• 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Apresentação R1200GS
Eder Escreveu:Medaina, parabéns, a moto é só alegria. De longe a melhor das muitas que já tive. Posso dar três recomendações derivadas de minha experiência pessoal com esta e outras BMWs, uma de segurança e duas de eficiência:

1) Nunca ande sem pelo menos uma das mãos no guidão, pois a moto tem ângulos que favorecem a agilidade e ela fica perigosa sem as mãos no guidão.

2) Ao subir as marchas não use a embreagem, apenas dê uma aliviada no acelerador. usar a embreagem interrompe por muito tempo a rotação do motor e causa o famoso "clunk" do cardã nas trocas.

3) A GS é boa de curvas fazendo contra-esterço no guidão. A curva fica mais segura pois diminui o risco de derrapagem, principalmente nas nossas estradas.

Subir marchas sem embreagem nunca tentei realmente...
  Responder
É, o pessoal intui que câmbio de moto é igual de carro, mas na moto é errado usar a embreagem para subir as marchas.
Medaina Escreveu:Subir marchas sem embreagem nunca tentei realmente...
Wind Power Generation & Wind Power Fun
  Responder
Taí uma coisa que eu não sabia. Sempre soube que era possível subir as marchas sem embreagem, mas nunca tinha ouvido que era errado usar a embreagem. Vivendo e aprendendo...

A propósito, seja bem-vindo colega! Quer mais uma recomendação? Saia rodando e pronto, essa moto e' muito gostosa de se andar!
Sergio
  Responder
Bem vindo!! Sorte com a motoca!
  Responder
Sergio, principalmente as motos com gerenciamento eletrônico são projetadas considerando que não será usada a embreagem, mesmo porque quando se a usa a interferência na rotação do motor dura mais tempo e é desnecessariamente acionado todo o sistema de discos de embreagem e tal. Na prática a moto fica muito tempo desconectada do motor. Isso tudo, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, prejudica muito mais a moto do que as trocas diretas.

SFF Escreveu:Taí uma coisa que eu não sabia. Sempre soube que era possível subir as marchas sem embreagem, mas nunca tinha ouvido que era errado usar a embreagem. Vivendo e aprendendo...

A propósito, seja bem-vindo colega! Quer mais uma recomendação? Saia rodando e pronto, essa moto e' muito gostosa de se andar!
  Responder
Esta forma de pilotar sem embreagem serve para motos sem cardã?
  Responder
Sim, eu ando assim com a KTM XCF-W 350.

Jesus Jr. Escreveu:Esta forma de pilotar sem embreagem serve para motos sem cardã?
  Responder
Hoje sai com minha 800GS na estrada, e constatei que troca de marchas para cima é bem mais prática sem a embreagem. Depois que aprende o macete, troca bem rápido e sem tranco.
  Responder
se é assim, logo que eu emplacar farei um teste de mudar marchas sem embreagem, alias andar sem plsca tambem é complicado.

Uma coisa que gostei nessa moto foi o valor do seguro R$1652,00 reais para garantir 70, vale muito a pena.
  Responder
Interessante esse assunto da troca de marchas sem embreagem.
Às vezes eu faço isso mas fico com receio se não prejudica a moto.

A BMW K1300 têm um dispositivo no pedal do câmbio, que quando acionado o pedal do câmbio para cima, ele corta a ignição numa fração de segundo, para que a marcha seja trocada (para cima somente) sem acionamento da embreagem.

Eder uma dúvida, usar a embreagem na troca pra cima prejudica ou é desnecessário ?
Se prejudica, porque nunca nenhuma CC nunca fala isso na entrega das motos ? Porque isso não consta no manual ?
R1200GS Adv e XT660
Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Apresentação Junior008 1 39 29-05-2025, 21:26
Última Mensagem: EvertonM
  Apresentação pessoa. LinkTauBR 4 93 26-05-2025, 20:50
Última Mensagem: EvertonM
  Apresentação Pessoal Rafito 2 99 25-05-2025, 10:13
Última Mensagem: Gnegraes
  Apresentação beezmarck 1 55 25-05-2025, 10:12
Última Mensagem: Gnegraes
  Apresentação novo integrante r1200gs adventure 2009 Chacau 6 388 23-05-2025, 21:58
Última Mensagem: FabioTwin
  Apresentação egon 3 261 23-05-2025, 21:56
  Apresentação Mozer 8 1,374 10-05-2025, 15:30
Última Mensagem: Reiner
  Apresentação Telgui 4 1,182 08-04-2025, 23:42
  Apresentação Novo Membro Célestin celesitn82 2 988 12-03-2025, 12:04
Última Mensagem: Reiner
  Apresentação EduardoGX 6 1,907 01-03-2025, 16:57
Última Mensagem: EduardoGX

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)