19-03-2014, 19:03
Como disse o Manoel Fonseca aí acima, o fluido de freio ( e não "óleo de freio" como alguns falam) é hidrófilo, ou seja, ele absorve a água que está presente na umidade relativa do ar na forma de vapor.
Ao longo do tempo, quanto mais água ele absorve, mais acontece um efeito muito conhecido, que é o seguinte:
- ao sair com o veículo pela manhã ( ou depois de muitas horas parado) você sente que o freio está funcionando perfeitamente
- depois de rodar alguns quilometros e usar o freio várias vezes, a água contida no fluido de freio começa a "se separar" do resto do fluido, gerando uma mistura não homogênea no circuito, já que micro-bolhas de ar se formam como consequência do aumento da temperatura e da pressão no interior do circuito. Daí para a frente, você sente claramente uma piora na eficiência da frenagem já que a mistura já não possui mais as mesmas características físicas que são necessárias para gerar uma pressão homogênea no circuito, e que vai pressionar/empurrar as pinças/pastilhas.
O correto é trocar completamente o fluido de freio numa das seguintes condições:
- 1 vez por ano (que é considerado um prazo médio para esta contaminação pela água acontecer)
- ou quando o fluido se mostrar com coloração diferente e/ou quando você começar a sentir o efeito que descrevi acima
Reparem, inclusive, que normalmente o reservatório do fluido de freio (e a "cuíca" de vácuo) são colocados no cofre do motor do lado em que está o coletor de escape, pois desta maneira, com a temperatura mais elevada daquele lado, se diminui a umidade relativa próxima ao reservatório, diminuindo então as chances de contaminação acelerada.
Assim sendo, insistam com a oficina para fazer a troca logo que repararem que algo não vai bem - como disse o FPoli, é um custo muito baixo e não compensa o risco da deterioração da frenagem.
Um último comentário é que o fluido de freio é capaz de detonar qualquer pintura.... olho vivo com isto, pois qualquer pingo na pintura pode ser fatal mesmo se for limpo rapidamente
abraços
Ao longo do tempo, quanto mais água ele absorve, mais acontece um efeito muito conhecido, que é o seguinte:
- ao sair com o veículo pela manhã ( ou depois de muitas horas parado) você sente que o freio está funcionando perfeitamente
- depois de rodar alguns quilometros e usar o freio várias vezes, a água contida no fluido de freio começa a "se separar" do resto do fluido, gerando uma mistura não homogênea no circuito, já que micro-bolhas de ar se formam como consequência do aumento da temperatura e da pressão no interior do circuito. Daí para a frente, você sente claramente uma piora na eficiência da frenagem já que a mistura já não possui mais as mesmas características físicas que são necessárias para gerar uma pressão homogênea no circuito, e que vai pressionar/empurrar as pinças/pastilhas.
O correto é trocar completamente o fluido de freio numa das seguintes condições:
- 1 vez por ano (que é considerado um prazo médio para esta contaminação pela água acontecer)
- ou quando o fluido se mostrar com coloração diferente e/ou quando você começar a sentir o efeito que descrevi acima
Reparem, inclusive, que normalmente o reservatório do fluido de freio (e a "cuíca" de vácuo) são colocados no cofre do motor do lado em que está o coletor de escape, pois desta maneira, com a temperatura mais elevada daquele lado, se diminui a umidade relativa próxima ao reservatório, diminuindo então as chances de contaminação acelerada.
Assim sendo, insistam com a oficina para fazer a troca logo que repararem que algo não vai bem - como disse o FPoli, é um custo muito baixo e não compensa o risco da deterioração da frenagem.
Um último comentário é que o fluido de freio é capaz de detonar qualquer pintura.... olho vivo com isto, pois qualquer pingo na pintura pode ser fatal mesmo se for limpo rapidamente
abraços