• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Gasolina
Essa história de gasolina é assunto que precisa de uma caixa de cerveja (ou duas, se as opiniões forem mais resistentes). rsrs
Sempre que possível uso aditivada - de postos com bandeira e VPower sempre que encontro - ou a Pódium.
Não vejo como a gasolina aditivada pode ser "pior" que a comum. Ao menos ela vai limpar o sistema de injeção. No consumo não vi diferença.
Comigo sempre deu certo desse jeito, mas "cadum é cadum".
  Responder
Cladocera Escreveu:Saudações a todos!
Também concordo em sempre usar a de melhor qualidade possível.
Eu uso podium ou equivalente sempre que há disponível, mas na ausência delas costumo abastecer com aditivada.
Nunca usei comum...

Thomas,
Mas a duvida é, todos os aditivos que a gasolina aditivada possui a premium também possui não é?
A diferença é a octanagem maior e uma porcentagem um pouco menor de etanol (27% na comum e aditivada e 25% na premium)
Qual seria o motivo pra não usar aditivada?

Obs: quando retirei a moto da concessionária o vendedor também recomendou não usar aditivada.

Em tempo, o manual da r1250gs informa:
Qualidade recomendada do combustível
- Gasolina aditivada sem chumbo (mínimo 15%, máximo 30% de etanol, E20/E22/E27)
95 ROZ/RON
87 AKI

Qualidade do combustível alternativa
- Normal sem chumbo (restrições de desempenho e consumo) mínimo 15%, máximo 30% de etanol, E20/E22/E27)
91 ROZ/RON
87 AKI

Logo, o manual confirma que a gasolina recomendada se enquadra nas premium. Pede um índice de 95 RON e a podium tem 97 RON.
Já a qualidade alternativa pede 91 RON e a nossa gasolina comum e aditivada tem 92 RON.

Entendo que não há recomendação em não usar gasolina aditivada no manual.

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

A nova especificação de gasolinas já em uso no Brasil melhorou bastante, agora tem no mínimo 92 octanas RON, o que garante poder ser usada como combustível alternativo - de acordo com o manual BMW - e com diminuição de potência e aumento de consumo.
A gasolina anterior comum tinha octanagem muito baixa, para dizer o mínimo.

Outra modificação extremamente importante foi o estabelecimento de densidade mínima para a gasolina. Ela deve ser hoje de no mínimo 715 kgf/m3. Impede que ela seja "batizada" com solventes e outros produtos, o que levaria a uma diminuição da sua densidade. E a densidade é fácil de se verificar: os densímetros colocados na linha de descarga da bomba mostram claramente se a densidade está correta ou não. Mexer e tentar alterar um densímetro é muito complicado e requer equipamentos sofisticados e caros.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
Boa noite, segue um vídeo de um amigo que explica bem a questão!

https://youtu.be/z_pEgdYQV3w

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  Responder
Bom dia !!!
Eu já usei Podium, já usei aditivada e hoje uso só gasolina comum, nunca notei diferença, as motos que vem pra cá já são adaptadas para nosso combustível, conversei com vários mecânicos inclusive de concessionária, já tive honda, kawasaki, yamaha e agora bmw, único cuidado que eu acho que precisamos ter é abastecer em um posto com bandeira, minha opnião mesmo pq não tem podium em todos os lugares que vamos...
  Responder
Márcio850 Escreveu:Bom dia !!!
Eu já usei Podium, já usei aditivada e hoje uso só gasolina comum, nunca notei diferença, as motos que vem pra cá já são adaptadas para nosso combustível, conversei com vários mecânicos inclusive de concessionária, já tive honda, kawasaki, yamaha e agora bmw, único cuidado que eu acho que precisamos ter é abastecer em um posto com bandeira, minha opnião mesmo pq não tem podium em todos os lugares que vamos...

Márcio,

As especificações das gasolinas (a) recomendada 95RON e (b) com restrição de potencia e consumo 91RON, são exatamente as mesmas que constam nos manuais de proprietário na Alemanha e no resto do mundo.
Os motores não sofrem qualquer modificação mecânica na taxa de compressão e no mapeamento da injeção.

Veja o excerto de manual em português e em alemão:

[ATTACH=CONFIG]10660[/ATTACH]

[ATTACH=CONFIG]10661[/ATTACH]

Arquivo(s) anexado(s) Miniatura(s)

Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Recuperação interna de tanques de gasolina Gnegraes 2 1,859 06-04-2021, 12:16
Última Mensagem: Gnegraes
  Bomba de gasolina Cavalaro 0 1,171 09-05-2020, 17:33
Última Mensagem: Cavalaro
  MAIS etanol MENOS gasolina: E AGORA? nicobico 30 22,313 24-06-2015, 10:37
Última Mensagem: Curcio
  Valores da gasolina no mundo BetoF798GS 26 13,775 08-06-2014, 09:59
Última Mensagem: sal silva
  Gasolina só aditivada em 2014 chalbuque 15 13,181 05-12-2013, 22:03
Última Mensagem: Pinguim

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)