95 octanas.

Diferente do que eu esperava, as cidades argentinas estão muito bem cuidadas, assim como as estradas. Frota de carros novos e restaurantes cheios. A crise de lá, tão anunciada por aqui parece que passa à margem da população em geral.

Hotéis medianos custam por volta de 15 a 20 mil pesos, (por volta de 200 Reais) e a comida TB está barata (com o equivalente a 50.00 Reais, da pra uma refeição sem exageros).

Não saia com pneus meia vida... Troque-os antes de iniciar a viagem e considere pneus mais resistentes. Coloquei o Mitas E07+ na gorda e o traseiro voltou no fim da vida (o dianteiro praticamente novo) , mas sem furos ou danos. Várias pessoas tem que trocar de pneus na Argentina e custo por lá é altíssimo, além dos problemas que isso gera no planejamento da viagem!


É isso aí... Que venham outras viagens!

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk
Boa Roma. Show de viagem e pelas dicas, parabéns e obrigado por compartilhar.

Enviado de meu SM-A217M usando o Tapatalk
  Responder
#62
Bem-vindo, Roberto. Curti cada mensagem da sua viagem - e peguei carona em pensamento. Algum dia também farei esse percurso. Parabéns pela aventura !
  Responder
#63
Obrigado Roberto pelo excelente relato.
Ainda vou novamente ao norte argentino antes de rodar ao sul de Mendoza/Patagônia/Ushuaia, mas é ótimo ler um relato pós viagem.

Não esqueça de me avisar quando vier na tirolesa aqui em São Pedro.
Moro a 10 minutos de lá.

Luiz Baum
  Responder
#64
Parabéns Roberto, com aventuras como a sua, acaba incentivando outros a fazer o mesmo.
Bons ventos.

Enviado usando o Tapatalk
  Responder
#65
luiz baum Escreveu:Obrigado Roberto pelo excelente relato.
Ainda vou novamente ao norte argentino antes de rodar ao sul de Mendoza/Patagônia/Ushuaia, mas é ótimo ler um relato pós viagem.

Não esqueça de me avisar quando vier na tirolesa aqui em São Pedro.
Moro a 10 minutos de lá.

Luiz Baum
Grande Luiz!

Claro! Será um prazer!

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk
  Responder
#66
crmendesme Escreveu:Parabéns Roberto, com aventuras como a sua, acaba incentivando outros a fazer o mesmo.
Bons ventos.

Enviado usando o Tapatalk
Obrigado!

Essa é exatamente a ideia! Kkkk

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk
  Responder
#67
Beto,

Agora que você concretizou teu sonho e depois de nos deliciar com teus os vídeos, fotos e relatos, acho que seria interessante você fazer um balanço da viagem: o que deu certo, o que faltou, o que deveria ter levado e não levei, o que levei e não precisei, etc.

Lembrei de um importante: não esquecer de amarrar um cabinho no case da câmera e em algum ponto em você ou na moto....
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
#68
Vou tentar...


Negativos -

1- O suporte da gopro... quebrou a 200 kms de São Paulo e gerou pela segunda a vez a perda da camera... prender com um cabo fino pode ser inutil, exatamente pelo lugar que quebrou. Minha sugestão é utilizar os suportes de metal, que deve ser mais resistente.

2- Drone - levei para passear e ocupar espaço... sem a gopro, perdeu um pouco o sentido, mas os locais mais legais são parques nacionais ou patrimonio histórico, onde não pode decolar e nos outros lugares, o vento impedia... Não fiz nenhuma filmagem, mas como disse, por ter perdido a gopro, não me preocupei com isso.

3- Aplicativo de GPS Sygic - Usei dois dias. No segundo, traçou uma rota estranha e perdeu o sinal no meio do nada, me deixando na mão. Por milagre, o 4g que não tinha funcionado até aquele momento deu sinal de vida e reprogramei no bom e velho Wase que me trouxe de volta ao caminho... Essa lambança me custou mais de 300 kms!

4- Booking - No Ushuaia resolvi fazer uma reserva no dia que chegaria. Fiz pelo booking a reserva de um aparthotel, com preço em pesos. Recebi a informação do cartão de crédito que a compra havia sido feita em dolar (com cotação oficial), o que acabou ficando bem caro... Chegando no lugar não tinha ninguem. Fiquei 30 min esperando e acabei me hospedando em outro hotel. Depois consegui contato com o proprietário que gentilmente cancelou minha reserva.

5- Comodoro Rivadavia - Não é um ponto negativo, mas uma dica... Comodoro é uma cidade feia, sem atrativos e com bastante transito. Quem for descer e puder evitar, muito melhor!


Neutro

1- Spot - funciona razoavelmente bem, mas apresenta alguns problemas de sinal, principalmente nas cidades maiores.

2- Google Maps - Foi o GPS que utilizei praticamente a viagem inteira e funcionou bem. Entretanto usar o moto off line é um mistério completo... As vezes dá certo, as vezes não...

3- Plano Claro Americas - Funcionou bem, mas muitas vezes foi necessário reiniciar o celular, inclusive as vezes mais de uma vez seguida, já que os dados às vezes não ficavam disponíveis.

4- Bota militar - Não viajei com botas de motociclismo, mas sim com uma bota militar, por ser bem mais confortável. Foi boa. Confortável e impermeável, mas em um trecho de obras, tomei uma pedrada no pé esquerdo que doeu bastante... Logicamente o conforto prejudica a segurança.

5- Luvas de Esqui - Na maior parte da viagem, usei luvas de esqui e não de moto. Foram excelentes e mantiveram minhas mãos razoavelmente aquecidas. Não tive nenhum problema, mas a segurança logicamente fica prejudicada.

