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CONSERTO: Comando do pisca-pisca
#21
fld25gnr Escreveu:Olá, meus nobres. Comprei uma F800GS há pouco tempo. Peguei os primeiros meses de chuva com ela agora e assim que molharam começaram a aparecer problemas nos comandos de seta, farol, partida, buzina...enfim, os botões do controle de ações.
Eles travam sempre que molha. Depois que alguns dias de sol voltam ao normal.
Desmontei e vou trocar todos eles por esse que vi ai na foto e selar com algo que não tenho em mente ainda.

Vi tanta reclamação desse item na net que não entendo como a BMW não solicitou recall ainda.

A pergunta é: A sua solução ainda está valida ou deu problemas também?

Tem recall sim, leva na CC que trocam.
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#22
heberbd Escreveu:Rodrigo onde vc conseguiu esse esquema eletrico? eu estou precisando do esquema eletrico da F800GS 2013.
Manual Haynes. http://www.haynes.co.uk.

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#23
fld25gnr Escreveu:Olá, meus nobres. Comprei uma F800GS há pouco tempo. Peguei os primeiros meses de chuva com ela agora e assim que molharam começaram a aparecer problemas nos comandos de seta, farol, partida, buzina...enfim, os botões do controle de ações.
Eles travam sempre que molha. Depois que alguns dias de sol voltam ao normal.
Desmontei e vou trocar todos eles por esse que vi ai na foto e selar com algo que não tenho em mente ainda.

Vi tanta reclamação desse item na net que não entendo como a BMW não solicitou recall ainda.

A pergunta é: A sua solução ainda está valida ou deu problemas também?
A minha solução permaneceu válida até eu vender a moto. E deve estar funcionando até hoje!

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#24
rodpcastro Escreveu:De uma hora para outra o pisca-pisca da minha moto parou de funcionar para a direita. Dias depois voltou a funcionar sozinho, depois parou de novo, voltou, e dias depois parou de vez.

Eu vi pelos fóruns que problemas nos comandos de punho são super comuns, muita gente os troca ainda na garantia. Bom, minha moto já comprei fora da garantia, então as soluções precisavam ser outras, mais 'criativas' que apenas trocar a peça toda.

Junto com um amigo que tem uma garagem/oficina, inventamos de meter a cara no treco até dar um jeito de consertar. Aqui vai então o passo a passo do que foi feito.

1 - Desmonte

Para começar, tem que tirar dois parafusinhos colocados por baixo. Um é esse aí.

[Imagem: 20140208_150905.jpg]

Aí é isso que se vê lá dentro. Um sistema de placas de circuitos integrados.

[Imagem: 20140208_152227.jpg]

Bom, a primeira hipótese era de um simples mau contato. Desconectei os dois conectores que encontrei, e taquei limpa contatos neles, nas duas pontas. Infelizmente não resolveu. A coisa era mais feia que eu pensava!

[Imagem: 20140208_152158.jpg]

Então, s'imbora desmontar tudo para achar onde está o problema mesmo.

[Imagem: 20140215_112910.jpg]
[Imagem: 20140215_112843.jpg]

2. Testes

O teste do chicote deu bastante trabalho. Eu queria tirar o chicote da moto e testar ele com um multímetro fio a fio, numa bancada. Mas o chicote passa pelo lado do farol e se embrenha para dentro da moto de um jeito que parecia que precisaria desmontar ela inteira para conseguir retirar ele. Desistimos. Aí testamos sem tirar o chicote de onde estava, o que foi menos preciso e mais trabalhoso. Uma ponta do multímetro no conector lá perto do punho, outra ponta no conector lá na central eletrônica, no meio da moto, debaixo do 'falso tanque'. Até achar quem era quem nos dois conectores (que são bem diferentes, pena que não tirei foto) demorou. Mas acabamos por ter certeza que os cabos estavam íntegros.

