All,
Após 5 anos de uso, minha bateria Yuasa YTX14-BS morreu.
Comprei outra e já instalei. Não posso me queixar.
Na Alemanha muitos estão usando as de LiFePO4, correntes de partida altíssimas, carregamento rápido e invariavelmente todas elas vem com calços plásticos para compensar o tamanho reduzido nos suportes. São mais caras mas o rendimento é muito maior, todos os usuários e as análises técnicas são muito positivas.
Aqui no Brasil até onde pesquisei, temos a Aliant italiana. Perguntei lá na Alemanha se tinham experiência com essa marca e não recomendaram, qualidade inferior comparada às marcas que usam por lá.
Cheguei a pensar em compra uma Aliant, mas devido ao feed back de baixa qualidade, fiquei com receio de incêndio/explosão.
E não sem razão, a quantidade de vídeos que recebo de lá com explosões e incêndios é enorme.
Aqui em São Paulo os Bombeiros estão cogitando em colocar nas diretrizes de projeto de prédios comerciais e residenciais que a vaga seja compartimentada com paredes corta-fogo em 3 laterais da vaga, para em caso de incêndio não propague rapidamente ao redor.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
22-07-2024, 18:42
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-07-2024, 18:46 por EvertonM.)
Olá, Guilherme.
A minha está com 3 anos de uso, mas hoje cedo deu uma "morrida", ressuscitando cerca de 1 hora depois (estava frio e a moto ficou parada uns dias. Na primeira partida foi ok. Desliguei para verificar o pneu e na segunda partida a bateria não deu conta). Depois de conseguir dar partida, tudo funcionou ok.
Acredito que ela está me avisando que não vai aguentar muito.
Vi que a original é uma Moura. Essa Yuasa YTX14-BS é o modelo para a GS Adv ? (a minha é 1250, 2021/2022).
Vou dar uma pesquisada e já me preparar para o investimento.
EvertonM Escreveu:Olá, Guilherme.
A minha está com 3 anos de uso, mas hoje cedo deu uma "morrida", ressuscitando cerca de 1 hora depois (estava frio e a moto ficou parada uns dias. Na primeira partida foi ok. Desliguei para verificar o pneu e na segunda partida a bateria não deu conta). Depois de conseguir dar partida, tudo funcionou ok.
Acredito que ela está me avisando que não vai aguentar muito.
Vi que a original é uma Moura. Essa Yuasa YTX14-BS é o modelo para a GS Adv ? (a minha é 1250, 2021/2022).
Vou dar uma pesquisada e já me preparar para o investimento.
Oi Everton,
Sim, essa Yuasa serve para todos esses motores.
Aqui custa cerca de R$900,00, foi o que paguei na Beto Motos Montada (vem sem a solução que precisa ser colocada na bateria para ativá-la e mais a montagem. Na Yuasa custa R$850,00 sem M.O.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Mais uma dúvida, se puderem me ajudar.
Minha bateria original (Moura 12 V - 12 Ah) está com exatos 3 anos.
Como disse acima, tive um pequeno perrengue, mas depois consegui dar a partida e não apresentou mais o problema.
24 horas depois, chequei no painel e está apresentando 12,1 V com a moto desligada (com a moto rodando fica entre 14,1 e 14,2 V).
Esses valores estão normais ?
Quando deu o problema, a voltagem estava em torno de 11,6 a 11,8 V.
Agradeço as avaliações.
Everton, acho que sua bateria vai durar mais algum tempo, a tensão ligada está normal e carregando deveria estar em 13,8V, mas, a diferença é pequena....
Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
EvertonM Escreveu:Valeu, Reiner. Grato
A tensão da bateria carregada em repouso deve estar entre 12,3Vcc e 12,8Vcc.
Se a tensão depois de rodar está abaixo disso, ela não está mais aceitando carga, a vida útil está próxima do fim...
A vida útil de uma bateria é determinada pelo número de ciclos de carga/descarga que ela sofre.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Ontem fiz a medição com multímetro, após 24 horas que cheguei de viagem (a moto permaneceu desligada). Marcou 12,8 V (no painel aparecia 12,1 V).
Hoje fui na Eurobike e eles fizeram testes com um aparelho conectado diretamente na bateria. São 3 formatos: repouso, após 5 ou 6 tentativas de partida e 1 minuto depois disso.
No primeiro e no último teste resultou "Estado" e "Vida" da bateria igual a 100%. No teste intermediário o resultado foi "Estado" = 60% e "Vida" = 100%. Nos três casos a resistência ficou entre 15,99 e 15,53 mOhms.
Conclusão: a bateria está razoável e deve aguentar mais um tempo (talvez rode mais 1 ano e chegue aos 4 de uso). Vou acompanhar periodicamente com o multímetro.
Everton, nem precisa.....use o painel mesmo.
E mantenha os contatos limpos e apertados.....
A R1200GS que tive, a bateria MOURA estava com 5 anos qdo o ladrão deu partida e foi embora, não tive mais notícias, rsrsrs.
Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
EvertonM Escreveu:Ontem fiz a medição com multímetro, após 24 horas que cheguei de viagem (a moto permaneceu desligada). Marcou 12,8 V (no painel aparecia 12,1 V).
Hoje fui na Eurobike e eles fizeram testes com um aparelho conectado diretamente na bateria. São 3 formatos: repouso, após 5 ou 6 tentativas de partida e 1 minuto depois disso.
No primeiro e no último teste resultou "Estado" e "Vida" da bateria igual a 100%. No teste intermediário o resultado foi "Estado" = 60% e "Vida" = 100%. Nos três casos a resistência ficou entre 15,99 e 15,53 mOhms.
Conclusão: a bateria está razoável e deve aguentar mais um tempo (talvez rode mais 1 ano e chegue aos 4 de uso). Vou acompanhar periodicamente com o multímetro.
Everton,
A tensão do multímetro deve estar correta.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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