• 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
E pra variar, CARDAN!
Gnegraes Escreveu:Alberto,

A quantidade de graxa Optimoly TA que vai usar é irrisória. Basta passar um pouco dela nos estriados macho e fêmea.
A bisnaga deve ser sufuciente para umas 5 manutenções no eixo.
Não há necessidade de lubrificar a junta cardã, ela possui lubrificante interno e é selada. Se fosse necessário lubrificá-la teria bico graxeiro como em muitas juntas cardã em outros veículos...

Já a graxa Staburags também se usa muito pouco, basta passar pouca graxa na parte interna das coifas.

O preço de qualquer coisa importada é dependência da taxa do Euro (agora está 5,50...).
E não esqueça que nosso poder aquisitivo é baixo.
A graxa Optimoly na Europa custa Euro 18, a Staburags Euro 24.....

Aqui em SP tem a Beto Motos, excelente oficina, é a que uso.
Muito profissionais, honestos, bom prazo de execução, oficina limpa, impecável.

Oi Guilherme, fiz a manutenção do Cardan, obrigado pelas dicas, deu tudo certo, estava péssima a vedação e tinha bastante água, mas não chegou a danificar
Complicado foi descobrir que paguei pastilhas Potenza e tinha JDR e que o óleo do Cambio e da engrenagem cônica que ainda deveria ter uns 12k para rodar estavam podres e não foram trocados na última revisão mesmo sendo cobrado pela oficina de um dos famosinhos aqui de Curitiba.

[ATTACH=CONFIG]11129[/ATTACH]
  Responder
alberto dy Escreveu:Oi Guilherme, fiz a manutenção do Cardan, obrigado pelas dicas, deu tudo certo, estava péssima a vedação e tinha bastante água, mas não chegou a danificar
Complicado foi descobrir que paguei pastilhas Potenza e tinha JDR e que o óleo do Cambio e da engrenagem cônica que ainda deveria ter uns 12k para rodar estavam podres e não foram trocados na última revisão mesmo sendo cobrado pela oficina de um dos famosinhos aqui de Curitiba.

[ATTACH=CONFIG]11129[/ATTACH]

Alberto,

Acho que você prestaria um excelente serviço a todos que moram em Curitiba e cercanias, se informa-se o nome da "boca de porco"...

Se não ajudarmos uns aos outros com boas e confiáveis informações, de nada vale este fórum, concorda???
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
Kinha Escreveu:Roberto, essa oficina (Dínamo Motos) não é a mesma do Piu. É isso? Embora eu esteja aqui no sul e por desconhecer algum outro local de maior credibilidade, provavelmente vou ter o custo de me deslocar até SP para fazer a manutenção do cardã.

Não…. O Piu é em Catanduva e o Val em Rio Claro… o Piu trabalha muito bem… o Val é incrível! Kkkkkk

Enviado do meu iPad usando Tapatalk
  Responder
Vou no Piu, em Catanduva... do ladinho da casa dos meus pais.
  Responder
EvertonM Escreveu:Kinha, tudo tem um lado bom.
Essa viagem até o Pio ou Val é mais longa, mas fazendo um bom roteiro, é uma ótima oportunidade de conhecer um monte de lugares interessantes.
E aí você junta o agradável ao útil.

Everton, conheço relativamente bem as estradas litorâneas entre SC e SP. Já fui caminhoneiro e trafeguei por estradas do interior. Com alguma frequência, vou a SP de carro, pois minha filha mora na capital. Estando em SP, é "pulinho" até o interior. Mas, de fato, há vários lugares fantásticos por esse brasilzão.
  Responder
Rromagnani Escreveu:Não…. O Piu é em Catanduva e o Val em Rio Claro… o Piu trabalha muito bem… o Val é incrível! Kkkkkk

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Bom saber... Obrigado, Roberto.
  Responder
Meu receio de encarar SP (capital) para fazer manutenção da moto é a bandidagem que assusta. Acho que foi agora em março ou fevereiro que um policial da região metropolitana de Curitiba foi até SP renovar o passaporte e foi morto na Marginal(não me recordo se Pinheiros ou Tietê), essa a razão para, pelo menos agora, excluir a oficina sugerida da capital paulista.
  Responder
Kinha Escreveu:Meu receio de encarar SP (capital) para fazer manutenção da moto é a bandidagem que assusta. Acho que foi agora em março ou fevereiro que um policial da região metropolitana de Curitiba foi até SP renovar o passaporte e foi morto na Marginal(não me recordo se Pinheiros ou Tietê), essa a razão para, pelo menos agora, excluir a oficina sugerida da capital paulista.

