• 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Detalhe da montagem Coifas Carda GS R1200 2016
Pessoal, boa tarde. Alguém tem informações mais práticas sobre dicas de como montar corretamente as coifas do carda (motor e roda traseira) também conhecidas como “Rubber Boots” ?

Fiz uma revisão no carda agora com 20.000km onde eixo e as cruzetas foram devidamente lubrificadas, mas as coifas não ficam no lugar... estou quase colocando silicone pra fixar e garantir que não entre água nem poeira.

A do motor:
1) conexão motor coifa está OK, pois tem uma Hellermann que segura.
2) conexão coifa braço solta com frequência...

A da roda:
1) conexão braço coifa parece estar desencaixada daquela alma plástica.
2) conexão coifa roda, ok.

Se alguém puder dar uma dica, agradeço!

Nota: vim de uma F800R, estou adorando a moto!

Abraço!
  Responder
Ola Bernolidio. Estranho isso. As coifas encaixam perfeitamente quando ela esta estruturalmente adequada. Algumas graxas deformam ela por isso interessante usar uma graxa adequada. A coifa do carda tem dois dentes proeminentes na parte superior que se prendem na parte de dentro do cardã. Como ela é sanfonada, quando se fecha o cardã a própria estrutura da coifa ja faz um pequena pressão junto aos encaixes. Sendo pratico, verifique o estado da coifa e veja se ela apresenta integridade. Algumas mais novas vem com um anel de metal interno. Não tem muito segredo. Uma vez saindo de viagem para o Ushuaia descobri um pequeno furo na coifa. Ao mexer nela percebi que a estrutura nao estava muito boa. Usei um silver tape junto aos encaixes e selei o furo. Apesar de ter pego muita chuva o carda voltou lubrificado e ainda limpo. Se nao conseguir mexer nela leve num mecânico de bm para vistoriar a coifa.

Enviado de meu MI 9 usando o Tapatalk
  Responder
Marcelo DC Escreveu:Ola Bernolidio. Estranho isso. As coifas encaixam perfeitamente quando ela esta estruturalmente adequada. Algumas graxas deformam ela por isso interessante usar uma graxa adequada. A coifa do carda tem dois dentes proeminentes na parte superior que se prendem na parte de dentro do cardã. Como ela é sanfonada, quando se fecha o cardã a própria estrutura da coifa ja faz um pequena pressão junto aos encaixes. Sendo pratico, verifique o estado da coifa e veja se ela apresenta integridade. Algumas mais novas vem com um anel de metal interno. Não tem muito segredo. Uma vez saindo de viagem para o Ushuaia descobri um pequeno furo na coifa. Ao mexer nela percebi que a estrutura nao estava muito boa. Usei um silver tape junto aos encaixes e selei o furo. Apesar de ter pego muita chuva o carda voltou lubrificado e ainda limpo. Se nao conseguir mexer nela leve num mecânico de bm para vistoriar a coifa.

Enviado de meu MI 9 usando o Tapatalk

Obrigado pela resposta Marcelo, amanhã vou levar pra dar uma olhada mas acho que está mal encaixado. Esses dois dentes que você comentou estão aparentes. A coifa está em bom estado, bem macia e sem cortes.
Tenho fotos, mas pelo celular não dá pra fazer o upload aqui fórum. Talvez nesse link funcione.
https://share.icloud.com/photos/0-WLlXMu...Y8MX0pytvA
  Responder
Falando em mecânico de BMW, alguém conhece um bom na região de Joinville ou Curitiba?
  Responder
bernolidio Escreveu:Pessoal, boa tarde. Alguém tem informações mais práticas sobre dicas de como montar corretamente as coifas do carda (motor e roda traseira) também conhecidas como “Rubber Boots” ?

Fiz uma revisão no carda agora com 20.000km onde eixo e as cruzetas foram devidamente lubrificadas, mas as coifas não ficam no lugar... estou quase colocando silicone pra fixar e garantir que não entre água nem poeira.

A do motor:
1) conexão motor coifa está OK, pois tem uma Hellermann que segura.
2) conexão coifa braço solta com frequência...