O segundo teste era dos comandos. A primeira hipótese foi de mau contato dentro do switch. É esse marcadinho aí na foto abaixo. Interessante que a maior parte dos switches que aparecem aí não são utilizados para nada. Ficou claro que essa peça serve para muitas outras motos da marca com mais comandos no punho.

[Imagem: 20140215_113140-1.jpg]

Meu parceirão de motocadas e mecânicadas deu uma boa verificada no circuito impresso, talvez houvesse uma linha quebrada, interrompida. Não foi o caso.

[Imagem: 20140215_113500.jpg]

Aí retiramos a capinha branca do switch e também a parte de borracha que faz o botão dentro desses quadradinhos. Colocamos limpa contatos na estrutura interna metálica, que é o verdadeiro interruptor. Infelizmente não resolveu, o que nos deu a certeza de que o problema era o switch mesmo.

3. Soluções

Para qualquer motociclista normal a solução a partir daqui seria montar tudo como estava e só continuar após comprar outro conjunto de comandos. A BMW não vende só essa estrutura de switches e a gente tem que comprar o punho inteiro.

Mas eu não sou normal e nem o amigão que me ajuda nessas paradas. Então inventamos de tentar dar um jeito. Ele deu uma ideia muito louca de substituirmos aquele switch por outro que não está sendo utilizado naquela placa. Partimos para retirar o switch estragado, mas ele é todo resinado em volta, uma resina dura, difícil de tirar. Tentamos, mas foi ficando claro que íamos estragar a placa e o circuito impresso no processo, sem segurança de que ia dar certo. Desistimos disso.

A segunda solução foi de colocar um micro-switch de placa de controle de ar condicionado split por sobre o switch estragado. Como é bem menor, talvez coubesse. A foto abaixo é o teste para ver se cabia. Cortando um pouco a caixinha quadrada do switch estragado, coube.

[Imagem: 20140215_141124.jpg]

A questão agora era ligar esse micro-switch na placa. Como a resina não nos dava acesso aos pontos de solda do switch estragado, a solução foi utilizar dois cabinhos e soldá-los nos pontos de solda da placa com o conector. Debaixo da peça nas fotos se vê a página do Manual Haynes de Serviço das F800 que mostra o esquema elétrico todo da moto.

[Imagem: 20140215_143924.jpg]
[Imagem: 20140215_143939.jpg]

Cobrimos as partes da placa em que retiramos a resina com cola de silicone, para proteger de água. Até pensamos em colocar resina, mas com ela não seria mais possível mexer nisso, caso fosse necessário. Preferimos o silicone, fácil de retirar e eficaz no propósito de proteção.

Daí para frente foi só fechar tudo de volta! Com o micro-switch no lugar, o pisca para a direita está novamente funcionando. Bem como todos os demais sistemas - computador de bordo, pisca alerta, farol, buzina, aquecedor de manoplas. Até quando? Não dá para saber, pode muito bem passar o resto da vida da moto assim, mas também pode que uma das soldas que fizemos quebre, sabe-se lá.

4. Compra da peça substituta

Bom, com o pisca-pisca funcionando, a tarefa era procurar a peça para substituição. Um colega do M@D deu uma boa dica, e eu parti dela para encontrar outras ofertas.

Código da peça BMW - 61318522451 - Combination switch left.

Preço da peça original, novinha, na BWW dos States: $213.85. Usando o Mercado Direto para trazer, com impostos, o custo iria para R$ 1200,00. Muito caro para meu gosto.

Bom, uma das vantagens de fuçar no treco até não sobrar parte é que a gente descobre que a peça por dentro é igual a muitas outras. Então, dá para encarar uma oferta bem mais vantajosa, como essa abaixo. Apesar deste punho ter um botão a mais por fora, por dentro ele é absolutamente igual ao meu. Então poderia usar a estrutura interna deste com a carcaça do meu, que tá íntegra.

