Bem vindo Marcelo.
Eu Tenho a mesma idade e fiz o mesmo percurso
Peguei uma G650GS, após um ano troquei pela F800GS (belo up por sinal) e depois de 4 meses peguei minha goda (R1200GS LC).
O que voce vai sentir de cara:
- A F800GS anda BEM mais que a G650GS
- Também é BEM mais alta e pesada que a G
- Esquenta muito mais as pernas que a G
- Trepida BEM menos que a G, devido aos dois cilindros
- O ronco da F é música para os ouvidos (ainda sinto saudades do ronco da minha branquela), mais ainda que o da R1200GS
- Velocidade limite confortável para a G é em torno de 100~120 (embora possa dar mais que isso), na F dá para rodar confortavelmente a 140~150, embora já tenha dado 200 na minha.
- Os freios da F são muito melhores que os da G, embora os da G já sejam acima da média (neste quesito entretanto a R1200GS é imbatível)
- A F tem controle de tração (de 2013 em diante), a G não tem
- Se for fazer longos percursos, recomendo trocar o banco original pelo banco Comfort (se for compatível com sua altura e seu bol$o) ou a almofada de gel do Eugenio. Com o tempo a vibração começa a incomodar a bunda e as mãos.
A G já vinha com protetor de mão, a F não vem. Recomendo que providencie os protetores de mão, pois para mim são um item indispensável, e não entendo como não vem de série na F.
Vai levar um mes mais ou menos, dependendo de quanto vc roda, para se acostumar com a F, mas depois é só alegria.
Mas pode ficar sossegado que não irá se arrepender.
Abraços,
Thomas.