26-09-2013, 14:05
Iceman Escreveu:Pessoal, pelo que ouço e leio, a bengala frontal invertida é tida como melhor, inclusive somente equipando motos maiores e mais caras.
Minha dúvida é: Qual a real vantagem da bengala invertida?
Do ponto de vista de amortecimento, não consigo entender qual a diferença.
Com certeza algum dos "experts" aqui vai saber explicar
Vlv abc
Olá Thomas,
Pela minha experiencia principalmente off road, as vantagens da suspensão "Upside Down" são:
1. Vazamentos de retentor e consequente baixa e desregulagem dos ajustes da suspensão são percebidos de imediato;
2. O impacto absorvido pela suspensão é recebido na direção correta do curso do amortecedor. Isso aumenta a velocidade de resposta do retorno, o que faz a suspensão "copiar" o terreno com mais velocidade;
3. A parte mais pesada do garfo é aparafusado nas braçadeiras triplas da mesa de direção, então você tem menos energia diretamente aplicada sobre a roda dianteira, o que aumenta muito a vida útil dos rolamentos e contribui para a estabilidade do conjunto;
4. Os componentes das suspensões invertidas são sempre mais leves e mais resistentes, possibilitando uma utilização mais severa e mais duradoura;
5. A desvantagem principal do Upside Down é que se você bater em algo sólido, todas as forças são transmitidas ao quadro, às vezes prejudicando o quadro.
É o que eu sei até o momento..
Abraço
Philippe - BHZ/MG
Amizade em duas rodas, sempre! :o
On [CG 125 - 1995, GSXR 1000 - 1998, NX Falcon - 2000, Shadow 600 - 2002, XRE 300 - 2009, F800 GS 2013]
Off [Agrale 27.5 SXT - 1990, CR-E 260 - 1996, Alfer 250 - 1999, WR 250F - 2008, CRF 230 - 2013..avaliando Up Load...]
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On [CG 125 - 1995, GSXR 1000 - 1998, NX Falcon - 2000, Shadow 600 - 2002, XRE 300 - 2009, F800 GS 2013]
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