Comprei essa peça:
BMW MOTORCYCLE 2007-2013 K1300 COMBINATION SWITCH LEFT NEW

Paguei $76.49, mais $24,75 de frete, total de $101.24. Convertendo para real e somando os impostos que tive que pagar, o preço foi de R$ 363,00

[Imagem: naqe7ava.jpg]

Mas detalhe, não instalei. O conserto gambi-tech está funcionando perfeitamente, não tenho porque trocar agora. Quando ele falhar, aí eu aproveito que já tenho a peça guardada e troco uma pela outra.

Para fechar, então, uma reflexão - com um pouco de criatividade e boa vontade dá para ter uma BMW sem ser extorquido, não é mesmo?
Cara como fez pra retirar da moto? Estou tentando trocar o meu agora e não estou Conseguindo tirar nada da moto [Imagem: 411c3d1953dd557620467c84cfd3ec61.jpg]

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#25
baconbh8 Escreveu:Cara como fez pra retirar da moto? Estou tentando trocar o meu agora e não estou Conseguindo tirar nada da moto [Imagem: 411c3d1953dd557620467c84cfd3ec61.jpg]

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Tem um parafuso pequeno que prende o conjunto no guidon por baixo da manopla de borracha, perto dos comandos. Dobre a manopla um pouco e vai pode ver.

Tem outros dois parafusos por baixo do próprio conjunto de comandos que servem para abrir e acessar o conjunto de placa e interruptores.

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#26
Opa salvou demais, não tinha visto esse parafuso, muitíssimo obrigado!
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#27
rodpcastro Escreveu:De uma hora para outra o pisca-pisca da minha moto parou de funcionar para a direita. Dias depois voltou a funcionar sozinho, depois parou de novo, voltou, e dias depois parou de vez.

Eu vi pelos fóruns que problemas nos comandos de punho são super comuns, muita gente os troca ainda na garantia. Bom, minha moto já comprei fora da garantia, então as soluções precisavam ser outras, mais 'criativas' que apenas trocar a peça toda.

Junto com um amigo que tem uma garagem/oficina, inventamos de meter a cara no treco até dar um jeito de consertar. Aqui vai então o passo a passo do que foi feito.

1 - Desmonte

Para começar, tem que tirar dois parafusinhos colocados por baixo. Um é esse aí.

[Imagem: 20140208_150905.jpg]

Aí é isso que se vê lá dentro. Um sistema de placas de circuitos integrados.

[Imagem: 20140208_152227.jpg]

Bom, a primeira hipótese era de um simples mau contato. Desconectei os dois conectores que encontrei, e taquei limpa contatos neles, nas duas pontas. Infelizmente não resolveu. A coisa era mais feia que eu pensava!

[Imagem: 20140208_152158.jpg]

Então, s'imbora desmontar tudo para achar onde está o problema mesmo.

[Imagem: 20140215_112910.jpg]
[Imagem: 20140215_112843.jpg]

2. Testes

O teste do chicote deu bastante trabalho. Eu queria tirar o chicote da moto e testar ele com um multímetro fio a fio, numa bancada. Mas o chicote passa pelo lado do farol e se embrenha para dentro da moto de um jeito que parecia que precisaria desmontar ela inteira para conseguir retirar ele. Desistimos. Aí testamos sem tirar o chicote de onde estava, o que foi menos preciso e mais trabalhoso. Uma ponta do multímetro no conector lá perto do punho, outra ponta no conector lá na central eletrônica, no meio da moto, debaixo do 'falso tanque'. Até achar quem era quem nos dois conectores (que são bem diferentes, pena que não tirei foto) demorou. Mas acabamos por ter certeza que os cabos estavam íntegros.

O segundo teste era dos comandos. A primeira hipótese foi de mau contato dentro do switch. É esse marcadinho aí na foto abaixo. Interessante que a maior parte dos switches que aparecem aí não são utilizados para nada. Ficou claro que essa peça serve para muitas outras motos da marca com mais comandos no punho.

[Imagem: 20140215_113140-1.jpg]

Meu parceirão de motocadas e mecânicadas deu uma boa verificada no circuito impresso, talvez houvesse uma linha quebrada, interrompida. Não foi o caso.

