• 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Gasolina Podium x outras
Pessoal,
Após mudar para a Podium, após o aumento do teor de etanol nas nossas gasolinas, observei o seguinte:

1- há uma melhoria da aceleração da moto,
2 - o comportamento do motor é próximo daquele da gasolina super da Argentina
3 - só vou usar outra gasolina em viagens, quando não houver Podium.

Alguém observou o mesmo?
  Responder
A única diferença que eu percebi foi no valor, um pouco mais de R$100,00 no tanque cheio. Dolorido.
  Responder
a minha fica mais gastona (automia diminui)
[Tornado-250/09; XT-660R/10; Boulevard-M800/11; F800R/12; F 800-GS New/13]
  Responder
Honestamente não notei nenhuma diferença. Desempenho, consumo e suavidade exatamente iguais. Continuo com a comum!
  Responder
Normalmente só uso PODIUM, mas em viagens, quando não tem, uso comum.

Confesso que nunca senti diferença no desempenho ou consumo.

A questão da PODIUM é mais para preservar o motor mesmo, já que pretendo ficar com essa moto por um bom tempo.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
  Responder
Uso podium e em viagens qdo não tem uso a comum, mas tb não notei nenhuma diferença, em consumo ou em desempenho.
Tony Cavalcanti
  Responder
tony Escreveu:Uso podium e em viagens qdo não tem uso a comum, mas tb não notei nenhuma diferença, em consumo ou em desempenho.

O pessoal, tem muita diferença sim, ja foi pistado um monte de relato sobre esse assunto em outro tópico. Eu uso somente Podium, mas qdo estou na estrada e não acho, só gasolina comum. O motor aagradece e as válvulas também, rsrsrs.
  Responder
Pois é!

Como é possível o manual da GS800 recomendar uma gasolina com octanagem de 95 ROZ/RON, equivalente à nossa gasolina comum, num motor com taxa de compressão de 12:1?

Sem considerar os efeitos nocivos dos 27% de etanol, quando o manual recomenda 10% no máximo...

À rigor, um motor com esta taxa de compressão deveria usar uma gasolina com pelo menos 103 RON, ou seja, nossa gasolina Podium, da BR Distribuidora, que bate perto, nos 102 RON de octanagem.

Alguém sabe dizer em qual tópico isto já foi discutido?

Procurei e não achei!

Obrigado
  Responder
Depois de usa a Podium por 3 meses durante o último verao, observei bolhas na pintura de proteção do radiador, talvez pelo maior aquecimento, resultante da maior octanagem da gasolina. Felizmente, as bolhas recrudesceram com o tempo, e agora uso só a gás comum, como recomenda a CC.
Abs,
  Responder
Henri,

Estranho o aparecimento destas bolhas.

Você observou o efetivo aumento na temperatura do motor, pelo acionamento da ventoinha ou então pelo termômetro do painel?

A gasolina Podium da Petrobras não tem maior poder calorífico que as demais. Ela apenas apresenta maior octanagem.

Ignoro como uma gasolina de maior octanagem poderia provocar um aumento na temperatura de funcionamento do motor. O único efeito prático desta gasolina, a meu ver, seria o de permitir que a injeção/ignição eletrônica do motor aumentasse automaticamente o avanço da ignição, SEM PROVOCAR DETONAÇÃO!

O aumento deste avanço, dentro dos limites tabulados na eletrônica do motor, aumenta o rendimento deste, melhorando sua performance em termos de potência e consumo!

Abraço,

Paulo
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Tampa do tanque - Vazando gasolina MTC 22 39,742 23-02-2024, 22:02
Última Mensagem: BRANDIÃO
  Qual gasolina vocês estão usando? mgusmao 110 101,740 13-03-2016, 19:58
Última Mensagem: Paulorod
  Depois de 13 mil litros de gasolina... Ricce 6 3,350 05-12-2015, 12:19
Última Mensagem: fcasado
  Gasolina E27 wakapp 19 27,979 14-02-2015, 15:44
Última Mensagem: wakapp

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)