Aprubem Escreveu:Alguém pode me ajudar com essa dúvida?
Vou tentar ajudar a esclarecer a dúvida
Por quê não dá para montar um pneu sem a câmara de ar numa roda raiada? Porque em rodas raiadas, cada raio “atravessa” a roda por um furo e, exatamente ali, há espaços suficientes para que o ar escape – e esvazie o pneu.
É exatamente por isso que o kit traz uma fita adesiva bem larga que é aplicada sobre as pontas dos raios dentro da roda, com o objetivo de eliminar possíveis espaços de vazamento – a instalação desta fita é absolutamente vital para a transformação.
A roda de ferro, mesmo sendo raiada, permite a montagem sem a câmara porque os pneus “tubeless” (produzidos para serem montados sem câmara de ar) possuem, no talão (que é a parte que efetivamente “encosta” na roda), um componente de borracha bem macia, o qual, é literalmente “imprensado” pela pressão interna do ar, contra a lateral da roda, impedindo assim que o ar escape. De novo, o único lugar por onde o ar poderia escapar seria pelos furos dos raios.
Conclusão: instalando a fita de vedação, elimina-se assim os possíveis locais de vazamento ou escapamento do ar. Resolvido isso, pode-se montar o pneu sem a câmara.
Também tenho interesse no assunto e no produto. Considero a montagem do pneu sem a câmara de ar muito mais segura no que diz respeito ao momento em que um furo acontece, pois, a diferença pode ser fatal:
- na montagem com câmara, o conjunto se esvazia imediatamente, o que pode resultar até mesmo numa queda/acidente
- na montagem sem câmara, pelo fato do interior do pneu ter uma camada de borracha mole e pegajosa, esta se “cola” ou se “prende” ao objeto pontiagudo que causou o furo, fazendo com que o esvaziamento ocorra muito devagar.... em alguns casos pode demorar até alguns dias.
Mas a montagem do pneu sem a câmara de ar também tem uma desvantagem principal:
- enquanto no pneu montado com câmara podemos utilizar pressões / calibragens bem mais baixas do que a recomendada no manual quando vamos fazer um “off” ....
- no pneu montado sem câmara a utilização de calibragens baixas aumenta em muito o perigo do pneu “descolar” da lateral da roda e repentinamente esvaziar / se desmontar
Outras diferenças:
- Em pneus montados com câmara, a válvula de enchimento é parte do corpo da própria câmara de ar – o que também considero uma desvantagem pois se houver algum tipo de deformação no conjunto pneu/câmara que provoque uma rotação da câmara de ar, a válvula ficará sendo forçada contra a parede do furo onde fica localizada – pode rasgar e esvaziar repentinamente
- Em pneus montados sem câmara, a válvula é uma peça totalmente independente, instalada sob pressão e dotada de borracha própria para vedar a passagem de ar para o exterior – e não corre o risco descrito na válvula da câmara de ar.
Espero ter ajudado.
Abs.
Trovão