6- Viajar sem reservas - Poderia colocar como positivo, mas em algumas oportunidades, tive certa dificuldade em achar hoteis disponíveis. Se tivesse engessado a viagem com as reservas, dificilmente conseguiria cumprir o cronograma, além de ter gerado uma ansiedade tremenda.


Positivos -

1- Mala 60 litros Motowolf (comprada no Aliexpress) - Excelente... Bastante resistente, impermeável e muito prática! Além de tudo, servia de encosto já que estava no lugar do garupa. Nos hotéis, pegava apenas essa mala e minha mochila!

2- Sacos de Vácuo - Pensa em uma coisa útil... coloca tudo lá dentro, tira o ar e a bagagem fica muito mais compacta! Usei tres sacos desses entre roupas limpas e sujas e como sou folgado, comprei uma bomba eletrica para retirar o ar! KKK

3- Luva de guidão - fica horroroso, mas pilotando com temperaturas negativas, agradeci à Deus várias vezes pelo equipamento!

4- Pneus - Mitas E07+ - Eles deixam muito a desejar no quesito aderencia, mas duraram a viagem inteira sem furos, que era o mais importante.

5- Western Union - Trocar dinheiro com eles me garantiu um cambio imbatível, embora em algumas vezes tenha me custado um certo tempo. Uma dica para quem for utilizar... fracione as remessas! Trocar 4x 500 Reais é muito mais fácil do que trocar 1x 2.000 Reais!


E para concluir, um item que todos vão concordar... A moto! Essa não preciso comentar nada! kkkk
  Responder
#69
Rromagnani Escreveu:Passados três anos desde a tentativa de chegar ao Ushuaia, que acabou a exatos 4 kms de casa com a moto no meio de um alagamento, lá vou eu tentar novamente.

Sairei dia 31/03 e embora o destino principal seja o mítico Ushuaia, fiz uma programação com alguns lugares que quero conhecer ou revisitar, que vou contando com o passar dos dias, mas podem apostar que, como não gosto muito dos lugares "comuns", teremos algumas surpresas... kkkk

Como é de costume, vou solo e o retorno está previsto para 23/04, podendo variar um dia a mais ou a menos.

Desta vez não tenho reservas em hoteis ou programações engessadas, o que irá garantir maior flexibilidade para ajustes necessários.

Vou publicar aqui algumas fotos, mas o Instagram será a ferramenta oficial (bem mais fácil para alimentar com fotos e vídeos) e se quiserem acompanhar, será um prazer. Sigam por lá em @roberto_romagnani.

Espero vcs. na garupa virtual!

Roberto, viagem fantástica.

Acompanhei e interagi contigo via instagram algumas vezes.

Vou reiterar aqui minhas impressões sobre a tua viagem, já que tive oportunidade de andar pela Patagônia de carro:

- Achei uma viagem corajosa, pela época que tu decidiu ir. Ao que sei, na segunda quinzena de fevereiro as frentes frias começam a aportar em Ushuaia. Neve e moto, a meu ver, não combinam.

_ Tua viagem foi rápida. Ganho de quilometragem expressivo em cada dia rodado.

- Ponto interessante que sempre percebo: muitos paulistas e motociclistas que vem do Paraná, SP, MG.... preferem ingressar na Argentina via Foz de Iguaçu. Dificilmente usam Uruguaiana ou entram no Uruguai (senão quando o Uruguai está no roteiro). Considerando que a estrada entre em Curitiba e Porto Alegre é muito boa (com todo trecho duplicado), o único revés que me vem à cabeça é a tranqueira da BR 101 em Bal. Camboriú, Itajaí e Fpolis (neste aspecto, a expectativa é que até o fim do ano o contorno de Florianópolis estará pronto e desviará o trânsito da 101 da grande Fpolis).

Dilamar
  Responder
#70
De fato, acredito que a aduana de Foz faz mais sucesso - talvez pela facilidade de aproveitar e fazer umas compras. rsrs
Eu gostei mais da aduana de São Borja (saí do Brasil por lá e retornei por Foz) - aproveitei a viagem para visitar São Miguel das Missões.
  Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Em novembro de 2023, estaremos indo para Ushuaia! PauloLopes 43 42,649 18-01-2024, 20:32
Última Mensagem: Rromagnani
  Grupo para rolês em Floripa e arredores rodraiher 0 7,428 03-06-2023, 18:10
Última Mensagem: rodraiher
  Qual a forma mais viável para arrumar moto para viajar? Jorge K 15 7,693 27-05-2022, 19:05
Última Mensagem: Jorge K
  Rota para cidades Históricas de Minas partindo de Curitiba ron... 4 4,114 29-03-2019, 20:02
Última Mensagem: cerqueira
  Direção do roteiro para Atacama - Abril/2018 FCRUZ17 3 3,348 15-01-2019, 15:27
Última Mensagem: Rromagnani
  Chile e Argentina: Documentos necessários para viajar de moto f800gs 9 29,023 15-01-2019, 07:02
Última Mensagem: cerqueira
  Dicas Para Economizar. alexandrej 4 3,324 27-12-2018, 17:55
Última Mensagem: André M.
  dicas para Uruguai! dezembro 17 fabiob777 52 40,642 30-07-2018, 22:21
Última Mensagem: Paulork
  Para quem gosta de viagens de Aventura esse video toca. sal silva 9 21,202 25-04-2018, 08:23
Última Mensagem: sal silva
  Estacionamento por dois outros meses em Belém do Pará pedaleiro 1 2,972 22-03-2018, 22:34
Última Mensagem: mdmsilva

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)