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Bomba d'água da F800GS, tendão de Aquiles
Antonio Escreveu:A minha 2012 deu problema na bomba com 12.000km .Foi trocada na garantia e até os 31.000km quando vendi não apresentou o problema de novo . Voltei de Montevidéu com ela vazando até São Paulo e a moto não deu problema .abs[Imagem: attachment.php?thumbnail=7797]
Olá estou com um probleminha assim tbm . Socq a minha tá vazando óleo. Me falaram que é normal . E q nas nova existe um tubo um dreno direcionado esse óleo

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Vandersonv Escreveu:Olá estou com um probleminha assim tbm . Socq a minha tá vazando óleo. Me falaram que é normal . E q nas nova existe um tubo um dreno direcionado esse óleo

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Isso mesmo. Normal.
Só limpar e monitorar o nivel da água no reservatório.

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Alguém conseguiu comprar os orings da bomba d'água, a minha esta vazando... obrigado.
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Pessoal a minha começou a aparecer um pouco de óleo nesta parte da bomba (parece ser respiro). E prevê pingar para baixo conforme as fotos. Identifiquei também, do outro lado do motor uns pingos que pareciam ser fluido de radiador.


[Imagem: 6627311030d8001bf7167cdb69ec8fbe.jpg]
[Imagem: 4e311845bccc9c7aa4337e7c334a3a0c.jpg][Imagem: 9026dba1e6033b792fdc5bf7d7536519.jpg]


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Olá pessoal!!!
Levei minha moto no mecânico (não é concessionária) para fazer revisão e identificamos um pequeno vazamento. Ele disse que é a bomba de água e que pode ser de fato a bomba ou os anéis orings. Por ser uma moto 2013 com 20mil km, seria possível ser a bomba que deu problema ou somente os anéis?
Esse ano e com esse km já poderia apresentar algum problema desse tipo?

Esse ano, eu consigo recall branco na concessionária?
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Arnaldo_rc Escreveu:Olá pessoal!!!
Levei minha moto no mecânico (não é concessionária) para fazer revisão e identificamos um pequeno vazamento. Ele disse que é a bomba de água e que pode ser de fato a bomba ou os anéis orings. Por ser uma moto 2013 com 20mil km, seria possível ser a bomba que deu problema ou somente os anéis?
Esse ano e com esse km já poderia apresentar algum problema desse tipo?

Esse ano, eu consigo recall branco na concessionária?

Arnaldo,

Os O'rings são a vedação da carcaça da bomba no seu eixo.
Como todo retentor de elastômero (borracha, silicone, etc.), há um desgaste natural por atrito, nada é eterno.
São peças baratas e não muito difíceis de substituir.

Acho improvável conseguir recall, para não dizer impossível. Não faz sentido pois é item de desgaste, de vida útil longa, mas é.
Se não fosse assim, pistões, anéis, rolamentos, buchas, casquilhos, etc. deveriam ser substituídos pela fábrica
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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Bah. A minha GS750 ano 2022. Também vazou. Está na Concessionária autorizada para conserto, dentro da garantia. Vejam https://www.bmwgsbrasil.com.br/showthrea...efecimento
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Li todas as mensagens deste tópico e me espantei com o número de ocorrências de vazamento no eixo das bombas de óleo ou água.
Muitas com poucos km rodados,casos reincidentes etc.

Lembro que no antigo fórum específico de G650GS também houve casos semelhantes.
Em algumas motos o orifício de dreno estava entupido e houve contaminação do óleo com o fluido do radiador.

Depois de tudo o que li me julgo um sortudo.
Comprei uma 650 em 2017 com 30 mil km.
Rodei 70 mil km até o final de 2021 com zero problemas com vazamento de eixo de bomba.
A moto está à venda mas estou quase pegando ela da loja para fazer companhia com a Vstrom.
Inclusive comprei do Thiago Noronha um kit de eixo e retentores...estão guardados no saquinho...

Tenho pena de quem sofre com este problema.

Luiz Baum
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Tenho lido aqui algumas reclamações a respeito de vazamento de líquido de arrefecimento.

Curioso que sou, fui ao fórum alemão para motos BMW (aprox. 65.000 inscritos) e busquei relatos de vazamento.
Não há relatos de problemas recorrentes relacionados à bomba. O tamanho da amostragem é grande o suficiente para ter credibilidade.

Não satisfeito, lancei um tópico a respeito e se espantaram de haver reclamações aqui no Brasil.
Na mesma discussão mencionei as engrenagens de material plástico da bomba de óleo, desconhecem problemas também.

Essa família de motores vem para o Brasil montados, seja originalmente da Áustria (Rotax), seja da China (Loncin), o que elimina possível falha na montagem em Manaus.
As atuais 750 e 850 são montadas agora em Berlin na Alemanha mas os motores continuam sendo fornecidos pela fábrica de Loncin na China.

No momento só enxergo uma possível causa: temperatura média ambiente bem mais elevada no Brasil que na Europa. Não tenho acesso a fóruns e dados da Ásia, clima semelhante ao nosso, para aferir se ocorre por lá também.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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Gnegraes Escreveu:Tenho lido aqui algumas reclamações a respeito de vazamento de líquido de arrefecimento.

Curioso que sou, fui ao fórum alemão para motos BMW (aprox. 65.000 inscritos) e busquei relatos de vazamento.
Não há relatos de problemas recorrentes relacionados à bomba. O tamanho da amostragem é grande o suficiente para ter credibilidade.

Não satisfeito, lancei um tópico a respeito e se espantaram de haver reclamações aqui no Brasil.
Na mesma discussão mencionei as engrenagens de material plástico da bomba de óleo, desconhecem problemas também.

Essa família de motores vem para o Brasil montados, seja originalmente da Áustria (Rotax), seja da China (Loncin), o que elimina possível falha na montagem em Manaus.
As atuais 750 e 850 são montadas agora em Berlin na Alemanha mas os motores continuam sendo fornecidos pela fábrica de Loncin na China.

No momento só enxergo uma possível causa: temperatura média ambiente bem mais elevada no Brasil que na Europa. Não tenho acesso a fóruns e dados da Ásia, clima semelhante ao nosso, para aferir se ocorre por lá também.

Aqui tem um ponto interessante. Na F800GS que eu tive, se o líquido do arrefecimento ficasse entre o meio e o máximo no nível do reservatório de expansão, ela jogava parte fora pelo ladrão. Pra funcionar perfeito era só deixar entre o mínimo e a metade.


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