• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Bengala invertida. Qual a real vantagem?
#5
Phil BHZ Escreveu:Olá Thomas,

Pela minha experiencia principalmente off road, as vantagens da suspensão "Upside Down" são:

1. Vazamentos de retentor e consequente baixa e desregulagem dos ajustes da suspensão são percebidos de imediato;
2. O impacto absorvido pela suspensão é recebido na direção correta do curso do amortecedor. Isso aumenta a velocidade de resposta do retorno, o que faz a suspensão "copiar" o terreno com mais velocidade;
3. A parte mais pesada do garfo é aparafusado nas braçadeiras triplas da mesa de direção, então você tem menos energia diretamente aplicada sobre a roda dianteira, o que aumenta muito a vida útil dos rolamentos e contribui para a estabilidade do conjunto;
4. Os componentes das suspensões invertidas são sempre mais leves e mais resistentes, possibilitando uma utilização mais severa e mais duradoura;
5. A desvantagem principal do Upside Down é que se você bater em algo sólido, todas as forças são transmitidas ao quadro, às vezes prejudicando o quadro.

É o que eu sei até o momento..

Abraço


Valeu pelas explicações Phil.

Só não entendi a lógica do ponto 2.

Na verdade, nos dois casos, a haste é comprimida para dentro da câmara do amortecedor.
Pela lei de ação e reação, tanto faz eu empurrar a haste contra o amortecedor ou o amortecedor contra a haste.
A dinâmica dos fluídos no interior do amortecedor será sempre a mesma.
Na verdade, o amortecedor não sabe quem está empurrando quem.
A menos que no caso da invertida, a força da gravidade ajude a manter o fluído em uma posição diferente, mais favorável...
Mas sempre imaginei que os amortecedores convencionais (não invertidos) fossem projetados específicamente para trabalhar nesta posição.

Quanto ao item 3, isso também não ajudaria a deslocar o centro de gravidade da moto para cima, o que normalmente não é desejado?
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
  Responder


Mensagem neste Tópico
Bengala invertida. Qual a real vantagem? - por Iceman - 26-09-2013, 16:37

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Qual o modelo de conector para a F800 GS ADV 2016? leonardg50 1 989 24-01-2025, 16:17
Última Mensagem: FCRUZ17
  [Enquete] Qual a cor da sua F 800GS f800gs 145 312,554 19-05-2022, 17:38
Última Mensagem: Humbertoma
  F700, F750 ou F800: qual comprar? guirpm 22 64,757 04-07-2021, 13:29
Última Mensagem: Juscelino
  qual foi sua maior média de consumo? acdurigan 131 133,794 20-10-2020, 16:24
Última Mensagem: Marcelo DC
  retentor da bengala bmw f800 gs skydive 4 3,378 28-09-2020, 19:26
Última Mensagem: skydive
  Vazamento óleo bengala glessa 18 25,835 17-05-2020, 15:11
Última Mensagem: glessa
  Pneu sem Camara, qual sua opinião? R_Formiga 12 44,850 05-07-2019, 00:24
Última Mensagem: luizcv
  Qual melhor ano da BMW F800 GS? Marinato 11 11,942 05-05-2019, 13:58
Última Mensagem: MarcioT
  Qual cinta catraca comprar? Sicário13 1 2,034 17-08-2018, 13:26
Última Mensagem: P.ALMEIDA
  Qual é a melhor bolha para quem tem mais de 1,80m? guitadema 13 14,498 24-02-2018, 23:02
Última Mensagem: Leandromos

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)