30-04-2019, 08:55
Amigo, se você quer diminuir realmente o problema da turbulência (porque eliminar, somente estando dentro de um sedam de luxo), instala a bolha alta o mais rápido possível. A diferença em conforto é gritante.
Em relação à vibração, lamento informar, mas não teria feito a menor diferença se você tivesse comprado uma 850, pois se trata do mesmo motor, conforme já relatado. Tive uma GS 800 e me sentia confortável SOMENTE até uns 110km/h. A partir daí a vibração aumentava significativamente. Se passar o dia pilotando a 140 km/h nessas motos, vai ficar com a mão "formigando". Na GS 1200 isso não acontece, porque o motor trabalha com giro bem mais baixo. É claro, são motocicletas com propostas completamente diferentes. O problema é que geralmente compramos (comigo foi assim) em função dos recursos disponíveis naquele momento e não em decorrência do uso que nos propomos a fazer da motocicleta. Juntei grana e fui a São Paulo buscar minha primeira BMW, realizando o sonho de consumo pela marca, sem sequer fazer um teste drive, pesquisa ou avaliação dos prós e contras do modelo que estava adquirindo – uma GS 800. Bastou acelerar na Bandeirantes e perceber a turbulência do capacete e a vibração do motor para brochar na hora a euforia com o novo brinquedo. Percebi imediatamente que não era “aquilo” que eu esperava. Instalei bolha alta e resolvi o problema da turbulência, mas ficou a vibração. Passado um ano, pulei para uma GS 1200 triple black e novamente comprei o que o $$$ permitia. Fui buscar em Campinas e quando peguei a Anhanguera já entendi que teria que gastar mais algum dinheiro com bolha alta, porque tenho 1,89m de altura e a turbulência também me incomodava. Resolvi o problema com uma Givi AF330, mas a moto tinha outras "carências" que a ansiedade de comprador não permitiu enxergar (modelo básico, sem ESA). Mais um ano e fiz novo upgrade, desta vez para uma GSA. Agora sim, moto para viagem em estrada asfaltada e também trechos de terra. Exatamente o que pretendia.
Resumindo: PESQUISE MUITO antes de comprar. Entenda que se você pretende viajar em asfalto, em longas distâncias, com conforto, vai precisar de uma 1200, preferencialmente juma Adventure, modelo inadequado para lama, areia e longas estradas de pedra, onde uma motocicleta mais leve e ágil como a 750, 800 ou 850 fará muito mais sucesso.
Finalizando, se você não puder conciliar sua disponibilidade financeira ao seu gosto e ao uso que fará, compre o que for possível, mas, ao menos saiba de antemão as limitações de cada modelo, pois assim não se frustrará.
Em relação à vibração, lamento informar, mas não teria feito a menor diferença se você tivesse comprado uma 850, pois se trata do mesmo motor, conforme já relatado. Tive uma GS 800 e me sentia confortável SOMENTE até uns 110km/h. A partir daí a vibração aumentava significativamente. Se passar o dia pilotando a 140 km/h nessas motos, vai ficar com a mão "formigando". Na GS 1200 isso não acontece, porque o motor trabalha com giro bem mais baixo. É claro, são motocicletas com propostas completamente diferentes. O problema é que geralmente compramos (comigo foi assim) em função dos recursos disponíveis naquele momento e não em decorrência do uso que nos propomos a fazer da motocicleta. Juntei grana e fui a São Paulo buscar minha primeira BMW, realizando o sonho de consumo pela marca, sem sequer fazer um teste drive, pesquisa ou avaliação dos prós e contras do modelo que estava adquirindo – uma GS 800. Bastou acelerar na Bandeirantes e perceber a turbulência do capacete e a vibração do motor para brochar na hora a euforia com o novo brinquedo. Percebi imediatamente que não era “aquilo” que eu esperava. Instalei bolha alta e resolvi o problema da turbulência, mas ficou a vibração. Passado um ano, pulei para uma GS 1200 triple black e novamente comprei o que o $$$ permitia. Fui buscar em Campinas e quando peguei a Anhanguera já entendi que teria que gastar mais algum dinheiro com bolha alta, porque tenho 1,89m de altura e a turbulência também me incomodava. Resolvi o problema com uma Givi AF330, mas a moto tinha outras "carências" que a ansiedade de comprador não permitiu enxergar (modelo básico, sem ESA). Mais um ano e fiz novo upgrade, desta vez para uma GSA. Agora sim, moto para viagem em estrada asfaltada e também trechos de terra. Exatamente o que pretendia.
Resumindo: PESQUISE MUITO antes de comprar. Entenda que se você pretende viajar em asfalto, em longas distâncias, com conforto, vai precisar de uma 1200, preferencialmente juma Adventure, modelo inadequado para lama, areia e longas estradas de pedra, onde uma motocicleta mais leve e ágil como a 750, 800 ou 850 fará muito mais sucesso.
Finalizando, se você não puder conciliar sua disponibilidade financeira ao seu gosto e ao uso que fará, compre o que for possível, mas, ao menos saiba de antemão as limitações de cada modelo, pois assim não se frustrará.