Kinha,

Também não é assim.... Se pesquisar os índices de criminalidade no Brasil, a cidade de SP está bem colocada.
Floripa por exemplo, ao lado da tua cidade, tem índices piores que aqui, veja a matéria https://valor.globo.com/brasil/noticia/2...ueda.ghtml
O estado de São Paulo está melhor que Sta. Catarina....

Há muito roubo de moto aqui, pois abastecemos o mercado brasileiro de peças usadas.
Guilherme

Responder
Pessoal, aproveitei o programa da BMW, imprimi um relatório da manutenção de 40kkm. Só não fiz válvulas e o teste com o scanner.
O cardan e as coifas, mais uma vez perfeito, sem marcas de infiltração de pó ou água. As graxas utilizadas estão cumprindo a tarefa com valentia....vou enviar umas fotos....[Imagem: e13aee54bfa62f91241b3649c4e4fb7d.jpg][Imagem: eec514a5a4c95350d4a069b89b7dbbea.jpg][Imagem: 89746232822e9ef27b2195d240a22df6.jpg]

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
  Responder
Reiner Escreveu:Pessoal, aproveitei o programa da BMW, imprimi um relatório da manutenção de 40kkm. Só não fiz válvulas e o teste com o scanner.
O cardan e as coifas, mais uma vez perfeito, sem marcas de infiltração de pó ou água. As graxas utilizadas estão cumprindo a tarefa com valentia....vou enviar umas fotos....[Imagem: e13aee54bfa62f91241b3649c4e4fb7d.jpg][Imagem: eec514a5a4c95350d4a069b89b7dbbea.jpg][Imagem: 89746232822e9ef27b2195d240a22df6.jpg]

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner,

Apenas uma observação minha quanto às válvulas.
Checar sempre é necessário dentro da frequência indicada, regular nem sempre...
É importante monitorar as folgas, muitas vezes apenas uma um duas dentre as oito podem apresentar folga fora da faixa, dificilmente se consegue ouvir.

Tenho um estectoscópio para uso em máquinas e motores, custa barato para comprar.
Mas é preciso usar um pouco para se acostumar com a sinfonia de ruídos internos e conseguir separar o joio do trigo...
De qualquer forma vale a pena auscultar as entranhas no motor...

[ATTACH=CONFIG]11135[/ATTACH]

Arquivo(s) anexado(s) Miniatura(s)

Guilherme

Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Nova graxa recomendada para o estriado do Cardan. Tuco10 3 1,956 24-03-2023, 07:38
Última Mensagem: Gnegraes
  Problema de Cardan resolvido Germek 32 16,521 01-08-2022, 19:46
Última Mensagem: Marcelo DC
  Mudança marcha raspando e Cardan batendo Cid.Salum 5 2,581 08-09-2020, 09:50
Última Mensagem: Iceman
  Manutenção eixo cardan BMW r 1200 Gs 2007 Eraldo Tel 2 15,156 14-03-2020, 11:39
Última Mensagem: gervasio
  Dreno Cardan Delmaestro 13 6,517 13-02-2020, 17:56
Última Mensagem: Gnegraes
  Oleo para o cardan da gs1200 Reiner 7 11,211 03-05-2018, 16:50
Última Mensagem: Reiner
  GS1200 Premium 2014 Problema Cardan - Moto com todas as revisões na CC. Tuco10 18 43,554 06-04-2018, 12:43
Última Mensagem: danilo4820

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)