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Consumo - dá pra confiar na reserva de 4 litros?
#1
Pessoal,

Acabo de voltar da revisão dos 1.000 Km. Na verdade, cheguei em Natal com 1.150 Km rodados, dentro da tolerância. Da porta de casa até a concessionária foram exatos 180 Km. Minha primeira surpresa: saí com o tanque completo (pódium) e cheguei na loja sem que o indicador de combustível descesse um tiquinho sequer. Achei estranhíssimo. Tudo bem que eu fui devagar (entre 100 e 120 Km/h). O CB indicava média de 4,3 l/100Km, o que dá +/- 23,3 Km/l. Metade do combustível foi consumido na ida e, ainda assim, o marcador apontava tanque cheio. Comentei isso na hora da revisão e o mecânimo não soube explicar a razão. Disse-me pra ficar atento na volta.

Pois bem, o danado do indicador mexeu nos 201 Km. Beleza. Decidi segurar a onda e ver até onde iria. Pensei em reabastecer num outro posto de João Pessoa que também tem gasolina pódium. Fui rodando, rodando... Abriu reserva quando eu tinha rodado 313 Km. O CB, já ajustado para indicar Km/l, vinha marcando 23, o mesmo consumo da ida. Quando abriu reserva, reduzi a velocidade para 80 Km/h. Segundo o manual, a indicação da reserva vem quando ainda existem 4l no tanque, certo? Em tese, se isso ocorreu com 313 Km, eu ainda poderia rodar mais uns 100 Km (o consumo, a 80 Km/h, foi pra 26). Mas não deu isso. Cheguei no posto depois de rodar apenas 40 Km na reserva e o tanque pegou 15,1 l. Ou seja, eu tava quase sem combustível (levando em conta que o total são 16l). Fazendo o teste do consumo em todo o percurso, ficou um pouco acima dos 23 Km/l (354Km/15,1l), o que significa que o CB tá bem ajustado. Só que a luz de reserva, pelo que deduzi, acendeu quando faltava um pouco mais de dois litros e não os quatro indicados no manual.

Alguém já constatou algo semelhante?
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#2
A marcação da minha também é assim, fica marcando cheio até uns 180/200 km, depois vai caindo rapidinho. Nas vezes em que enchi o tanque, fazendo a média de consumo e a quantidade reabastecida, a capacidade do tanque parecia coerente com o informado, de 16 litros.

Também varia muito a forma como foi enchido o tanque, se parar no "automático" da bomba, ainda dá para colocar mais de 1 litro sem passar do limite indicado no manual.

Eu particularmente não confio muito nos marcadores de combustível, acho mais confiável ir sempre pela média de consumo constatada nos abastecimentos e pelo odômetro parcial... rsrsrs...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
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#3
Valeu, Sascenio. Parece ser, mesmo, coisa da moto. Consumir metade do combustível e continuar marcando tanque cheio é de lascar. Sei que o abastecimento pode variar conforme a mão do frentista. Por isso que eu peço pra encher até o máximo, ficando no padrão. Pela experiência que descrevi, não dá pra acreditar que a reserva seja de 4l. Pode parecer bobagem, mas já me resguardei muito nessa informação em estradas, passando por postos esquisitos, sabendo que poderia contar com a reserva até chegar num posto mais confiável. Ficarei ligado agora.

Abs
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#4
Opa,
Quando levei a minha para fazer 1000 km tb fiz a mesma pergunta sobre a indicação de combustivel e a resposta tb nao me esclareceu. Mas pelos comentários acima acho que isso e normal da motoca.
Com relação ao limite de kilometragem sempre paro para abastecer com 250km para não ter surpresas.
Abs!
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#5
Fala ai pessoal,

Achomque tenho uma dica importante e meio cansativa!

Li em algum lugar que apos entrar na reserva, pode-se andar algo em torno de 60 quilometros a 100-120 km/hr... Resolvi testar ja que quero ir para o Atacama e queria saber extatmente onde seria a parada!

Devido à minha estupidez, fiz isso na Anhanguera e estava anoitecendo... Minha esposa vinha de carro bem atras... Deu 60 km e nada enato pensei, esses caras estao errados...

62 km e ela deu pane seca! Camelei a BM uns 2 km e minha esposa me viu! Foi otimo empurrar a moto e a mulher cagando na minha cabeca!

62/4 da 15,5 km/litro que eh mais ou menos o que ela faz comigo (16 km/l)
Abs,

Filipe Borges
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#6
Pessoal, boa noite.
Rodei por volta de 13000km com a minha moto e por várias vezes usei a reserva. Na ultima viagem até Alto Paraíso-GO fiquei na berlinda mas consegui resolver o problema. Quando entra na reserva passo o computador de bordo para medir o consumo instantâneo para "regular o peso da mão" no acelerador. Como o próximo posto ficava a 65km (indicado pelo GPS) do ponto onde entrou na reserva, mantive o computador em 19...20Km/l (mantendo a velocidade aproximadamente em 90Km/h mas sempre controlando pelo CB) e assim avistei o posto salvador. O consumo instantâneo muda de acordo com vento contra, subida (mesmo leve), etc... o que faz necessário sempre ficar vigilante.
Tambem fico bem puto com a suposta indicação de combustível. Conforme informado acima por outros colegas a km parcial e consumo instantâneo são ferramentas essenciais para quem quer ir mais longe...FUNCIONA!
Espero ter ajudado...
Abrax,
[COLOR="#0000FF"]Zer0 Cool
F800GS - Triple Black [/COLOR]
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#7
Ola!

Minha estratégia é não olhar o marcador de combustível, e sim o odômetro parcial "1" (que eu escolhi para ser zerado a cada tanque cheio) e o consumo instantâneo.

Meu consumo médio é mais de 20km por litro. Então me planejo para abastecer apos rodar entre 240 (que teoricamente seria o ponto de quase entrar na reserva) e no máximo 300 km para nao tomar sustos.

Saude e paz
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#8
A minha fazia uns 60KM com a reserva com a media entre 18-20km/L depende.. mas é isso ai quado chegava em 280KM ela acendia a reserva dava pra rodar uns 60 KM com ela!!
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#9
Olha a conclusão: podemos rodar 60 Km depois de aberta a reserva. Isso bate exatamente com a experiência que eu tive. Rodei 40 Km e ainda faltavam uns 900 mlSmile. fborges27, creio que a moto, rodando a 100 Km/h, consuma bem menos que os 16 Km/l que voce mencionou. Eu consegui 27 km/l rodando em 5ª e 6ª marchas, a uns 70 Km/h. Trajeto de uns 20 km, quase todo plano e sem tráfego. Pelo que deduzi, a luz de reserva acende quando há pouco mais de 2 litros de combustível.
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#10
Pois é Luciano, acho que em condições médias, ou seja, sem muita subida, transito ou vento, andando a 100 km/hr dá para andar uns 60 km...
Abs,

Filipe Borges
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