A da roda:
1) conexão braço coifa parece estar desencaixada daquela alma plástica.
2) conexão coifa roda, ok.

Se alguém puder dar uma dica, agradeço!

Nota: vim de uma F800R, estou adorando a moto!

Abraço!

De acordo com a BMW, toda vez que a coifa é retirada ela deve ser trocada, inclusive as coifas mais novas ela vem com metal por dentro que deforma caso você retire
  Responder
Marcel, a BMW, pode até sugerir isto, mas, é um absurdo total.
A troca deve ser feita se as peças estiverem ressecadas, furadas ou qualquer outro sinal visível ou táctil de envelhecimento. Você estará ajudando a natureza e o seu bolso.
A minha moto após a revisão de 1000 veio da cc com a coifa anterior solta do encaixe.
Isto tem 4,5 anos e meio e hoje com 26kkm e 5 anos, 3 desmontagens, estão inteiras, as 2...
Obs. Ela não tem o aro de metal....

Sds[Imagem: ad1da00dc9a495ab7fb15bf850d64d4e.jpg]

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
  Responder
Coisa de CC.....na Power uma vez alegaram que se eu pedir pra abrir o Cardan precisaria trocar todos os parafusos...e não tinham em estoque.
Desde que a moto saiu da garantia faço a manutenção no Beto Motos e a cada 10k o cardan é aberto e usa os mesmos parafusos.....a coifa original troquei porque estava furando e coloquei a mais recente que tem uma alma de aço.
  Responder
Reiner Escreveu:Marcel, a BMW, pode até sugerir isto, mas, é um absurdo total.
A troca deve ser feita se as peças estiverem ressecadas, furadas ou qualquer outro sinal visível ou táctil de envelhecimento. Você estará ajudando a natureza e o seu bolso.
A minha moto após a revisão de 1000 veio da cc com a coifa anterior solta do encaixe.
Isto tem 4,5 anos e meio e hoje com 26kkm e 5 anos, 3 desmontagens, estão inteiras, as 2...
Obs. Ela não tem o aro de metal....

Sds[Imagem: ad1da00dc9a495ab7fb15bf850d64d4e.jpg]

Levei no mecânico hoje, ele desmontou e montou de novo. Agora parece que está bem montado. Vamos ver...

https://share.icloud.com/photos/0Vh87d7m...rdim_Sofia

https://share.icloud.com/photos/0AJNmSOm...rdim_Sofia
  Responder
Leandro,
Depois veja com ele se ele untou as bordas internas com graxa específica para evitar entrada de água.
E sugiro nunca lavar com máquinas de lavar com jato....
Baldim....buchinha, sabão neutro e um banquinho...isso se der tempo....o resto é só usar.
Sds..

Responder
As motos mais novas a coifa vem com uma alma de metal dentro!
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Sensores de pressão Rdc para BMW R1200 GS Eraldo Tel 39 75,450 02-08-2024, 10:45
Última Mensagem: Gnegraes
  Recall do cardã? Olive 194 153,260 13-06-2024, 14:24
  Desempeno do aro BMW R1200, como fazer? marco polo 17 28,282 24-04-2024, 13:07
  Sensor TPS R1200 GS 2015/2016 glauco-sc 4 8,099 20-04-2024, 11:30
  R1200 GS 2013 - Liga mas não acelera! Feucopa 5 5,910 15-01-2024, 10:20
Última Mensagem: Reiner
  Pino Auxiliar para montagem da roda traseira Gnegraes 5 1,622 08-02-2023, 01:53
Última Mensagem: Marivaldo
  Modelo do bujão de dreno do cardã R1200GS 2018 yfigueired 5 1,564 15-07-2022, 12:03
Última Mensagem: yfigueired
  Achei esse video sobre o cardã legal. sal silva 48 126,206 31-05-2022, 13:39
Última Mensagem: Rromagnani
  Problemas no sensor de velocidade/ABS da R1200 GS Premium 2011 WViegas 19 12,602 06-12-2021, 13:08
  R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã Rromagnani 92 99,269 24-07-2021, 13:36
Última Mensagem: buziosexpl

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: