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Gasolina comum ou aditivada
#11
Eu acredito que, aditivada ou não, o melhor é escolher um posto de confiança ou que pelo menos inspire confiança. Uso aditivada há mais de 20 anos e nunca tive problemas, ao contrário, tive ótimas surpresas ao abrir base de injetores para limpeza....

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#12
Reiner Escreveu:Eu acredito que, aditivada ou não, o melhor é escolher um posto de confiança ou que pelo menos inspire confiança. Uso aditivada há mais de 20 anos e nunca tive problemas, ao contrário, tive ótimas surpresas ao abrir base de injetores para limpeza....

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Bandeiras conhecidas e grandes (petrobrás, Shell e Ipiranga) dificilmente vão aditivar combustíveis com ppms por litro.... não faz sentido para eles e pela economia de escala do gigantesco volume de vendas. Não é na "economia porca" que eles ganham dinheiro.

Agora um posto de bandeira desconhecida, só usaria em caso de extrema necessidade e no meio do nada.
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

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#13
n0mad Escreveu:Bom dia amigos.
Sou novo por aqui, mas deixarei minha contribuição.
Segundo o que pude pesquisar, as gasolinas aditivadas no Brasil não tem uma regulamentação, entao podem ter um aditivo de qualidade, ou nao, e ate mesmo ter suas dosagens altas ou infimas, portanto acredito que nao sejam seguras para usarmos.

Reinaldo,

Gasolina quanto maior for a octanagem, melhor.
Pode ser um Ford 1937, o motor agradece.

Se a BMW indica usar gasolina comum com octanagem 91 ROZ RON, pode usar sem medo.
Mas se quiser usar aditivada ou premium, melhor para o desempenho e vida do motor.
Guilherme 

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#14
Eu queria usar somente Premium, mas o preço não está "simpático" ultimamente. Então eu prefiro, sempre que possível, a aditivada. Acredito que combustíveis aditivados de bandeiras reconhecidas não farão mal algum ao motor, pelo contrário - assim como o Reiner, uso nos meus veículos, há muito tempo, sem qualquer problema.
Um cuidado que é importante ter, e essa pode ser a causa de eventual "má-fama" da aditivada, é que se sempre abasteceu com comum, a troca pela aditivada tem que ser gradual, pois seus aditivos vão "limpar" o motor e as sujidades poderão causar problemas.

Reinaldo, convido você a se apresentar para o grupo no link abaixo. Será bom conhecê-lo, saber suas experiências motociclísticas, etc.
https://www.bmwgsbrasil.com.br/forumdisp...s-Pessoais
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#15
EvertonM Escreveu:Eu queria usar somente Premium, mas o preço não está "simpático" ultimamente. Então eu prefiro, sempre que possível, a aditivada. Acredito que combustíveis aditivados de bandeiras reconhecidas não farão mal algum ao motor, pelo contrário - assim como o Reiner, uso nos meus veículos, há muito tempo, sem qualquer problema.
Um cuidado que é importante ter, e essa pode ser a causa de eventual "má-fama" da aditivada, é que se sempre abasteceu com comum, a troca pela aditivada tem que ser gradual, pois seus aditivos vão "limpar" o motor e as sujidades poderão causar problemas.

Reinaldo, convido você a se apresentar para o grupo no link abaixo. Será bom conhecê-lo, saber suas experiências motociclísticas, etc.
https://www.bmwgsbrasil.com.br/forumdisp...s-Pessoais


Bom dia Everton,

O poder dos detergentes contidos nos aditivos não é tão poderoso assim!!!
Eles agem de forma gradual e lenta, dificilmente soltariam / dissolveriam uma quantidade grande de sujidades / inscrustrações.

A imensa maioria dos contaminantes será diluída no óleo de cárter, daí o escurecimento do óleo com o uso e que não tem nada a ver com modificações na viscosidade deste.

Também é importante relembrar e saber o TBN (Total Base Number) do óleo que adotar no motor: este índice vai te informar a capacidade dos aditivos de pH grande em neutralizar os ácidos removidos pelos detergentes, neutralizando-os.
Quanto maior o TBN, mais tempo agirá neutralizando ácidos.
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

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#16
Oi, Guilherme. Minha dica vem da experiência ruim de um amigo, que teve problema na moto dele em razão da troca de combustível sem observar essa gradação.
Pesquisando na internet, achei alguns artigos sobre o tema:

https://totalenergies.com.br/pode-mistur...egi%C3%A3o.

https://autoesporte.globo.com/servicos/n...vada.ghtml

https://autopapo.uol.com.br/blog-do-bori...mbustivel/

https://quatrorodas.abril.com.br/auto-se...L0QAvD_BwE
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#17
Na minha GS eu só usava podium, na revisão dos 20.000 kms o Piu tirou as velas e estavam novas, nem precisou trocar.
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#18
Vindo ao interior de MG, GO e MT, evitem abastecer na rede de postos Dec*o. No começo o combustivel era bom. Não tinha o que reclamar.
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#19
Marivaldo Escreveu:Vindo ao interior de MG, GO e MT, evitem abastecer na rede de postos Dec*o. No começo o combustivel era bom. Não tinha o que reclamar.

Só mesmo no Brasil para existir gasolina adulterada....
Na Europa isso não existe, assim como nos USA e Canadá.
Guilherme 

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#20
EvertonM Escreveu:Oi, Guilherme. Minha dica vem da experiência ruim de um amigo, que teve problema na moto dele em razão da troca de combustível sem observar essa gradação.
Pesquisando na internet, achei alguns artigos sobre o tema:

https://totalenergies.com.br/pode-mistur...egi%C3%A3o.

https://autoesporte.globo.com/servicos/n...vada.ghtml

https://autopapo.uol.com.br/blog-do-bori...mbustivel/

https://quatrorodas.abril.com.br/auto-se...L0QAvD_BwE


Oi Everton,

Problemas geralmente ocorrem com combustível adulterado. No caso do teu amigo pode ter sido coincidência.
O que mais tem no mercado é gasolina adulterada, ANP não dá conta de fiscalizar e punir postos...
Não conheci na vida nenhum caso de problemas em motores pelo fato de passar a usar gasolina aditivada.
A maioria das adulterações na gasolina é feita com solventes químicos, muito mais baratos que a gasolina. Esses solventes podem soltar sujidades no tanque e dutos, entupindo filtros e causando danos nas bombas. Além de problemas na queima na câmara de combustão.

Nas partes do tanque e antes da bomba e combustível, há pré filtro e filtro. Caso haja sujeira pesada no tanque, o pré filtro separa.
Sujeira pequena o filtro antes da bomba também deve reter.

Corpo de borboleta podem ficar manchado e com algumas pequenas incrustações, mas não em espessuras de sujidade que possam gerar partículas nocivas. A limpeza de corpos de borboleta é feita com solventes específicos e são fortes.

As incrustações nas sedes de válvulas e cabeça de pistões são muito duras e dificilmente são removidas por ação química de detergentes.
Quem já abriu e limpou pistões e sede de válvulas no cabeçote sabe que só há uma maneira de remover e limpar: remoção mecânica com abrasivos.

Bicos injetores não precisam ser limpos. Oficinas oferecem essa tal de "limpeza" para os incautos...
Bico injetor deve ser trocado quando molas perdem sua rigidez ou a bobina de pulso falha ou deixa de funcionar.
O teste feito em bico injetor mede a vazão de combustível mas indiretamente, medindo o número de pulsos por segundo, já que o funcionamento é pulsante.
A ZFE / ECU manda a informação para a bobina do bico injetor do número de pulsos necessários para determinada vazão de combustível.
Se faz esse teste sem desmontagem do bico, com auxílio de osciloscópio e sensor de campo.
Guilherme 

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