18-03-2014, 10:32
Óleo de freio é higroscópico, ou seja, é muito sensível a umidade, a maioria dos fabricantes orienta a substituição do fluido em função do tempo, não da km, geralmente a cada 24 meses, porém em lugares muito úmidos, deve ser antecipada a troca.
Essa umidade diminui o ponto de ebulição do fluído, causando perda de eficiência em freadas prolongadas. Também, por haver umidade no fluído, a corrosão das partes internas do circuito pode ocorrer, causando vazamentos internos ou externos com perda de eficiência na frenagem.
Uma garrafinha de 500 ml de fluído Varga Dot 4 custa menos de 20 pilas, com ela dá pra trocar o fluído de todos os reservatórios, e diferente de um carro, na moto uma pessoa sozinha troca o fluído, só precisa de algumas ferramentas e um pouquinho de paciência de pesquisar como fazer o serviço.
Essa umidade diminui o ponto de ebulição do fluído, causando perda de eficiência em freadas prolongadas. Também, por haver umidade no fluído, a corrosão das partes internas do circuito pode ocorrer, causando vazamentos internos ou externos com perda de eficiência na frenagem.
Uma garrafinha de 500 ml de fluído Varga Dot 4 custa menos de 20 pilas, com ela dá pra trocar o fluído de todos os reservatórios, e diferente de um carro, na moto uma pessoa sozinha troca o fluído, só precisa de algumas ferramentas e um pouquinho de paciência de pesquisar como fazer o serviço.