Que bom que acontece isso. Todas as impurezas saem do sistema para ficar na parte do reservatório, que fica excluída do sistema quando o pistão é acionado pelo manete.
Quando a água se torna heterogênea em relação ao fluído, sente-se o manete mais mole, o que o pessoal chama de esponjoso. Isso ocorre porque a água é menos resistente a compressão que o óleo. Em caso de temperaturas acima de 100 graus c, pode ocorrer o aprofundamento total do manete sem que sistema atinja pressão suficiente para deslocar os pistões no cáliper. Em sistemas com reservatórios elevados abertos (o sistema fica aberto até que o pistão do manete o lacre) as bolhas migram verticalmente quando o conjunto é submetido a pressão ou trepidações e saem pelo reservatório.
Obs.: Não é complicado, mas é chato sangrar freio...
Quando a água se torna heterogênea em relação ao fluído, sente-se o manete mais mole, o que o pessoal chama de esponjoso. Isso ocorre porque a água é menos resistente a compressão que o óleo. Em caso de temperaturas acima de 100 graus c, pode ocorrer o aprofundamento total do manete sem que sistema atinja pressão suficiente para deslocar os pistões no cáliper. Em sistemas com reservatórios elevados abertos (o sistema fica aberto até que o pistão do manete o lacre) as bolhas migram verticalmente quando o conjunto é submetido a pressão ou trepidações e saem pelo reservatório.
Obs.: Não é complicado, mas é chato sangrar freio...
Recrossmus Escreveu:Olá pessoal!
Tenho visto aqui os comentários quanto ao fluído de freio traseiro escuro. Se passou o mesmo com minha motoca. Fiquei aqui com uma dúvida, que passo a descrever: Ontem, resolvi dar uma olhadela e preparei tudo para a troca do fluído, DOT4 na mão, ferramentas, etc. Quanto ao procedimento para a troca, fiz de modo simples, como se fosse dar a sangria no sistema. Primeiro, retirei a maior parte do fluído escuro do reservatório e completei com o novo. Mas, logo que fiz as primeiras sangrias percebi que o fluído que saiu estava em perfeitas condições, parecia novo. Repeti o processo por mais algumas vezes e o fluído escuro só estava mesmo no reservatório. Mais uma observação, ao retornar o pedal de freio à sua posição normal nas diversas vezes da sangria, o pistão próximo ao pedal cria uma pequena pressão no sentido reservatório do fluído.
Seria esse o motivo das impurezas e a coloração escura somente no reservatório???
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