[Imagem: 20140215_113500.jpg]

Aí retiramos a capinha branca do switch e também a parte de borracha que faz o botão dentro desses quadradinhos. Colocamos limpa contatos na estrutura interna metálica, que é o verdadeiro interruptor. Infelizmente não resolveu, o que nos deu a certeza de que o problema era o switch mesmo.

3. Soluções

Para qualquer motociclista normal a solução a partir daqui seria montar tudo como estava e só continuar após comprar outro conjunto de comandos. A BMW não vende só essa estrutura de switches e a gente tem que comprar o punho inteiro.

Mas eu não sou normal e nem o amigão que me ajuda nessas paradas. Então inventamos de tentar dar um jeito. Ele deu uma ideia muito louca de substituirmos aquele switch por outro que não está sendo utilizado naquela placa. Partimos para retirar o switch estragado, mas ele é todo resinado em volta, uma resina dura, difícil de tirar. Tentamos, mas foi ficando claro que íamos estragar a placa e o circuito impresso no processo, sem segurança de que ia dar certo. Desistimos disso.

A segunda solução foi de colocar um micro-switch de placa de controle de ar condicionado split por sobre o switch estragado. Como é bem menor, talvez coubesse. A foto abaixo é o teste para ver se cabia. Cortando um pouco a caixinha quadrada do switch estragado, coube.

[Imagem: 20140215_141124.jpg]

A questão agora era ligar esse micro-switch na placa. Como a resina não nos dava acesso aos pontos de solda do switch estragado, a solução foi utilizar dois cabinhos e soldá-los nos pontos de solda da placa com o conector. Debaixo da peça nas fotos se vê a página do Manual Haynes de Serviço das F800 que mostra o esquema elétrico todo da moto.

[Imagem: 20140215_143924.jpg]
[Imagem: 20140215_143939.jpg]

Cobrimos as partes da placa em que retiramos a resina com cola de silicone, para proteger de água. Até pensamos em colocar resina, mas com ela não seria mais possível mexer nisso, caso fosse necessário. Preferimos o silicone, fácil de retirar e eficaz no propósito de proteção.

Daí para frente foi só fechar tudo de volta! Com o micro-switch no lugar, o pisca para a direita está novamente funcionando. Bem como todos os demais sistemas - computador de bordo, pisca alerta, farol, buzina, aquecedor de manoplas. Até quando? Não dá para saber, pode muito bem passar o resto da vida da moto assim, mas também pode que uma das soldas que fizemos quebre, sabe-se lá.

4. Compra da peça substituta

Bom, com o pisca-pisca funcionando, a tarefa era procurar a peça para substituição. Um colega do M@D deu uma boa dica, e eu parti dela para encontrar outras ofertas.

Código da peça BMW - 61318522451 - Combination switch left.

Preço da peça original, novinha, na BWW dos States: $213.85. Usando o Mercado Direto para trazer, com impostos, o custo iria para R$ 1200,00. Muito caro para meu gosto.

Bom, uma das vantagens de fuçar no treco até não sobrar parte é que a gente descobre que a peça por dentro é igual a muitas outras. Então, dá para encarar uma oferta bem mais vantajosa, como essa abaixo. Apesar deste punho ter um botão a mais por fora, por dentro ele é absolutamente igual ao meu. Então poderia usar a estrutura interna deste com a carcaça do meu, que tá íntegra.

Comprei essa peça:
BMW MOTORCYCLE 2007-2013 K1300 COMBINATION SWITCH LEFT NEW

Paguei $76.49, mais $24,75 de frete, total de $101.24. Convertendo para real e somando os impostos que tive que pagar, o preço foi de R$ 363,00

[Imagem: naqe7ava.jpg]

Mas detalhe, não instalei. O conserto gambi-tech está funcionando perfeitamente, não tenho porque trocar agora. Quando ele falhar, aí eu aproveito que já tenho a peça guardada e troco uma pela outra.

