• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Barulheira no Cardã e perdeu tração
Pessoal, melhor lubrificante para TODA a moto é o WD40.

Após uma lavada na moto e aprendi com um amigo do RS (BETÃO de Igrejinha), utilizo o WD40 em tudo, incluindo todas os plásticos pretos, motor, cardã, borrachas (todas), rodas, suportes do baú, baús e proteções do motor.

Além de proteger por corrosão, também facilita a limpeza após uma viagem, pois a sujeira fica nesta película e sai muito mais fácil.

O WD40 não possui nenhum agente corrosivo, sobretudo para borracha. Na coifa, estou borrifando bem e secando com um pequeno pano para retirar o excesso. A moto fica como zero após isso.

Façam e observem o resultado. Retirem o excesso do produto com um pano e com ele vão esfregando na moto toda.

O cardã da BMW é muito resistente. A previsão de substituição preventiva é com 150mil km. Então, se eventualmente (1x ao ano) abrir e lubrificar contra corrosão, já que as cruzetas são blindadas, evita-se danos. Se conseguir retirar os copos das cruzetas e substituir a graxa a cada 20 ou 30mil km, teremos um componente para a vida toda.

Cuidado como alinhamento, pois cria-se vibrações, como bem mostrou as imagens.

Saudações

Marco
  Responder
kranio Escreveu:Pessoal os dois meses foi a titulo de verificar mais as coifas do que o cardã. como eu havia falado anteriormente, sou chato no que tange a manutenção, eu ja vinha fazendo a inspeção normal das coifas, porem caso ela venha a rasgar na porte inferior, como foi o meu caso, somente desmontando e que se faz essa constatação. Dai a minha preocupação com ela, inclusive utilizo uma vaselina própria para borrachas, evitando o ressecamento da mesma. Ou seja sou chato e metódico, porem acho que preciso ser mais kkkkk.
abs.

Kranio, vc pode passar o nome e aonde compro essa vaselina?
  Responder
Mcolnagosp Escreveu:Robson, trocaram a coifa porque a anterior era ridiculamente fina e já havia sido trocada na Caltabiano. Pra resumir, a coifa original foi rasgada com uma chave de fenda, trocaram por uma meia boca. A atual me parece bem resistente e acho que dura muitos milhares de quilomêtros, aliás já durou 10 mil km, foi o que rodei desde a última revisão. Foi trocada na Eurobike mas estive na Caltabiano antes, mostrei-lhes a coifa rasgada e eles concordaram que o material que vinham utilizando era de segunda (???), inclusive comentaram iriam substituir por uma de melhor qualidade (???). Como disse, não quis arriscar de novo e levei a moto para fazer o serviço na Eurobike.

Sal, concordo que 2 em 2 meses não há necessidade. Acho que uma inspeção minuciosa na coifa já resolve. Como já foi dito, as cruzetas são importantes porque sofrem efeitos/forças de todos os lados, possuem rolamentos e há necessiadade de lubrificação, como qualquer peça com rolamentos. Nas cruzetas existem dois bicos para lubrificação, se é que entendi o funcionamento. Ali você injeta graxa nova e expulsa a velha.

Quando estão expostos ao tempo, como os eixos dos caminhões e 4x4, há necessidade de lubrificação a cada 10 ou 20 mil quilômetros, mais ou menos nessa faixa. É de fácil lubrificação porque basta levanjtar o veículo e pronto.

Entretanto, no caso da 1200GS o eixo está protegido, então não há necessidade, pelo menos é isso que entendo pelo plano de manutenção/revisão. As ponteiras estriadas são engraxadas para facilitar o encaixe e expulsar eventuais humidades, evitando ferrugem.

Bom, tô dando um monte de piruada, posso estar errado, mas por enquanto esse é meu entendimento e vou proceder assim com a minha moto.

Marcelo, não entendi qual o tempo Q vc fará essa inspeção, a cada 10.000KM, a cada ano, ou o Q?
  Responder
No Rio, em São Cristovão, na (modenox)
.jpg   IMG_0884.jpg (Tamanho: 969.68 KB / Downloads: 118)
Kranio Marcius
  Responder
kranio Escreveu:No Rio, em São Cristovão, na (modenox)[Imagem: attachment.php?thumbnail=6795]

Kranio, muito obrigado! Mas será Q essa vaselina não estraga a coifa? Li em algum lugar Q é derivado do petróleo, podendo ser prejudicial à borracha ao longo do tempo
  Responder
Robson, eu rodo muito, pelo menos em viagens, então só deus sabe rs...

Mas acho que a cada ano tá de bom tamanho. Não precisa mais que isso.

Possenti disse tudo! Concordo também em relação ao WD40, mas prestem atenção que tem vários alternativos, porém prefiro pagar mais e adquirir o WD40. Faço isso que Possenti comentou - WD40 em toda moto.
F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona Cool
[COLOR="#8B4513"]Abraço,
Marcelo[/COLOR]
  Responder
Uma dúvida...essas estrias não correm uma dentro da outra para compensar a movimentação da suspensão??

Se não, tudo bem trabalhar seca, é só transmissão de força...mas tenho a impressão que ela não trabalha rígida (não sei se consegui me expressar, sorry).

Abçs
Luiz
  Responder
Uau
Mcolnagosp Escreveu:Robson, eu rodo muito, pelo menos em viagens, então só deus sabe rs...

Mas acho que a cada ano tá de bom tamanho. Não precisa mais que isso.

Possenti disse tudo! Concordo também em relação ao WD40, mas prestem atenção que tem vários alternativos, porém prefiro pagar mais e adquirir o WD40. Faço isso que Possenti comentou - WD40 em toda moto.

Mas o WD40 não ressaca as borrachas da moto? Mangueiras de água e outras borrachas?
  Responder
Robson Far Escreveu:Uau

Mas o WD40 não ressaca as borrachas da moto? Mangueiras de água e outras borrachas?

WD é derivado de petróleo,pelo que pesquisei pode não ser ideal para borracha.
Gian Sussa, the real last rebel.

https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8
  Responder
sal silva Escreveu:WD é derivado de petróleo,pelo que pesquisei pode não ser ideal para borracha.
Sal, tb acho isso! Não se deve usar nas borrachas.
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Sobre o eixo cardã Zanini1200 39 55,083 03-07-2022, 22:16
Última Mensagem: luiz baum
  Graxa correta para coifa do carda mapamotos 68 26,793 05-12-2021, 20:23
Última Mensagem: Rromagnani
  motor de partida e cardã Barros 48 48,848 24-05-2021, 19:56
Última Mensagem: Eraldo Tel
  Nivel óleo Carda mapamotos 3 2,476 13-04-2021, 08:18
Última Mensagem: Reiner
  Derrepente um barulho no cardã e a moto parou! Vejam video. Marco VD 86 83,485 28-08-2019, 18:13
Última Mensagem: Reiner
  Botão ABS / Controle Tração R1200GS Clasolive 8 5,470 27-03-2018, 20:48
  Cardã R1200GS ADVENTURE 2015 Possenti 85 89,067 28-02-2018, 15:23
Última Mensagem: caudebes
  Defeito borracha ou guarda pó eixo cardã João 38 32,687 13-02-2018, 22:32
Última Mensagem: sal silva
  BMW R1200GS xDrive (tração nas duas rodas) buzios 2 4,548 10-05-2017, 22:01
  Cardã da R1200GS LC com rachadura Golias 36 25,384 15-08-2014, 22:27
Última Mensagem: ACD

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)