Para fechar, então, uma reflexão - com um pouco de criatividade e boa vontade dá para ter uma BMW sem ser extorquido, não é mesmo?


Boa tarde,

Estou com problema semelhante. O botão da seta para o lado esquerdo parou. Se ainda tiver as fotos tem como postar novamente?
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#28
VBraga Escreveu:Também tive o problema com a seta que não desligava. Fiquei um tempo usando o artifício de ligar e desligar o alerta, para conseguir desligar a seta.

Como a seta desligava através do botão de alerta, deduzi que o problema estava no botão de desligar a seta. Acabei desmontando todo o mecanismo, como foi feito neste post, porém não testei i chicote da moto, e me concentrei em achar o problema no botão de desligar a seta.

De cara, percebi que a peça é bastante complexa. Nota-se que é bem construída e que há muita engenharia aplicada ali.

Como meu irmão é engenheiro eletrônico, solicitei uma ajuda grátis no processo de recuperação da peça. Começamos tentando descobrir para que servia os oito. pinos do conector principal.

No meu caso, tenho uma F800R 2011, e a peça não vem com nenhum botão extra, apenas as posições para montagem dos mesmos.

No meu teste, descobri que o pino 6, era o positivo e os demais, eram os retornos dos comandos dos botões.

Fomos testando um a um até descobrir qual era pino do botão de desligar a seta. No processo, acabamos danificando o botão de acesso ao computador de bordo (INFO). Então, tínhamos os pinos 5 e 8 sem sinal.

Começamos então a retirar a resina que cobre a peça, e usamos uma haste de metal aquecido para retirar a resina, que sai com certa facilidade, mas tem que ter muito cuidado, pois a peça é feita de plástico, com as trilhas eletrônicas impressas, que se danificam com facilidade.

Ao retirar a resina junto aos botões, descobrimos que, no caso da seta, a trilha havia se rompido, pois a resina estava trincada, e acabou rompendo a trilha.

No caso do botão INFO, o problema estava debaixo do próprio botão, pois não vimos nenhum dano na trilha, que passa por baixo do mesmo.

Como soldar a trilha, usando equipamento amador de solda seria difícil, decidimos fazer a ligação direta da saída do sinal dos botões, direto nos conectores da peça, conforme pode ser visto nas fotos.

Para refazer o isolamento dos pontos onde retiramos a resina, usamos silicone para não entrar água.

O resultado final foi que todos os comandos estão funcionando perfeitamente.

Fica apenas uma decepção por parte da BMW, que, apesar de ter investido uma grana no projeto da peça, parece que utiliza materiais pouco duráveis na fabricação.

[Imagem: attachment.php?thumbnail=7583][Imagem: attachment.php?thumbnail=7584][Imagem: attachment.php?thumbnail=7585][Imagem: attachment.php?thumbnail=7586]

Se ainda tiver as fotos e tiver como, posta elas de novo fazendo favor.
  Responder
#29
Ih, faz tempo que as fotos já se foram. Não tenho mais.

Se estiver com problema nos comandos de punho, hoje tem tecnicos que consertam. Segue contato de dois que sei que fazem um bom trabalho:

[Imagem: f524df51c2786f2713b5d9cf80f600b6.jpg][Imagem: b54351f9eff37b2105f748a878b90eba.jpg]

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#30
Pelo tempo imaginei que não teria mais msm. Mas tinha que tentar Big Grin

Vc sabe dizer aproximadamente quanto ele costuma cobrar?

O meu deu defeito na seta DIREITA. passei limpa contato e nada. Levei no mecanico pra ver se ele conhecia alguem que pudesse consertar. Ele levou num conhecido dele e adivinha? O cara mexeu no botão da seta ESQUERDA, estragou o que estava funcionando e o da direita voltou a funcionar sozinho.

Obrigado pelos contatos. Mas tem um amigo meu que manja de eletrônica que me indicou um camarada em Jardim Camburi que talvez consiga. Vou levar pra ele ver antes.
  Responder


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